AFONSO PIMENTA

São Pedro do Suaçuí, Minas Gerais – 1954

 

Em 1970, o jovem Afonso Adriano saiu do interior de São Pedro do Suaçuí, com destino a Belo Horizonte, para ajudar sua madrinha com as despesas da casa na favela do Cafezal, uma das vilas que formam a Comunidade do Aglomerado da Serra.

Por falta de emprego, passou uma temporada catando e vendendo esterco até ser contratado como gari pela prefeitura. A fotografia chegou à sua vida por necessidade. Como assistente do fotógrafo João Mendes, enquanto lavava as imagens já reveladas, ia aprendendo um futuro ofício.

Seu percurso como fotógrafo profissional começou a se consolidar quando passou a registrar os bailes Soul da Comunidade da Serra, a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela e organizador dos bailes.

Ao longo da década de 80, acompanhou os movimentos culturais da música e da dança que traziam a afirmação e força da identidade cultural negra em BH. Fotografou os concursos de dublagem, os salões, os dançarinos, grupos de amigos e viveu muito perto os bastidores do movimento “Black” que surgia na periferia.

Esse foi para ele o momento em que mais trabalhou com a fotografia, uma vez que o registro dos bailes era uma forma de divulgar seu nome entre os moradores da comunidade. Começou então a trabalhar, como ele mesmo define, “no corpo a corpo” – indo ao encontro das pessoas e caminhando pelo morro.

Há quase 40 anos registra o cotidiano dos moradores e os eventos sociais que ali acontecem, como casamentos, batizados, aniversários, festas de quinze anos, velórios, entre outros.