A EBP-MG e o Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado dão início a mais um ano da Mostra de Cinema e Psicanálise, um projeto que promove encontros entre o cinema e a psicanálise, ampliando olhares sobre as imagens e as emoções que elas despertam.
Sobre a Programação do 1º Semestre (2025):
A Lente Clínica
Por Antônio Teixeira, coordenador do projeto e psicanalista membro da EBP-AMP.
É um fato, há muito notado por Walter Benjamin, que o cinema enriqueceu nossa capacidade de observação com meios que nos aproximam do olhar clínico da psicanálise. Se a psicanálise, desde a Psicopatologia da Vida Cotidiana, isolou, ampliou e deu especial visibilidade a coisas que até então passavam desapercebidas, tais como um lapso, um erro de memória ou mesmo um Witz, o cinema veio gerar um aprofundamento perceptivo análogo ao destacar, graças ao grande plano, à suspensão calculada do diálogo e à câmara lenta, uma natureza até então oculta ao olhar imerso no fluxo contínuo das ocorrências mundanas. Cinema e psicanálise assim se entredizem na feliz confluência desses dois métodos, que nos permite ler as melhores películas com um olhar clínico cinematográfico.
Sobre a próxima sessão
No dia 11 de abril de 2025, às 19h, o projeto Cinema e Psicanálise dá sequência à sua programação com a exibição de Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992), dirigido por Clint Eastwood, um jovem clássico do faroeste. A obra, que resgata a aura dos faroestes tradicionais, traz em si uma densa reflexão sobre alguns dos temas mais comuns do gênero, como a vingança, a culpa e a redenção. Ambientada em um velho Oeste violento e implacável, o filme segue William Munny (Clint Eastwood), um ex-caçador de recompensas, que é forçado a retornar à sua antiga vida para um último trabalho. Mas, ao longo do caminho, ele se vê confrontado com as consequências de suas ações passadas, questionando sua própria moralidade e os limites da justiça.
Após a exibição, haverá um debate sobre os aspectos subjetivos e psíquicos que atravessam esse longa, que não apenas revisita a violência característica do western, mas a examina sob uma ótica mais introspectiva extraordinária.
Os Imperdoáveis, inserido no contexto da Mostra “Faroeste Espaguete”, abre um campo fértil para que, sob a perspectiva psicanalítica, o público possa refletir sobre como as escolhas de Munny e dos outros personagens do filme podem representar os limites da justiça, os mecanismos do perdão e a complexidade do ser humano, temas que transcendem o universo do faroeste para tocar a condição humana em sua essência.