O documentário “Fora da Caixa” foi produzido no intuito de que o mesmo promova a sensibilização social no que tange a ideia sobre o transtorno do Espectro do Autismo, políticas públicas existentes, desconhecimento social, diagnóstico, preconceito e rótulos e, principalmente, a temática como uma urgência na saúde pública objetivando a qualidade de vida do autista com a possibilidade de mudança social a partir deste trabalho de cinema.
A estética fílmica deste documentário procurou abordar as relações das diversas estruturas sociais que cercam esses seres humanos com diagnóstico do espectro. O documentário se propõe a desenvolver uma discussão que possibilite a compreensão da essência e maneira desse humano lidar com o mundo.
O filme idealizado e roteirizado pela Produtora Executiva Marcélia Aguiar Ferreira e dirigido por Gabriel Ferreira é uma obra que retrata e desmistifica a realidade de famílias que lidam com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Com a sensibilização as barreiras sociais serão quebradas, e sem ela todo um sofrimento de pacientes e famílias que desconhecem e não possuem rede de apoio. Muito mais do que apresentar entrevistas, pacientes, governo e métodos de tratamento, este projeto propõe a disseminação do acolhimento, afeto, respeito e direito de pacientes com autismo.
O propósito deste trabalho é apresentar, para além de uma psicopatologia descrita no DSM 5 ou um número de CID, mostrar a natureza humana, a sensibilidade, a sinestesia contida atrás de um estereótipo do que é ser autista.
Após a sessão será realizada uma roda de conversa com as mães do Instituto da Causa Autista e a professora Doutora Jaima da UFMG.