INGRESSO

Bilheteria do Palácio das Artes

Segunda a sábado 12h às 21h

Domingo 17h às 20h

Lei de Meia Entrada

Quem tem direito:

Estudantes

Idosos

Pessoas com deficiência

Jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes

Para saber as condições que dão direito à meia-entrada acesse o texto na íntegra.

Em março, a Sessão da Meia-Noite traz ao público o filme “Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos” (Häxan), dirigido por Benjamin Christensen, propondo uma experiência cinematográfica essencial para os fãs do cinema clássico e do horror gótico. Lançado em 1922, este filme sueco-dinamarquês mescla elementos de documentário e ficção para explorar a história da feitiçaria e da demonologia, oferecendo um olhar inquietante sobre as perseguições históricas às mulheres acusadas de bruxaria.

Sua exibição neste horário especial amplia ainda mais sua aura sombria e envolvente. Häxan adota uma abordagem inovadora ao apresentar um estudo visual e narrativo sobre a caça às bruxas na Idade Média, fundamentado em manuscritos históricos, ilustrações e encenações dramatizadas. Christensen cria uma atmosfera hipnótica e perturbadora, combinando reconstituições de julgamentos inquisitoriais, rituais satânicos e torturas medievais com uma crítica contundente à ignorância e ao fanatismo.

Considerado um dos primeiros exemplos do filme-ensaio e precursor do horror gótico, Häxan desafia os limites do documentário tradicional ao se apropriar de estratégias do cinema ficcional para provocar reflexões profundas. Além de seu impacto visual e temático, não é por acaso que a obra será exibida no contexto da mostra “Clássicas – Insubmissas Mulheres De Cinema”: esse filme foi destacado por leituras feministas que tratavam sobre a repressão das mulheres ao longo dos séculos e as formas pelas quais o poder institucionalizou a perseguição de corpos e subjetividades dissidentes.

plugins premium WordPress