1º Encontro Estadual da Afromineiridade

30/10/21

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Com o objetivo de proporcionar a grupos culturais de raízes afro existentes no interior do estado a experiência de se apresentarem no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com o apoio da Fundação Clóvis Salgado e do Conselho Estadual de Política Cultural, realiza o 1º Encontro Estadual da Afromineiridade. O evento acontece no dia 30 de outubro de 2021 (sábado), das 19h às 22h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. O acesso é gratuito e os ingressos podem ser retirados a partir de uma hora antes do início do encontro, na Bilheteria do Palácio das Artes.

Serão feitas apresentações artísticas de Grupos de Congado, Capoeira, Terreiros, Samba, Batuque e Hip Hop, entre outros. O evento integra as ações do Plano Descentra Cultura Minas Gerais, da Secult, que tem o objetivo de municipalizar e democratizar o acesso aos bens e serviços da Cultura, com base nas diretrizes estabelecidas no Plano Estadual de Cultura, valorizando artistas, trabalhadores e trabalhadoras da Cultura, estimulando a geração de emprego e renda, com atenção especial à cultura popular e tradicional do estado.

“Como proposto pelos grupos, a ideia do encontro é o debate, a valorização e a visibilidade das culturas afromineiras, sobretudo aquelas de outras regiões do estado, que contam com poucos espaços para se expressarem. Uma das ações do Descentra Cultura, da Secult, é exatamente promover ambientes de debate e de visibilização de iniciativas e das culturas e manifestações artísticas que nosso estado abriga.  É com muita alegria que damos as boas vindas a estes representantes de grupos tradicionais e contemporâneos ao Palácio das Artes, que se transformará no palco da afromineirade”, destaca Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Essa iniciativa, segundo Adriano Maximiano da Silva, titular da cadeira de Culturas Afro-brasileiras do Conselho Estadual de Política Cultural – Consec, trará grandes benefícios aos vários segmentos artísticos de grupos que nunca se apresentaram em Belo Horizonte. “O impacto social desse evento será grandioso, pela valorização e visibilidade destes fazedores de cultura, que vivem e mantém viva a Cultura Afro-mineira em todos seus segmentos. Pretendemos também ampliar e fortalecer a luta anti-racista”, comemora.

Adriano Silva destaca ainda que o 1º Encontro Estadual da Afromineiridade vai estimular a união entre os segmentos das Culturas Afro de Minas Gerais, bem como apresentar para a população as diversas formas de expressão que existem das Afrominieridades e, principalmente, levar os conhecimentos tradicionais desses povos para toda a sociedade, além de colocar em evidência os vários tipos de preconceito que esses Grupos sofrem, especialmente o racismo, ainda existente na sociedade brasileira.

Tradicionalmente, a Fundação Clóvis Salgado realiza ações que discutem e dão visibilidade às questões e saberes Afro-brasileiros. É o caso, por exemplo, do evento Arte, Cultura e Educação: os saberes Afro-brasileiros nos processos de formação artística, realizado pelo Cefart em 28 de outubro, que discutirá a formulação de práticas pedagógicas decoloniais, antirracista e afrocentradas para abordagens educacionais no ensino das Artes. As discussões visam proporcionar um fértil e democrático espaço de debate acerca da inserção e contribuição desses saberes nos processos de formação e criação artística.

 

GRUPOS PARTICIPANTES:

 

NEGO MOURA

Da cidade de Poços de Caldas, Nego Moura, é o nome artístico do músico e compositor mineiro Allisson Vieira, que expressa através de sua música a alma brasileira em um ritmo vibrante, sem rótulos. Construindo sua carreira há mais de 20 anos pelas estradas de Minas, Nego Moura inicia em 2021 o processo de composição e gravação do seu novo álbum “Camará”, um tributo ao povo negro, sua ancestralidade, suas lutas e sua história.

 

TENDA DE UMBANDA E CANDOMBLÉ MARIA BAIANA DE AGUINÉ

A Tenda de Umbanda e Candomblé Maria Baiana de Aguiné, liderada por “Mãe” Cida, está em atividade na cidade de Alfenas-MG há mais de 30 anos. Por se tratar de uma região historicamente agrária-escravocrata, os praticantes da Umbanda têm de lidar com preconceito e desvalorização em relação ao Culto. Desenvolvem projetos de expectativas futuras, orientando a sociedade com valores éticos e morais, fazendo prevalecer o respeito entre os cidadãos. Não obstante, esse patrimônio cosmológico afrodiaspórico brasileiro sobrevive e resiste.

 

BANDA DE CONGO NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – PAULA CÂNDIDO

A Banda de Congo Nossa Senhora do Rosário, existe em Paula Cândido desde 1853. Atua na formação cultural de crianças, jovens, adultos e idosos por meio do congado, além de guardar, transmitir, reinventar e dar vida a parte do riquíssimo patrimônio cultural afro-brasileiro. Anualmente, o grupo atua na realização da centenária ‘Festa do Rosário’ na área urbana e em comunidades rurais de Paula Cândido. Realiza também a celebração do 13 de Maio, Encontro de Bandas de Congo e participa de celebrações tradicionais e encontros de congado em toda região.

 

MOÇAMBIQUE DE ILICÍNEA

A tradição de Reinado na cidade de Ilicínea ultrapassa 120 anos, o Terno de Moçambique de Ilicínea é composto por cerca de 200 pessoas, além de realizar a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito na cidade, juntamente com o Terno de Congo, realiza apresentações, oficinas e projetos sócio-educacionais.

 

#JUNTOSPELOVALE DO JEQUITINHONHA

#JuntospeloVale do Jequitinhonha é um movimento intermunicipal que visa revolucionar o Turismo Regional por meio da Cultura, da valorização e resgate dos saberes tradicionais e dos modos simples e encantadores do Jequitinhonha. A cultura é nosso denominador comum e o que nos une e motiva é a paixão. O Vale é rico. O Vale é solidário. O Vale é abundante. É pulsante como os tambores que aqui ressoam. É reduto de povos originários. É força das mulheres e saberes ancestrais. Somos o Vale do Jequitinhonha. #JuntosPeloVale por amor.

 

BATUQUE QUILOMBOLAS

O Quilombo Santa Cruz possui mais de 100 anos e está localizado no município de Ouro Verde, no Vale do Mucuri. O batuque surgiu com a chegada dos primeiros moradores do quilombo e hoje resgata manifestações culturais como o Batuque Folia de Reis e Folia de Bom Jesus da Lapa, que resistem nos tempos atuais fazendo renascer a história do nosso povo para todas as gerações.

 

RAPPERS GUSTAVO GN, JR E DJ FEIJÃO

Gustavo GN – artista independente, natural de Guapé, sempre fez rimas na escola e em 2013 começou sua carreira no Rap através de uma brincadeira, fazendo músicas dos jogos que jogava. Com o passar do tempo, Gustavo GN montou seu home Studio onde trabalha com produções para diversos artistas na parte de audiovisual e suas músicas foram ganhando visibilidade. Atualmente, seu canal tem 730 mil seguidores e já passam de 60 milhões de visualizações. Gustavo GN segue firme em sua caminhada, fazendo músicas motivacionais com um trabalho sério e prestigiado.

JR – Jamil JR Mc, natural de Guapé. Cantor e Compositor, Mc de batalha, freestyle, improviso e poeta.

Diego dos Santos vulgo DJ feijão, da cidade de Paula Cândido, originado da cultura Hip Hop, ingressou na cultura como criador e organizador de eventos de break na cidade dentre eles o Periferia em Foco. Ingressou no elemento DJ fazendo parte do grupo de Rap Nociva Clã, seguindo desde 2015 na carreira de DJ, tocando em eventos culturais, beneficentes, privados e festas, entre outros.

 

GRUPO DE “RAP 100 KO”

Atuando musicalmente no cenário Hip Hop desde o ano 2010, o grupo Rap 100 K.ô, tem 4 integrantes na sua formação atual – Preto Rei, Dj Edu, WS e Mano Chips. Com conteúdo informativo, contestador e também de entretenimento, Rap 100kô, narra seus anseios, expectativas e vivências na crença de que a música possa ser um diferencial positivo na vida das pessoas.

 

IRMÃOS DO QUILOMBO – MESTRE MUCAMBO

Da cidade de Três Pontas, desde 1988, atua envolvendo todas as Culturas Afro com viés com das religiões de matriz africana, louvando Santos e Santas Negros. Cultuando, divulgando e valorizando as culturas de matiz africana.

 

MESTRES DE CAPOEIRA DO TRIÂNGULO MINEIRO

Um total de 20 Capoeiristas do TRIÂNGULO MINEIRO contarão a história da Capoeira  no Triangulo através  de  uma apresentação.

 

ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DA SEDE

Escola de Samba da cidade de Timóteo, no Vale do Aço. Seu Mestre, Luis Fabiano dos Santos, é um grande líder cultural na cidade e em toda região nos movimentos do Samba e também das Congadas.

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes