20º MUMIA | Mostra Udigrudi Mundial de Animação

01/12/22 - 06/12/22

Cine Humberto Mauro

“Bob Cuspe Nós Não Gostamos De Gente”, de César Cabral

Em dezembro de 2022, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, recebe a 20ª edição do MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação, nos dias 1, 2, 3, 4 e 6 de dezembro de 2022. O evento acontece também no Cine Santa Tereza, Biblioteca Pública de Minas Gerais, C.A.S.A (Centro de Artes Suspensa Armatrux) e Instituto Undió.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA | 20º MUMIA

A mostra cumpre a importante missão de dar continuidade ao incentivo e a apreciação da linguagem da animação e projetar animações brasileiras e de diversos países, principalmente incluindo os que estão fora do circuito comercial. Anualmente, cerca de 200 filmes de mais 35 países são exibidos em mais de 70 sessões gratuitas com um público direto estimado em 10 mil espectadores. Na edição comemorativa de 20 anos, 130 filmes vindo de vários países competem ao troféu MUMIA dado por personalidades brasileiras do mundo das artes.

O evento abrirá com a premiada animação “BOB CUSPE NÓS NÃO GOSTAMOS DE GENTE”, de César Cabral, além do Panorama da Animação Eslovaca. Com curadoria de Natalia Christofoletti Barrenha, essas animações são inéditas no Brasil, e utilizam de diferentes técnicas, estilos e gêneros narrativos, oferecendo ao público mineiro tanto um best of como um panorama caleidoscópico dessa fascinante filmografia.

O 20º MUMIA integra o calendário cultural de BH e está consolidado no cenário nacional destacando-se como a segunda maior Mostra dedicada ao gênero no país. O MUMIA, de caráter competitivo, é uma iniciativa de profissionais da animação, organizado pelo cineasta Sávio Leite. Parceiros importantes apoiam o evento como: Fundação Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte, Museu da Imagem e do Som (MIS), Palácio das Artes, Fundação Clóvis Salgado, Espaço do Conhecimento UFMG, Cine Faro e Cine Design (Itália), Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, Instituto Undió, Biblioteca Pública, Sinpro MG e C.A.S.A (Centro de Artes Suspensa Armatrux).

20ª MUMIA | Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Não há glamour nenhum em ser underground. Em apostar numa nova linguagem, num modo diferente de ver o mundo. O que há é uma felicidade interna, o que muitos chamam de distopia. De aproximar mundos diferentes e dar visibilidade aquilo que a sociedade tenta colocar num lugar de escuridão, de exclusão. No lugar do não. Animação não é Cinema. O Cinema de Animação brinca e embaralha esses códigos, reposicionando-os no lugar de incerteza. Em 20 anos muita coisa aconteceu. O que era uma aposta se transformou num lugar de fala, educação, preservação e difusão.

Cine Humberto Mauro