Prorrogadas inscrições para a 22ª edição do FESTCURTASBH

12/02/20 - 19/04/20

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Processo de encaminhamento dos filmes também foi alterado

Acesse o EDITAL na íntegra!

View the REGULATIONS!

Com o intuito de minimizar os impactos da pandemia do Coronavírus, a Fundação Clóvis Salgado e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), por meio do Cine Humberto Mauro, informam que foi publicada uma retificação no edital da 22ª edição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte FESTCURTASBH, um dos eventos mais importantes de difusão e promoção da produção mundial de curtas-metragens no Brasil. De acordo com a retificação, a data das inscrições foi prorrogada até o dia 19 de abril de 2020.

Também foram publicadas mudanças referentes ao processo de encaminhamento dos filmes para os participantes que optarem se inscrever por meio da modalidade de envio via DVD ou DVD-R. A partir de agora, os participantes que escolherem essa modalidade deverão enviar para o e-mail programacao@festcurtasbh.com.br um link online para visionamento da cópia de inscrição do filme e o comprovante de inscrição gerado pela plataforma Shortfilmdepot. Para confirmar as inscrições, não será mais necessário o envio físico do DVD via correios.

O edital do Festival estará disponível no site da Fundação Clóvis Salgado, no site do FESTCURTASBH e no site da APPA.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas através da plataforma online Shortfilmdepot. Serão aceitos filmes com até 45 minutos de duração, de todos os gêneros – exceto filmes publicitários e institucionais – finalizados em formatos analógicos (35mm e 16mm) e/ou digitais (DCP 2K e 4K, DCP 3D, entre outros). O envio das cópias de inscrição também poderá ser feito por meio da plataforma.

O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de junho de 2020 nos sites festcurtasbh.com.br e fcs.mg.gov.br. O Festival acontece no Cine Humberto Mauro, em agosto de 2020.

 

Diversidade de temas e linguagens – Além das tradicionais Mostras Competitivas – Minas, Brasil e Internacional, o Festival conta com as Mostras Paralelas e Especiais, com diferentes propostas temáticas e estéticas. A programação também contará com sessões com recurso de acessibilidade e debates que pensam a crítica cinematográfica a partir de perspectivas múltiplas.

A seleção dos curtas-metragens será realizada por uma comissão especializada, com comprovada atuação na área cinematográfica, indicada pela produção do festival, que fará a curadoria das mostras competitivas e paralelas. Os nomes escolhidos para integrar a Comissão de Seleção serão divulgados no site da Fundação Clóvis Salgado e do FESTCURTASBH.

O julgamento terá como critérios de avaliação as propostas estéticas e conceituais que se utilizem criativamente dos meios expressivos do audiovisual; a relevância conceitual e temática dos curtas; a inovação; o impacto social e cultural; a contribuição para o aprimoramento da linguagem audiovisual, e a qualidade da narrativa e abordagem cinematográfica.

Os filmes selecionados para as Mostras Competitivas serão avaliados por um Júri convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e concorrerão ao Troféu Capivara de Melhor Filme em cada categoria. Além dos prêmios oficiais do Júri, os filmes que participam de mostras competitivas e não-competitivas concorrem ao prêmio de Júri Popular. Para maiores esclarecimentos e dúvidas sobre o edital, comunicar através do e-mail programacao@festcurtasbh.com.br.

Em 2019, durante os 10 dias do festival, foram exibidos 123 filmes, distribuídos ao longo de mais de 65 sessões, com público de 6.540 espectadores. Em sua última chamada para inscrições, o FESTCURTASBH recebeu 2.615 inscrições, sendo 434 brasileiras e 2.181 estrangeiras.

FESTCURTASBH – Em 2020, o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte – FESTCURTASBH chega à 22ª edição, consolidando-se como uma das iniciativas mais importantes de estímulo à produção audiovisual em Minas Gerais. Fruto de uma intensa política pública do Governo de Minas e da Fundação Clóvis Salgado, que celebram a linguagem do curta-metragem em seus diversos desdobramentos, o festival tem sido, ao longo dos anos, terreno fértil para debater as múltiplas vertentes criativas do cinema.

Ano após ano, o festival se reinventa e abre espaço para novas discussões, tendo o próprio fazer cinematográfico como ponto de partida e convergência. Com a realização de mais um FESTCURTASBH, a FCS mantém efetiva a inserção do Cine Humberto Mauro no cenário internacional do cinema, na cadeia produtiva, criativa, de diálogo e de acesso ao curta-metragem, linguagem essa que, a cada dia, se reafirma como uma verdadeira vitrine para novos cineastas, novas linguagens e discussões.

 

Esse evento tem a correalização da APPA Arte e Cultura.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Informações para o público

(31) 3236-7400