25º FESTCURTASBH

11/10/23 - 22/10/23

Cine Humberto Mauro

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) realiza mais um FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, de 11 a 22 de outubro de 2023. Nos dias 11 e 12 serão realizadas atividades que irão introduzir o público nos temas que serão debatidos ao longo da programação do evento. No dia 11, no Cine Humberto Mauro, será realizada uma sessão de première especialmente preparada para dar largada nessa jornada cinematográfica. Dia 12, integrando o Dia do Pequeno Artista, promovido pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), da FCS, o público infantil poderá se divertir com a realização do FestCurtinhas, em duas sessões especialmente preparadas para a garotada. 

 

CONFIRA AQUI A LISTA DE FILMES SELECIONADOS

 

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 25º FESTCURTAS BH

 

 

Já na sexta-feira (13/10), ocorre a abertura das mostras especialmente curadas para a 25ª edição do evento. O evento de abertura também vai contar com a participação de Adriana Araújo, comandando uma roda de samba, em uma ocupação diferenciada do Palácio das Artes. 

 

O tradicional festival comemora 25 edições celebrando o marco de maior número de filmes inscritos em uma única edição, alcançando a marca de 3.031 obras enviadas, sendo 944 filmes nacionais de 27 estados brasileiros e outros 106 países. Todos os filmes inscritos foram avaliados e selecionados por duas comissões – divididas entre a análise de filmes nacionais e internacionais, cada uma composta por seis profissionais brasileiros dedicados à pesquisa, à curadoria, à crítica e à realização cinematográfica. O Festival exibirá 142 filmes, entre mostras competitivas, paralelas e especiais, distribuídas ao longo de 30 programas, além de sessões on-line. A lista com todos os filmes selecionados está disponível aqui.

 

A edição 25 do FestCurtasBH acontecerá presencialmente no Cine Humberto Mauro, na Sala Juvenal Dias, no Espaço Mari’Stella Tristão e na Galeria Aberta Amilcar de Castro, do Palácio das Artes, com acesso gratuito, e contará com exibição de filmes, sessões comentadas, mesa-redonda, debates, exposição, show de abertura, além da oficina de crítica “Corpo Crítico”, que chega à 6ª edição consecutiva, que convidou,  este ano, o INDETERMINAÇÕES, uma plataforma fundada por Lorenna Rocha/PE e Gabriel Araújo/MG dedicada à construção de espaços públicos de discussão com a finalidade de pôr em conjunção os pensamentos que permeiam e extrapolam o campo cinematográfico negro no Brasil. O público poderá, ainda, ter acesso on-line às sessões fílmicas na plataforma própria do Cine Humberto Mauro, o cineHumbertoMauro/MAIS.

 

Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado e Secretaria Municipal de Cultura apresentam o 25º FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. O festival tem patrocínio máster da Cemig e conta com o apoio da MGS por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, da Embaixada da França no Brasil do Instituto Cervantes. A Fundação Clóvis Salgado tem como mantenedores a Cemig e o Instituto Cultural Vale, Patrocínio Master da ArcelorMittal, Patrocínio da Usiminas e Correalização da APPA – Arte e Cultura.

 

Celebrando o poder do audiovisual – A Secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, ressaltou, em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25/9), a longevidade do FestCurtasBH e a relevância dos debates suscitados pelo Festival. “Esse é o poder da política pública, com essa continuidade e o entendimento da importância do setor audiovisual, uma cadeia tão grandiosa e que desenvolve social e economicamente o nosso estado. Um festival que já é realizado há mais de duas décadas e segue despertando a sensibilidade do público e fomentando todas as discussões tão importantes que o audiovisual promove”, celebra. A coletiva de imprensa aconteceu no Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, e contou com a participação de autoridades e servidores da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, além da presença dos responsáveis pela coordenação e curadoria do 25º FestCurtasBH e de jornalistas de diversos veículos de comunicação. Após o evento, os jornalistas foram convidados para uma cabine de imprensa no Cine Humberto Mauro, com dois curtas-metragens que estarão nas Competitivas Brasil e Minas do 25º FestCurtasBH.

 

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, destaca que o Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte é uma grande janela de exibição para as múltiplas formas do audiovisual. “A minha relação com o cinema vem desse poder de aprender e viajar para outros lugares. Isso é algo que a sétima arte oferece com muita potência. Estamos celebrando 25 edições desse que é um dos mais importantes festivais do país. A cada novo FestCurtasBH, somos surpreendidos com a criatividade e as provocações dos realizadores. É motivo de orgulho que a Fundação Clóvis Salgado invista em uma iniciativa tão potente quanto o Festival. De forma gratuita e democrática, oferecemos ao nosso público uma programação extensa, variada e que sempre busca refletir as urgências da contemporaneidade por meio de produções em curta-metragem. Teremos aqui dias muito ricos, não só para quem puder vir presencialmente, mas também para quem estiver em casa e quiser conferir a programação”, diz.

 

O FestCurtasBH conta com uma programação variada que apresentará, nas mostras competitivas e paralelas, produções recentes nacionais e internacionais, bem como uma mostra de caráter competitivo dedicada exclusivamente à produção mineira. Numa seleção que propõe arranjos singulares e estimulantes em torno dos filmes contemporâneos, as mostras paralelas se voltam para temáticas que repercutem vivamente no presente; além das já tradicionais e vivazes mostras Juventudes, Infantil, Animação e da tradicional Sessão Maldita. Os filmes exibidos nas mostras competitivas serão avaliados por um corpo de júri dedicado a cada competitiva, e concorrem ao prêmio oficial no valor de R$5.000,00 (cinco mil reais), além do já tradicional Troféu Capivara. As demais obras, exibidas nas mostras paralelas – juntamente aos filmes exibidos em competitiva – concorrem ao prêmio oficial do Júri Popular, no valor de R$3.000,00 (três mil reais), além do Troféu Capivara.

 

A coordenadora de Programação e Curadoria do festival, Ana Siqueira, explica que, nesta edição, o FestCurtasBH propõe um olhar mais atento às produções das mulheres, em um recorte mais regionalizado. “Para além da sempre instigante produção contemporânea nacional e internacional, presente nas mostras competitivas e paralelas, o 25º FestCurtasBH apresenta duas mostras especiais que se dedicam a cinemas de criações estéticas e políticas tão fundamentais quanto pouco conhecidos entre nós. A mostra ‘Manifestar entre experiências e experimentações: audiovisual de mulheres e dissidências’ (1966-2021), com a história do cinema feito por mulheres na América Latina desde os anos 1960 até os dias de hoje, e que é tão inventivo e admirável quanto pouco acessível no Brasil. Já a segunda mostra especial se volta para o aclamado trabalho da cineasta e artista visual estadunidense Cauleen Smith, em sua primeira visita ao Brasil. A artista apresentará um programa de curtas-metragens, seu celebrado longa-metragem recentemente restaurado ‘Drylongso’, a instalação Sojourner e uma conferência”, elenca Ana Siqueira.

 

O coordenador executivo do festival, Matheus Antunes, pontua que a diversidade da programação é um dos grandes atrativos do evento. “Se manter plural e estar em constante desenvolvimento e movimento é uma das características mais marcantes do FestCurtasBH. A diversidade e a constante ampliação dos mais diversos colaboradores que contribuem não apenas para a criação da programação cinematográfica, mas também, para a ampliação de nossa programação – que em tempos atuais não se limita apenas ao fazer/ver cinematográfico, é um dos principais marcos do Festival. O crescente número de inscrições – nacionais e internacionais – reflete cada vez mais a consolidação do FestCurtasBH entre os principais eventos dedicados ao curta-metragem. Ao longo de dez dias da intensa programação, o festival cria um ambiente dedicado à exibição e à reflexão sobre as obras – contemporâneas ou históricas exibidas em cada edição – mas também propõe um olhar em diálogo, um convite à experimentação, para outros campos da expressão artística. Entre eventos musicais, exposição, atividades formativas, e intervenções artísticas o FestCurtasBH se consolida hoje como um espaço de reflexão do cinema para além da tela”, destaca. 

 

MOSTRAS ESPECIAIS

Na programação do FestCurtasBH, duas mostras especiais destacam as produções cinematográficas e em múltiplos suportes. A primeira mostra é dedicada ao cinema de mulheres latino-americanas, com recorte histórico e contemporâneo, curada pelas programadoras e pesquisadoras peruanas Ivonne Sheen Mogollón e Mónica Delgado. Após cada uma das quatro sessões programadas, as curadoras realizarão debates e comentários com o público presente. Os debates e conversas serão realizados em espanhol, e contarão com mediação da equipe de curadoria do FestCurtasBH e tradução para o português.

 

A segunda mostra especial, dedicada à obra de Cauleen Smith, cineasta e artista multimídia nascida nos Estados Unidos, apresentará um retrospecto de sua carreira, com obras em formato digital e em película de 16mm, além da versão digitalizada e restaurada de uma de suas mais potentes obras no cinema, “Drylongso” (1998, EUA). A cineasta, que estará presente durante o festival, realizará sessões comentadas em inglês – com tradução para o português – além da apresentação de uma performance inédita, durante a programação do Festival. Ainda durante o Festival – e prolongada até o fim de outubro – Cauleen Smith apresenta, pela primeira vez no Brasil, a obra SPACE STATION: A Rock in a River, que integra a exposição dedicada à artista, organizada pela equipe de Coordenação do FestCurtasBH. A instalação vai ocupar a Galeria Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, e o acesso é gratuito. 

 

CORPO CRÍTICO 2023

Na ocasião em que a INDETERMINAÇÕES foi convidada para construir o programa do Corpo Crítico desta edição do FestCurtasBH, a curadoria do festival propôs dois elementos substanciais da plataforma: a discussão em torno da ideia de autoria e coletividade. Serão realizados quatro encontros do Corpo Crítico que buscam promover a discussão sobre autoria no cinema e que promovam a construção de perspectivas críticas em torno do cinema brasileiro atentas aos impasses estético-políticos que movimentam o campo. As inscrições para a Corpo Crítico 2023 estão abertas até 01º de outubro de 2023 e podem ser realizadas através do site oficial www.festcurtasbh.com.br.

 

25º FestCurtasBH – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE BELO HORIZONTE

O FestCurtasBH chega à 25ª edição em seus quase 30 anos de existência, a passos firmes e vigorosos. As edições se sucedem numa trajetória que não é – nem pretende ser – linear: a multiplicidade de colaboradores, filmes e proposições são parte fundamental da pujança do Festival, que foi criado em 1994, com uma pausa de cinco anos entre a segunda e terceira edição. A linha invisível que alinhava sua história é a aposta inabalável na força e na liberdade potencialmente implícitas ao curta-metragem em sua condição singular de cinema. Aberto a todos os gêneros e formatos, o FestCurtasBH se volta com particular interesse à experimentação e às formas fílmicas engajadas e inventivas. O Festival enfatiza também seu caráter de pesquisa e tem se dedicado a refletir sobre a história do cinema, revolvendo, junto aos filmes, algumas de suas linhas de força e operações estéticas, como a legitimação, apagamento e retomada de obras, autores e procedimentos. ​​

 

Além da exibição de filmes contemporâneos (que concorrem a diferentes categorias do troféu Capivara) e históricos, o FestCurtasBH apresenta seminários, debates, cursos, eventos especiais e, após o término da edição, uma programação itinerante que percorre mais de 30 cidades no interior de Minas Gerais. O catálogo lançado a cada ano inscreve a memória do Festival se configurando, ainda, como instância de prolongamento e aprofundamento das reflexões propostas por cada edição através de textos inéditos ou de circulação restrita, traduções, fac-símiles e outros materiais de arquivo.

 

 

 

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Horário

Variáveis

Informações para o público

3236-7400