70 Anos | Saulo Laranjeira

11/11/22

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes| Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

 

Saulo Laranjeira comemora seus 70 anos com um concerto especial em homenagem ao menestrel Elomar Figueira Mello, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, acompanhado pelo maestro João Omar, filho de Elomar e uma quinteto de cordas.

 

Saulo é detentor das essências do verdadeiro Artista Brasileiro – vivencia e se inspira nos “ser-tões”, é apresentador, cantor, compositor, ator e humorista. Criador de personagens icônicos nas artes-cênicas e na televisão; dentre eles, o deputado João Plenário (A Praça é Nossa/SBT).

Saulo também interpretou o prefeito de Grotas de São Francisco na novela Velho Chico (Rede Globo) e no cinema se destaca a sua interpretação do escritor Guimarães Rosa para o filme “Famigerado”.

 

As raízes deste multiartista se encontram no folclore dos Vales Mineiros-, de Pedra Azul, Vale do Jequitinhonha, Saulo no iniciou de sua carreira em São Paulo e no Rio de Janeiro; estado que atualmente é apresentador do projeto “A Música Cantando a Nossa História” gravado no teatro Joao Caetano e na casa de cultura Laura Alvim e um projeto de mapeamento audiovisual da música brasileira.

 

Saulo Laranjeira, enfim nos seus 70 anos, agracia o público homenageando Elomar Figueira Mello – uma das apresentações mais aguardadas pelos seus públicos. O cancioneiro de Elomar se projeta ímpar no cenário da música nacional, Saulo Laranjeira saído de dobras do tempo, transporta os signos do seu sertão mágico,
orquestrado pelo artífice, pela contemplação da natureza, pelo cantar a vida e a morte de outros cantadores, heróis anônimos, e histórias de príncipes e donzelas – Saulo honra a beleza da dicção “sertaneza” de Elomar.

 

Saulo Laranjeira conheceu Elomar juntamente com cantador Dércio Marques. Na sua trajetória realizou uma turnê nacional e internacional com o recital “Ser-tão, Sertão” com Lima Duarte e Papete, participou do show “Das Terras de Benvirá” no Paraguai a convite de Geraldo Vandré. Fez turnê com Belchior, participou do show “Cantadores” ao lado de Elomar, Chico César e Xangai.

 

O Grande Teatro do Palácio da Artes é o palco onde acontecem os mais emocionantes espetáculos de Saulo Laranjeira. Nele ele gravou o seu primeiro DVD de carreira, “Lua Clareou”, realizou o histórico “Vamos Matutar” com Rolando Boldrin, e foi narrador da obra musical cantada “A História do Soldado”, de Stravinsky, com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e Cia. de Dança do Palácio das Artes.

 

Saulo Laranjeira ainda foi narrador na gravação do DVD da ópera “O Auto da Catingueira” de autoria de Elomar, com as participações de Dércio Marques, Xangai, Luciana Monteiro, João Omar e o Grupo de teatro de bonecos Giramundo. Idealizador do programa de televisão “Arrumação” há 35 anos; o nome do programa é
a primeira cordial homenagem de Saulo à Elomar – cantador do sertão legítimo. Saulo Laranjeira é reconhecido como um dos seus mais expressivos intérpretes da obra de Elomar.

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes| Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

21h

Duração

1h30

Classificação

16 anos

Informações para o público

(31) 3236-7400