Abertura do Carnaval da Liberdade - Toninho Geraes

07/02/24 - 08/02/24

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Foto: Divulgação

O Carnaval 2024 está sendo preparado para se tornar uma das maiores festas populares da história de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Entre as centenas de atrações programadas para a folia este ano, uma promete ser mais do que especial. Com mais de 250 músicas gravadas, entre elas clássicos que ficaram eternizados nas vozes de nomes como Beth Carvalho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho, o cantor e compositor belo-horizontino Toninho Geraes terá sua obra revisitada em um concerto no Palácio das Artes com a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais.

 

Sob regência da maestra Ligia Amadio, regente titular e diretora musical da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, os integrantes da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico se apresentarão ao lado do próprio Toninho Geraes, além de outros músicos mineiros convidados, entre eles a cantora Aline Calixto.

 

PROGRAMA VIRTUAL

 

O Ministério da Cultura, o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam “Abertura do Carnaval da Liberdade – Toninho Geraes”. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm Patrocínio Master da Cemig e Instituto Cultural Vale, Patrocínio Prime do Instituto Unimed e da ArcelorMittal.

 

No dia 8 de fevereiro, quinta-feira, às 20 horas, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes receberá o concerto “Abertura do Carnaval da Liberdade – Toninho Geraes”. Os ingressos estão à venda no link https://www.eventim.com.br/artist/orquestra-sinfonica-de-mg/ As entradas custam R$ 20 reais (inteira) e R$ 10 reais (meia). No dia 7 de fevereiro, quarta-feira, será realizado também no teatro um ensaio geral e aberto ao público, com entrada gratuita, ao meio-dia.

 

De acordo com a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Cláudia Malta, o concerto será aberto pelos integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais, que irão interpretar um medley de tradicionais marchinhas de Carnaval com arranjos do pianista Fred Natalino. Após essa abertura, Toninho Geraes e artistas convidados irão se unir aos músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e apresentar ao público releituras de alguns dos sambas mais conhecidos do compositor mineiro. “Estamos inaugurando a temporada 2024 com um concerto que tem tudo a ver não apenas com o Carnaval, mas também com a Cultura de Minas Gerais, celebrando a obra deste grande artista do nosso estado”, comemora Cláudia.

 

Já segundo o produtor do evento, Kerison Lopes, “Toninho Geraes vai levar para o palco nobre do Palácio das Artes não só sua obra, mas todo nosso samba, a música da periferia, a nossa Cultura popular. Realizar o evento dentro da programação do Carnaval da Liberdade, promovido pelo governo do Estado de Minas Gerais, valoriza ainda mais o concerto, que vai contar também com nomes do samba mineiro” e com a especialíssima participação da cantora carioca Teresa Cristina.

 

Programa:

 

1 – Aquarela da Amazônia (Toninho Geraes e Toninho Nascimento)

 

2 – Samba guerreiro (Toninho Geraes e Serginho Beagá)

 

3 – Mais feliz (Toninho Geraes e Paulinho Rezende)

 

4 – Se a fila andar (Toninho Geraes e Paulinho Rezende)

 

5 – Seu balancê (Toninho Geraes e Paulinho Rezende)

 

6 – Mulheres (Toninho Geraes)

 

7 – Me leva (Toninho Geraes e Serginho Beagá)

 

8 – Alma boêmia (Toninho Geraes e Paulinho Rezende)

 

9- Pago pra ver/mágoa/desacerto – medley

 

10 – Tudo que sou (Toninho Geraes e Toninho Nascimento)

 

11 – De maré (Toninho Geraes e Roque Ferreira)

 

12 – A cara do brasil (Toninho Geraes)

 

13 – Preceito/oxossi (Toninho Geraes e Roque Ferreira)

 

14 – Samba enredo da Escola de Samba Cidade Jardim (1985): Universo rosiano – Guimarães Rosa – matuto e pensador (Rosalvo Braga – Toninho Geraes)

 

 

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado também é responsável pela gestão do Circuito Liberdade. Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Informações

Local

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Horário

Dia 07/02 – 12h
Dia 08/02 – 20h

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400