Arte e Ciência: Neurotalk | Roda de Conversa

14/09/21

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv), apresenta o projeto Arte e Ciência: Neurotalk, que propõe um diálogo entre a Neurociência e as práticas artísticas. A primeira roda de conversa do projeto acontece no dia 14 de setembro de 2021, às 19h, pelo Canal da FCS no YouTube. O debate tem como título “A arte imita a vida: mas o que é vida?”, e vai contar com a presença do doutor em filosofia Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho e do doutorando em física Bruno Leonardo do Nascimento Dias. A mediação será de Bruno Maracia (Cefart e UFMG) e Bruno Souza (UFMG).

Durante as atividades do projeto Arte e Ciência: Neurotalk, serão apresentadas palestras e discussões com abordagem temática de interesse social a partir do ponto de vista da neurociência e da arte. Logo após uma breve apresentação da temática, um cientista (neurocientista, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, biólogo) e/ou um agente de cultura (ator, bailarino, cineasta, escritor, dramaturgo, produtor, diretor) realizará uma discussão a respeito das questões apresentadas, explicando e explorando fatos do cotidiano.

 

NeuroDEv – A Neurociência é uma área de conhecimento multidisciplinar que se expandiu muito nos últimos 20 anos, ampliando não só o número de pesquisas, mas também a quantidade de divulgação na mídia. Desta forma, especialistas de diversas áreas ajudaram na construção dos conhecimentos do que hoje chamamos de Neurociências. Hoje, depois de séculos de pesquisa, sabemos que as funções cognitivas e o comportamento humano emergem do funcionamento do cérebro, e que diversas alterações no ambiente levam a diferentes alterações comportamentais.

Para acompanhar os avanços e ampliar a atuação da UFMG na área das neurociências, o Prof. Bruno Rezende de Souza, do Departamento de Fisiologia e Biofísica cria o Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv). O NeuroDEv apresenta uma produção científica expressiva em números e qualidade. As pesquisas realizadas pelo grupo buscam entender os mecanismos envolvidos no neurodesenvolvimento por pesquisadores de diferentes formações, como biologia, psicologia, farmácia, matemática computacional e arte/teatro. Portanto, pelo seu caráter multidisciplinar, um dos grandes desafios do NeuroDEv é a sua comunicação com os alunos de graduação e pós-graduação da UFMG, mas também com o público externo à universidade. Desta forma, para efetivar a comunicação com ambos os públicos, o NeuroDEv coordena diversos projetos de divulgação científica, como a Semana do Cérebro, NeuroCine, e NeuroTalk. Todos os projetos buscam desmistificar e difundir conhecimento acerca da Neurociência, aproximando, de forma ainda mais clara e frutífera, o trabalho do cientista com a vivência social.

 

Alexey Dodsworth Magnavita de Carvalho – Doutor em Filosofia (regime de dupla titulação) pela Universidade de São Paulo (Brasil) e pela Università Ca’ Foscari Venezia (Itália), sob orientação de Renato Janine Ribeiro e Fabrizio Turoldo. Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo; Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu (SP). Pesquisador especialista em Filosofia, filiado ao Departamento de Filosofia e Bens Culturais da Università Ca’ Foscari Venezia (Itália); Conselheiro no Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Universidade Federal do Estado de São Paulo (IEAC/UNIFESP); membro efetivo da Sociedade Brasileira de Astrobiologia. Tem como principais focos de pesquisa e interesse os seguintes temas: filosofia contemporânea; ética e bioética; epistemologia; filosofia da ciência; transumanismo; filosofia da astrobiologia. Cursa atualmente o mestrado em ensino de Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosférias da Universidade de São Paulo. Além disso, é escritor e roteirista de histórias em quadrinhos de ficção científica e fantasia.

 

Bruno Leonardo do Nascimento Dias – Possui Licenciatura em Física com graduação-sanduíche na Monash University, em Melbourne na Austrália, através do programa Ciências sem Fronteiras (CsF) e tem Mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é Pesquisador do Grupo de Engenharia e Espectroscopia de Materiais da UFJF e é Sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Astrobiologia (SBA). Está fazendo Doutorado em Física na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Astrobiologia e Física de superfície, atuando principalmente nos seguintes temas: Marte, Meteoritos e Técnicas Analíticas. Além disso, trabalha com Ensino, Divulgação e Popularização da ciência. Além disso, é revisor de revistas internacionais X-Ray Spectrometry, Journal of Raman Spectrometry e revistais nacionais como Revista Brasileira de Física Tecnológica Aplicada.

Informações

Local

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube