Cefart às sete

12/07/22

Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais | Praça da Liberdade, 21 - Savassi, Belo Horizonte - MG

A Fundação Clóvis Salgado apresenta, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, o programa Cefart às Sete. A partir do dia 12 de julho (terça-feira), sempre às 19h, a Escola de Música do Cefart realiza uma série de apresentações no Teatro da Biblioteca Estadual de Minas Gerais. Os concertos apresentarão trabalhos das práticas em conjunto desenvolvidos pela escola durante todo o ano de 2022, e tem entrada gratuita.

Dividido em cinco apresentações, sempre às terças-feiras – dias 12/07, 26/07, 06/09, 13/09 e 20/09 – o programa Cefart às Sete busca levar ao público concertos desenvolvidos pela Cefart BigBand, Grupo de Cellos do Cefart, Camerata de Violões, Orquestra de Câmara, Banda Sinfônica e Roda de Choro.

Em 2022, a Escola de Música do Cefart retomou o foco na prática coletiva, capacitando alunos na área da performance musical em grupo, o maior campo de trabalho para o músico/cantor. Na escola de Música, a capacitação dos alunos se dá por meio de estudos de instrumento musical ou canto erudito, aliando a prática à teoria musical. O intuito é desenvolver o potencial artístico dos alunos e otimizar suas habilidades para a performance, criação e apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva.

Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o programa “Cefart às Sete”que tem patrocínio master da CemigArcellorMittalInstituto Unimed-BH¹, AngloGold Ashanti e Usiminas por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio cultural do Instituto Hermes Pardini. A correalização é da APPA – Arte e Cultura.

1O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

PROGRAMAÇÃO

12/07 | Cefart BigBand – A Cefart Bigband foi criada com o intuito de desenvolver as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado. A proposta concilia atividades de caráter artístico e pedagógico, buscando inspiração no formato das big bands, as famosas orquestras de jazz. Coordenado pelo professor Camilo Christófaro (Contrabaixo), o Grupo tem cumprido um papel extremamente relevante na formação dos alunos, habilitando-os para a performance, improvisação e interpretação de música popular, diversificando assim seus caminhos de inserção no mercado de trabalho.

26/07 | Grupo de Cellos do Cefart – Formado por alunos da classe de violoncelos, coordenado pela professora Glaucia Furtado. O objetivo do grupo é proporcionar aos alunos experiências da pratica em grupo, onde o instrumento, violoncelo, é capaz de explorar toda sua capacidade técnica e sonora, devido a sua versatilidade e grande extensão melódica, como em uma orquestra completa. O Grupo de Cellos do Cefart apresenta arranjos e transcrições de obras, de diferentes níveis técnicos. Em seu repertorio incluem obras de compositores brasileiros e estrangeiros, como Mozart, Beethoven, Bizet, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos, dentre outros.

06/09 | Orquestra de Câmara – A Orquestra de Câmara do Cefart tem como objetivo desenvolver as habilidades de prática em conjunto, possibilitando aos alunos terem a vivência de conceituadas obras do repertório orquestral. Atualmente, a orquestra faz parte do currículo de formação do instrumentista e ensaia semanalmente, sendo dirigida pelo maestro Gilson Silva.

13/09 | Banda Sinfônica – A Banda Sinfônica do CEFART foi criada com o objetivo de potencializar as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Cefart e de valorizar a música original para Banda, uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. O grupo mantém viva uma rica tradição do Estado de Minas Gerais de manutenção e valorização das Bandas de Música. Regida pelo Professor Gilson Silva, o grupo é formado por cerca de 30 alunos dos cursos de sopros e percussão.

20/09 | Roda de Choro – Coordenado pelos professores Márcio Barbosa e Francisco Rosa, a roda de choro é uma prática musical coletiva dedicada ao repertório da música popular urbana para formação instrumental de grupo de choro. O repertório didático tem diferentes abordagens de acordo com o nível do estudante.

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – O prédio-sede da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi inaugurado em 1961, obra do arquiteto Oscar Niemeyer para o governo Juscelino Kubitscheck. A Biblioteca reúne mais de 570 mil exemplares disponíveis, incluindo obras raras e representativas de autores nacionais e estrangeiros, além de grande acervo digitalizado, coleção infanto-juvenil, jornais e revistas novos e antigos, audiolivros e acervo em Braille. O espaço também conta com teatro para 220 pessoas, sala de cursos e galeria de arte.

Livre