Arte e Ciência - Semana do Cérebro | CEFART e UFMG

15/03/22 - 19/03/22

Café do Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

A Fundação Clóvis Salgado, através do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apresenta entre os dias 15 e 19 de março a partir do projeto Arte e Ciência a Semana do Cérebro, que conta com uma série de atividades visando fomentar o acesso ao público acerca de informações científicas em conjunto com a arte.

A Arte e Ciência – Semana do Cérebro é uma iniciativa anual de divulgação científica pautada nos estudos sobre o cérebro. O objetivo é apresentar para o público geral, de forma interativa e lúdica, informações sobre as neurociências e pesquisas realizadas em laboratórios da UFMG. O projeto visa popularizar o conhecimento sobre o sistema nervoso, fomentar o acesso à informação científica e mostrar a importância das universidades públicas na construção do conhecimento.

Durante as atividades da Semana do Cérebro voltamos, agora de forma presencial, à atividade Arte e Ciência – NeuroTalk, no dia 16/03, às 19h. Nessa atividade são apresentadas palestras e discussões com abordagem temática de interesse social, a partir do ponto de vista das ciências e da arte. Após uma breve apresentação do tema proposto, um cientista e/ou um agente de cultura especializado irão realizar uma discussão a respeito das questões apresentadas, explicando e explorando fatos do cotidiano. Em todas as apresentações, os professores coordenadores do projeto (Cefart e UFMG) estarão presentes. Após a Semana do Cérebro, o Neurotalk permanece como um programa fixo, ocorrendo a cada dois meses, sempre na primeira terça-feira do mês, às 19h, no Espaço do Café do Palácio das Artes.

Logo após a Semana do Cérebro iniciaremos também as atividades do Arte e Ciência – NeuroCine, que visam utilizar a ferramenta artística cinematográfica para expor de forma lúdica o conhecimento sobre o campo das neurociências. Seu objetivo é desenvolver os aprendizados e as análises críticas para os estudantes da UFMG, do Cefart e para o público em geral, estimulando a divulgação científica. As atividades estão previstas para ocorrer a cada dois meses, sempre na primeira terça-feira do mês, às 19h, no Cine Humberto Mauro.

NeuroDev – Para acompanhar os avanços na área das neurociências e ampliar a atuação da UFMG, o professor Bruno Rezende de Souza, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, fundou o Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv). O projeto apresenta uma produção científica expressiva em números e qualidade, que possui como um dos grandes desafios a conexão e a comunicação sobre neurociência com o público em geral. Desta forma, o NeuroDEv coordena diversos projetos de divulgação científica, como a Semana do Cérebro, NeuroCine, NeuroTalk, e Arte e Ciência. Nesta ocasião, o projeto Arte e Ciência chega ao Palácio das Artes, através do professor do Cefart Bruno Maracia, que também é membro do projeto NeuroDEv, em uma parceria entre FCS e UFMG.

Ministério do TurismoGoverno de Minas GeraisSecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais e Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv), por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o projeto Arte e Ciência: NeuroTalk e Semana do Cérebro, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster da CemigArcellorMittalInstituto Unimed-BH¹, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. Tem apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

¹O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Programação completa:

15 de março 2022

Mesas – “Como avaliar transtornos neurológicos em animais?” (Laboratório de Neurofarmacologia, Prof. Fabrício de Araújo Moreira, Prof. Antônio Carlos Pinheiro de Oliveira, Profa. Daniele Cristina de Aguiar) e “Você sabe como o glaucoma leva à cegueira?” (Laboratório de Neurobiologia Prof.ª Conceição Machado, Prof. Vinícius de Toledo Ribas)

16 de março de 2022

Mesas – “Sociais e solitárias: o cérebro das abelhas e suas diversidades comportamentais” (Laboratório de Fisiologia Sensorial e Comportamental, Prof. Theo Rolla Paula Mota) e “Mitos sobre a memória” (Laboratório de Memória e Cognição, Prof. Antônio Jaeger)

17 de março de 2022

Mesas – “Você confia no seu cérebro?” (Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução, Prof. Bruno Rezende de Souza) e “Neurogênese” (Laboratório de Neurobiologia Prof.ª Conceição Machado, Prof. Victor Rodrigues Santos, e Liga Acadêmica de Neurociência da UFMG)

Local: Café e galeria de vidro (aquário)

NeuroTalk – “O que está por trás dos transtornos de aprendizagem?” – Profa. Júlia Beatriz Lopes Silva (UFMG); Mediadores: Prof. Dr. Bruno Rezende de Souza (UFMG) e Prof. Ms. Bruno Maracia (CEFART/UFMG)

Local: Café

18 de março de 2022

Mesas – “Por que dormimos?” (Laboratório de Sono e Memória, Prof. Cleiton Lopes Aguiar, e Liga Acadêmica de Medicina do Sono) e “Cérebro e aprendizagem: as neurociências da leitura e da matemática” (Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Profa. Júlia Beatriz Lopes Silva)