Exibição de Funan (2018) e debate com diretor da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação, no CHM

15/12/21

Cine Humberto Mauro

Funan

 

Integrando a série História Permanente do Cinema Especial, a Fundação Clóvis Salgado realiza uma sessão especial em consonância com a mostra MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. O Cine Humberto Mauro exibe na quarta-feira, 15 de dezembro, às 16h, o filme Funan (2018), premiada animação realizada pelo diretor francês Denis Do. A exibição será seguida de debate presencial com o cineasta e professor Sávio Leite, que compõe a direção da Mostra MUMIA. Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, os ingressos serão distribuídos durante o horário de funcionamento da bilheteria, no dia da sessão, com lotação máxima do cinema de 133 lugares, além de quatro espaços reservados para cadeirantes.

 

Funan

 

Premiado longa-metragem, a animação Funan (2018) aborda a história de uma mãe que luta há anos para reencontrar o filho, separado dela aos 4 anos de idade durante o reinado do Khmer Vermelho, no Camboja, sob um regime que resultou em 2 milhões de mortes no país asiático. A estreia mundial do filme foi realizada no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, onde foi exibido em competição na categoria de longas-metragens.

 

O debate após a exibição do filme contará com a presença de Sávio Leite, fundador e um dos diretores da MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. O cineasta é diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação e coordenador de workshops de vídeo e imagem. Com trabalhos apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo, foi nomeado quatro vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e conquistou o prêmio de Melhor Curta Metragem em Animação em 2018.

 

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a série História Permanente do Cinema Especial MUMIA. O programa tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster da CemigAngloGold Ashanti, ArcellorMittalUnimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio ouro da Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. A exibição é realizada com o apoio da Embaixada da França no Brasil, Instituto Francês e Aliança Francesa.

 

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

Foto: Divulgação

Sávio Leite – Estudou Comunicação e é Mestre em Artes Visuais pela UFMG. É diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Nominado quatro vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e vencedor do Melhor Curta Metragem em animação desse prêmio em 2018. Foi júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Armênia e em diversos outros no Brasil. Fundador e um dos diretores do TIMELINE – Festival Internacional de Vídeo Arte de Belo Horizonte. Fundador e um dos diretores da Múmia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. Organizador dos livros: Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais (2013); Maldita Animação Brasileira (2015); Diversidade na animação brasileira (2018). Em 2017 lançou a coletânea MUMIA de Animações Mineiras em comemoração ao centenário da animação brasileira. Traduziu os livros Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau – Teoria e prática de um cinema junto ao povo (2018) e A Forma realizada: o cinema de animação (2020).

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Horário

16h

Informações para o público

(31) 3236-7400