Cia. de Dança Palácio das Artes estreia a performance Casa Vertigem

20/12/20

Exibição por meio do YouTube da Fundação Clóvis Salgado | YouTube.com/palaciodasartesmg

Derivada do projeto anterior “indanumtapronto”, apresentada em 22 de novembro, Casa Vertigem, nova performance da Cia. de Dança Palácio das Artes, busca expor a relação humana com o tempo e as diferentes formas de percebê-lo e passar por ele. A direção é de Christiano Castro, Jorge Ferreira e Lucas Resende, bailarinos da CDPA. A apresentação, que tem classificação livre, acontecerá no próximo domingo (20/12), às 16h, e será transmitida pelo canal da FCS no YouTube.

Com uma proposta simples, mas pertinente, a nova performance envolve nove bailarinas com o propósito de observar um único objeto em comum em suas casas: a cadeira. Por meio desse olhar é que se estabelece uma relação de diálogo que culmina em sentimentos e ações, proporcionando alterações no espaço no qual cada bailarina está.

De acordo com Lucas Resende, diferentemente da performance anterior, na qual cada diretor desenvolveu sozinho uma cena com um pequeno grupo de bailarinas e depois integraram os trabalhos, Casa Vertigem foi desenvolvida por ‘três cabeças’. O novo trabalho foi construído a partir das observações de aspectos do “indanumtapronto”, que foram explorados comumente pelos três diretores.

Durante o mapeamento, os diretores notaram que a cadeira, o olhar e o espaço-tempo eram temáticas recorrentes em suas cenas e decidiram apresentá-las novamente, de maneira mais aprofundada e diferente. “Começamos a perceber que nós três estávamos trabalhando, de alguma forma, a questão temporal. E concordamos em amplificar essa temática”, conta Lucas Resende. “Novos elementos foram surgindo e agregando ao trabalho. Mas nesse novo formato mantemos a relação com o objeto, o potencializamos e destacamos o olhar como um elemento a mais”, completa Jorge Ferreira.

Sugerido por uma das bailarinas da CDPA, o título da performance foi escolhido porque não só se relaciona com os três elementos que compõem a apresentação, mas também revela que a casa adquiriu outro sentido em meio à prática do isolamento social. “Esse nome casou muito bem com esse momento turbulento que estamos vivendo. Esse momento de permanência em casa e em como esse espaço tem um sentido de aconchego, mas também de vertigem pelo fato de ficarmos dentro dele o tempo todo”, explica Christiano Castro.

Para fazer jus ao nome que carrega, a performance foi dividida em três blocos e cada um contará com três distintos jogos de câmeras que irão guiar a atenção do público e criar novas perspectivas.

Durante o processo de criação da performance, o elenco masculino da Cia. de Dança Palácio das Artes se dividiu em núcleos de criação. Fernando Cordeiro e Ivan Sodré fazem a assistência de direção do projeto. Já Léo Garcia, Pablo Garcia, Paulo Weslley e Renato Augusto são responsáveis pela produção.

A performance CASA VERTIGEM é realizada pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e tem a APPA ARTE E CULTURA como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores), USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores

CIA DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES – Corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado – é reconhecida como uma das mais importantes companhias do Brasil e é uma das referências na história da dança em Minas Gerais. Foi o primeiro grupo a ser institucionalizado, durante o governo de Israel Pinheiro, em 1971, com a incorporação dos integrantes do Ballet de Minas Gerais e da Escola de Dança, ambos dirigidos por Carlos Leite – que profissionalizou e projetou a Companhia nacionalmente. O Grupo desenvolve hoje um repertório próprio de dança contemporânea e se integra aos outros corpos artísticos da Fundação – Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Coral Lírico de Minas Gerais – em produções operísticas e espetáculos cênico-musicais realizados pela Instituição ou em parceria com artistas brasileiros. A Companhia tem a pesquisa, a investigação, a diversidade de intérpretes, a cocriação dos bailarinos e a transdisciplinaridade como pilares de sua produção artística. Seus espetáculos estimulam o pensamento crítico e reflexivo em torno das questões contemporâneas, caracterizando-se pelo diálogo entre a tradição e a inovação.

 

Informações

Local

Exibição por meio do YouTube da Fundação Clóvis Salgado | YouTube.com/palaciodasartesmg

Horário

16h