Concerto de Fim de Ano | Escola de Música do Cefart

05/11/19

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

No dia 05 de novembro, às 20h, a Escola de Música do CEFART realiza o seu concerto do Fim de Ano no Grande Teatro do Palácio das Artes. O concerto apresenta o trabalho desenvolvido pela escola durante todo o ano de 2019. Este evento tem correalização da Appa – Arte e Cultura.

No concerto, o público poderá apreciar o trabalho de excelência desenvolvido no Coral Infantojuvenil, Côro Sinfônico, Orquestra Jovem, Ópera Stúdio, Banda Sinfônica e Big Band. Com o objetivo de potencializar ainda mais o CEFART como referência no Ensino Musical de alta performance, em 2019 a Escola de Música retomou o foco na prática coletiva, capacitando assim os alunos na área da performance musical em grupo, que é o maior campo de trabalho para o músico/cantor.

Na escola de Música a capacitação dos alunos se dá por meio de estudos de instrumento musical ou canto erudito e alia a prática à teoria musical. O intuito é desenvolver o potencial artístico dos alunos e otimizar suas habilidades para a performance, para a criação e apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva.

Regido pelo Maestro André Brant e criado na década de 80, o Coral Infantojuvenil do CEFART constitui-se como uma importante ação de estímulo à formação de jovens cantores. Voltado para a divulgação do canto coral, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos.

Além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, o Coral atua em concertos com Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e em montagens com os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, tanto em concertos quanto nas temporadas de ópera.

O Coral Infantojuvenil do CEFART é formado por jovens cantores, com faixa etária entre oito e 16 anos e exerce um importante papel para a descoberta de talentos para o canto coral. Vários cantores que iniciaram sua trajetória musical no Coral Infantojuvenil integram, atualmente, o Coral Lírico de Minas Gerais e outros grupos profissionais do Brasil e exterior.

A Orquestra Jovem do Cefart tem como objetivo desenvolver as habilidades de prática em conjunto, possibilitando aos alunos terem a vivência de conceituadas obras do repertório orquestral. Além disso, pretende apresentar em seus concertos o trabalho realizado dentro do Cefart, instituição que prima por uma música de qualidade.

Atualmente, a orquestra faz parte do currículo de formação do instrumentista e ensaia semanalmente. A orquestra é dirigida pelo maestro André Brant, com quem já realizou concertos em diversos espaços culturais de BH e região.

Também regido pelo Maestro André Brant, o Côro Sinfônico do Cefart tem como objetivo desenvolver as habilidades da prática coral, possibilitando aos alunos terem a vivência das mais relevantes obras do período renascentista até a música da atualidade.

A Ópera Stúdio do CEFART é uma disciplina de Prática Conjunto para cantores oferecida no Curso de Música do CEFART. O objetivo da disciplina é o desenvolvimento da prática individual do cantor enquanto performer de ópera,  prática do canto em conjunto e fornecer ao aluno conhecimento prático do repertório operístico. Coordenada pelo Maestro André Brant, todos os anos a Ópera Stúdio realiza a montagem de uma Ópera.

A CEFART Big Band foi criada com o intuito de desenvolver as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) da Fundação Clóvis Salgado. A proposta concilia atividades de caráter artístico e pedagógico, buscando inspiração no formato das big bands, as famosas orquestras de jazz.

Coordenado pelos Professores Camilo Christófaro(Contrabaixo) e Harrison Santos(Saxofone), o Grupo tem cumprido um papel extremamente relevante na formação dos alunos, habilitando-os para a performance, improvisação e interpretação de música popular, diversificando assim seus caminhos de inserção no mercado de trabalho.

A Banda Sinfônica do CEFART foi criada com o objetivo de potencializar as habilidades dos alunos dos cursos de instrumento do Cefart e de valorizar a música original para Banda, uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. No CEFART, o grupo mantém viva uma rica tradição do Estado de Minas Gerais que é a de manutenção e valorização das Bandas de Música. Regida pelo Professor Isaque Macedo, o grupo é formado por cerca de 40 alunos dos cursos de sopros, percussão e cordas.

 

REPERTÓRIO

 

Coral Infantojuvenil

 

  1. Compositor: Flávio Venturini

Obra: Espanhola

 

  1. Compositor: Paulinho Pedra Azul

Obra: Jardim da Fantasia

 

  1. Compositor: Vinícius de Moraes (arr. Tiago Ferreira)

Obra: Berimbau

 

  1. Compositor: Milton Nascimento ( arr. Fred Natalino)

Obra: Medley

 

Orquestra Jovem e Côro Sinfônico

 Seis Responsórios Fúnebres – J.D. Castro Lobo

 

 Ópera Stúdio

 Trechos da Ópera Dido e Enéas – Henry Purcell

  

Banda Sinfônica

 Exaltation – James Swearingen

Cataclysm – Robert Sheldon

The Lion King – Arr: John Higgins

The Universal Band Collector – Jacob de Haan

 

Big Band

All of me – Seymor Simons e Gerald Marks

Summertime – George Gershwin

Manhã de Carnaval – Luiz Bonfá

Só Danço Samba – Tom Jobim

Informações

Local

Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

20h

Duração

1h30min

Classificação

Livre

Informações para o público

31 3236-7400