Concertos no Parque | Especial Dia dos Pais

11/08/19

Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Belo Horizonte

O Savassi Festival reúne os músicos mineiros Sérgio Santos e Rafael Martini com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais no projeto Concertos no Parque, no domingo, dia 11, no Parque Municipal. A apresentação das obras orquestrais inéditas de Sérgio Santos abre o espetáculo e, em seguida, Rafael Martini reapresenta sua elogiada jazz-sinfônica “Suíte Onírica”.

Conhecedor profundo da música popular brasileira e vencedor de um prêmio Grammy, Sérgio Santos vai mostrar ao público parte de seu rico repertório. Ele vai apresentar “Valsa Para Parar O Tempo”, “Metamorfose” e “Camiranga” (da suíte “Poemágica”) e também “Lamento Do Pajé” e “Alto Xingu” (da suíte “Yvyraty”), estas duas últimas inspiradas na cultura indígena, com texto de seu parceiro, Paulo César Pinheiro, que fala sobre a floresta amazônica. Esta será a primeira vez em que as composições de Sérgio Santos concebidas para a linguagem de orquestra serão apresentadas.

Em seguida, o compositor, arranjador, pianista e cantor Rafael Martini apresenta seu talento singular na peça composta especialmente para o Savassi Festival em 2017. Elogiada, a peça foi posteriormente gravada entre Brasil e Venezuela (um dos maiores polos de grupos sinfônicos da América Latina), por Rafael Martini Sexteto, a Orquestra Sinfônica da Venezuela e Coral, sob regência do maestro português Osvaldo Ferreira.

“Suíte Onírica” revela a força de compositor e arranjador deste artista expoente da nova geração da música instrumental, numa espécie de híbrido musical, que transita entre a canção, a música sinfônica, o jazz e a música brasileira. A peça também traz textos do poeta e músico Makely Ka, inspirados no universo dos sonhos e suas simbologias, que durante esta apresentação serão narrados pela maestrina Lara Tanaka, titular do Coral Lírico de Minas Gerais.

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

Savassi Festival

A edição 2019 do Savassi Festival acontece de 5 a 11 de agosto, em Belo Horizonte, reunindo mais de 100 atividades, entre shows gratuitos e a preços populares. Em seu 17º ano, o festival, que já faz parte do calendário cultural da capital mineira, reafirma sua vocação para o estímulo e a difusão do jazz e da música instrumental, trazendo artistas nacionais e internacionais, promovendo workshops, experiências em estúdios, lançando novos trabalhos pelo selo musical Savassi Festival Records e a criação Clube de Jazz. A realização do Savassi Festival conta com a apresentação da Cemig e o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Livelo. A programação completa está disponível no sitehttp://www.savassifestival.com.br

Concertos no Parque

Aclamada série da Fundação Clóvis Salgado, os Concertos no Parque contam com apresentações da Orquestra Sinfônica e do Coral Lírico de Minas Gerais no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Realizada aos domingos, reúne renomados solistas para encantar o público com trechos da produção operística produzida pela FCS no semestre. Acontece sempre uma semana antes da estreia da ópera, e conta com a performance de solistas nacionais e internacionais apresentando as árias mais populares da produção. A entrada é sempre gratuita.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do País, com mais de 8,4 milhões de clientes e 500 mil quilômetros de linhas de distribuição, além de uma capacidade instalada de 6,1 GW. Vale destacar que a concessionária foi selecionada, pela 19ª vez consecutiva, para compor a carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade no período 2018/2019, mantendo-se como a única companhia do setor elétrico da América Latina a fazer parte do índice desde a sua criação, em 1999.

A Cemig está presente em 24 estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 140 mil acionistas em 38 países, além de possuir ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York e Madrid.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5.000 médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti - Belo Horizonte