Concertos no Parque | Música de Cinema

16/10/22

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Foto: Paulo Lacerda

A Fundação Clóvis Salgado realiza mais uma edição especial de uma de suas atividades mais aclamadas, a série Concertos no Parque. Dessa vez, o repertório é em homenagem a John Williams, que completou 90 anos em 2022, e conta com diversas trilhas sonoras clássicas criadas pelo compositor e maestro norte-americano. De Harry Potter a Star Wars, o concerto Música de Cinema promete um programa emocionante no dia 16 de outubro (domingo), às 10h30, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti. O acesso é gratuito, mas é necessário realizar cadastro pela Sympla para entrada no Parque.

RETIRE AQUI O SEU INGRESSO

Com regência do maestro Sérgio Gomes, serão interpretados trechos de trilhas sonoras de grandes produções da Sétima Arte. No repertório, composições que deram ainda mais emoção a produções como a saga Harry Potter, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, Jurassic Park, E.T, Star Wars, Tubarão e A Lista de Schindler.

Foto: Paulo Lacerda

Uma das mais bem-sucedidas adaptações da Literatura para o Cinema, a saga Harry Potter está no imaginário de adultos e crianças. Dessa história, a OSMG executa as composições Tema de Hedwig, A pedra filosofal e As Maravilhas de Harry. Dos clássicos de aventura Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, será interpretada a marcha principal. A abertura do clássico de ficção científica Jurassic Park também está no repertório, assim como as composições Título principal, Tema da Princesa Leia, Marcha Imperial (tema Darth Vader), Tema Yoda, Sala do Trono & Título Final, de Star Wars, uma das sagas mais cultuadas de todos os tempos.

Música de Cinema em 2019 | Foto: Paulo Lacerda

A série Concertos no Parque, produzida pela Pólobh, compõe a programação da Temporada Pólobh 7ª. Edição. A iniciativa é realizada pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e APPA – Arte e Cultura. Tem como apresentadora do Programa a Cemig, e como patrocinadores ArcellorMittal, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio do Instituto Usiminas.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

A Lista de Schindler | Foto: Paulo Lacerda

Sérgio Gomes – O maestro Sérgio Gomes é graduado pela UFMG em 1997. Nascido no estado do Rio de Janeiro, ele iniciou seus estudos musicais com o pai – o maestro Sebastião Gomes – e em 1981, foi convidado a participar da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeiro trompista e solista. Esteve à frente da OSMG na Série Sinfônica no Museu, Concertos Educativos, Concertos no Parque, Concerto na Cidade, Sinfônica ao Meio-Dia, Sinfônica em Concerto e Sinfônica Pop. Sérgio é o primeiro trompista solista da OSMG.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-Dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, além de grandes sucessos da música popular. Seu atual regente titular é Silvio Viegas e André Brant ocupa a função de regente assistente.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

Duração