CONCERTOS PRIMAVERIS | BANDA SINFÔNICA DO CEFART

25/09/22

Palácio da Liberdade - Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários, Belo Horizonte

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta, no dia 25 de setembro (domingo), a segunda edição dos “Concertos Primaveris”, com os instrumentistas da Banda Sinfônica do Curso de Música. O evento acontece a partir das 10h, no Palácio da Liberdade, localizado na Praça homônima, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita, e a classificação é livre. No repertório da apresentação, dez obras que passeiam por ritmos tipicamente brasileiros como o baião e o axé, além de arranjos de compositores célebres como Ennio Morricone e bandas reconhecidas como Bon Jovi e Beatles. A regência é do maestro Gilson Silva.

 

A Banda Sinfônica do Cefart foi criada com o objetivo de potencializar as habilidades dos alunos dos cursos de instrumentos do Cefart e de valorizar a música original para banda, considerada uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. O grupo mantém viva uma tradição do estado de Minas Gerais de manutenção e enaltecimento das Bandas de Música. Regida pelo Professor Gilson Silva, o conjunto é formado por cerca de 30 instrumentistas, professores, estudantes das áreas de sopro e percussão, alunos de matérias isoladas e colaboradores.

 

Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam Concertos Primaveris: Banda Sinfônica do Cefart, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, ArcellorMittal, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

 

Primavera sinfônica – O repertório da apresentação reflete a diversidade de instrumentos que aguardam o público no concerto. Desde composições que evocam gêneros e ritmos próprios do Brasil, como Baião Barroco e Axé, até novos arranjos da obra de bandas de rock mundialmente conhecidas, como o grupo Bon Jovi, os Beatles e outras bandas de heavy-metal, passando pela calmaria da balada A Song of Hope [Uma Canção de Esperança].

 

Outros destaques do programa são as duas obras do argentino Astor Piazzolla. Incorporando ao tango um pouco de jazz e também de música clássica, Piazzolla conseguiu um resultado formidável e ao mesmo tempo inovador, revolucionando os conceitos do ritmo latino e legando uma enorme influência a partir de seu estilo.

 

A assinatura do compositor, arranjador e maestro italiano Ennio Morricone também marca presença no concerto com a obra Gabriel´s Oboe [Oboé de Gabriel], trilha que Morricone compôs para o filme A Missão (1986), dirigido por Roland Joffé e que se passa na América do Sul durante a colonização portuguesa no século XVIII. Ennio Morricone é reconhecido por ter escrito músicas em diversos estilos, compondo mais de 400 partituras para cinema e televisão, entre faroestes, filmes de terror e histórias de gângsteres.

 

Atribuindo foco ao interior do Brasil, a Banda Sinfônica interpreta ainda a obra Pantanal, tornada nacionalmente conhecida pelas duas versões da telenovela homônima. O compositor, o mineiro Marcus Viana, é um multi-instrumentista famoso justamente por seus trabalhos em diversas trilhas sonoras de folhetins e filmes.

 

Programa:

 

Baião Barroco

Composição de Juarez Moreira, arranjo de Gilson Silva

A Song of Hope

James Swearingen

Libertango – Solo do professor Gustavo Machado

Composição de Astor Piazzolla, arranjo de Gilson Silva

Oblivion – Solo do professor Isaque Macedo

Astor Piazzolla

Gabriel´s Oboe – Solos Profs. Gustavo Machado e Isaque Macedo

Composição de Ennio Morricone, arranjo de Gilson Silva

Pantanal

Composição de Marcus Viana, arranjo de Gilson Silva

Axé

Gilson Silva

Beatles Sinfônico

Arranjo de John Cacavas

Metal!

Arranjo de Sean O’Loughlin

Bon Jovi Rock Mix

Arranjo de Wolfgang Wössner

Informações

Local

Palácio da Liberdade - Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários, Belo Horizonte

Horário

10h

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400