Conheça o Guia Virtual Interativo do Palácio das Artes

23/12/22

Palácio das Artes

Foto: Paulo Lacerda

Ampliar a experiência do visitante é uma das propostas do Guia Virtual Interativo do Palácio das Artes que estará disponível a partir do dia 23 de fevereiro. Trata-se de um guia virtual para ser acessado pelo celular, em que o público percorre uma jornada de visitação imersiva e divertida, utilizando QR Codes, aos espaços do Palácio das Artes.

 

Por meio de estratégia de gameficação, com recursos de 3D, ferramentas em áudio e vídeo e mapa interativo, o guia ajuda o visitante a entender e aprofundar seu conhecimento sobre a história e os espaços do Palácio das Artes, além de aspectos da arte e da cultura. É um instrumento importante de difusão da informação, com forte potencial turístico, de interação e engajamento.

 

O Guia Virtual Interativo do Palácio das Artes, foi criado pela Interact Place, uma plataforma de guias interativos, e reúne informações sobre a história de criação do Palácio das Artes e sobre cada um dos espaços. Essa ferramenta permite também a definição do perfil do público frequentador, além de reunir indicadores da visitação. Foram instalados QR CODES nas paredes de vários espaços como Hall, Foyer e Galerias, entre outros locais, e também em totens e displays em acrílico. Os conteúdos são seguros, bilíngues e multimídia.

 

Foto: Paulo Lacerda

 

“Interpretar lugares, espaços e a arte é torná-la mais compreensível. Nesse sentido, por meio do uso da tecnologia, é possível que a experiência do percurso pelas galerias e exposições e a fruição das obras e das informações disponíveis sejam potencializadas, trazendo mais acessibilidade e múltiplas opções para os públicos que visitam os locais, o que impulsiona também a divulgação dos conteúdos produzidos”, diz o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

 

Para Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, essa nova ferramenta vai contribuir para o fortalecimento de pilares de atuação da instituição: democratização e acessibilidade da cultura local e universal; mediação cultural e integração ao turismo cultural. “Ao mesmo tempo em que aliamos tradição e memória, buscamos sempre atualizar e inovar as estratégias de difusão, acessibilidade e formação de público e novas plateias. Com o Guia Virtual Interativo, por meio de um design criativo e de Experiência também a favor do conhecimento, iremos ampliar ainda mais nosso programa de Mediação Cultural, que permitirá maior interatividade e integração do Palácio das Artes com a sociedade, colaborando para o sentimento de pertencimento. Estamos muito felizes com o resultado desse novo formato tecnológico que abriga nosso conteúdo, pois torna a comunicação pública mais acessível em uma multiplataforma. Esperamos que essa bem-sucedida parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico seja estendida para outros projetos”, comemora.

 

Eliane Parreiras ressalta, ainda, que é muito simbólico o Palácio das Artes ganhar um Guia Virtual Interativo no período em que completa 50 anos, pois, além de fortalecer e revigorar sua atuação, aponta para o futuro em sintonia com os novos tempos e os avanços tecnológicos.

 

Foto: Paulo Lacerda

O Guia Virtual Interativo do Palácio das Artes é um dos projetos desenvolvidos na última edição do Seed MG, programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE, que reúne uma série de iniciativas governamentais que buscam impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e fortalecer a cultura empreendedora no Estado.

 

O Superintendente de Inovação Tecnológica da SEDE, Pedro Emboava Vaz, acrescenta: “A tecnologia e inovação não só permeiam cada vez mais as nossas vidas, como serão fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado e suas implementações para a cultura e o turismo serão extremamente importantes”.

 

Criada em 2018, a Interact Place é uma startup com o propósito de ser referência no setor de turistech e economia criativa, além de criar um ambiente que gere valor para o ecossistema turístico, cultural e de visitação dos espaços públicos e privados. Em 2021, foi escolhida pela maior aceleradora pública do Brasil, o Seed – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, e em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, BHTEC, IEBT, e a Fundação Clóvis Salgado, para lançar a plataforma de guias interativos Interact Place, que pretende colaborar com o desenvolvimento do turismo de maneira tecnológica e inteligente

 

Para Guilherme Frade, CEO da Interact Place, a criação do Guia Virtual Interativo do Palácio das Artes faz parte da realização de um sonho. “Para um rapaz, curioso, que sempre adorou saber das coisas e seus porquês, ajudar na criação de uma plataforma que democratiza o turismo e a cultura e poder mostrar histórias e curiosidades de espaços tão importantes como o Palácio das Artes, é um grande prazer! Só temos a agradecer o apoio que recebemos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do concurso de aceleração de startups SEED, que nos conectou com excelentes profissionais e nos permitiu dar um salto em tecnologia e negócios, e também agradecer o apoio de toda a equipe da Fundação Clóvis Salgado, importante parceira para desenvolvermos e lançarmos nossa solução, que nos enche de aprendizados a cada interação”.

 

JORNADA DE CONHECIMENTO – Com o Guia Virtual Interativo do Palácio das Artes, o visitante poderá fazer uma visita auto-guiada com o próprio celular e, ao conhecer a história e características do espaço, se tornar um propagador da experiência vivida durante a visitação, impactando na formação do público e no aumento do engajamento com o espaço.

 

Patrimônio cultural de Minas, o Palácio das Artes é um dos mais importantes centros culturais da América Latina e tem sua origem a partir da encomenda do então Prefeito JK de um projeto original ao arquiteto Oscar Niemeyer. Com 50 anos de atuação, o Palácio das Artes é um espaço múltiplo e diverso, com oferta cultural em todas as linguagens artísticas, além de sediar o Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART) e os corpos artísticos: Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais e Cia de Dança Palácio das Artes. O Guia possibilitará conhecer mais dessa verdadeira usina de cultura, sua história e interagir com ela, criando novas formas de experimentar e vivenciar o espaço cultural.

 

Assim, o novo formato apresentado no Guia Virtual Interativo do Palácio das Artes apresenta uma jornada única que percorre todos os seus espaços. A jornada “Conhecendo o Palácio das Artes”, possui 27 QR Codes espalhados pelo Hall, o Foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, a PQNA Galeria Pedro Moraleida, o Cine Humberto Mauro, o Café do Palácio, a Galeria Aberta Amilcar de Castro, as Galerias Genesco Murta, Mari’Stella Tristão e Arlinda Corrêa Lima, a Midiateca João Etienne Filho, o Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), o Teatro João Ceschiatti e a Sala Juvenal Dias.

 

Durante o percurso, o público encontrará informações desde a criação do Palácio das Artes, de sua arquitetura, dos espaços e das personalidades que os nomeiam, além de histórias e curiosidades vividas no centro cultural. As interações possuem conteúdos multimídia, enquetes e quizzes.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Informações

Local

Palácio das Artes

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400