CLMG e OSMG interpretam canções do Grande Circo Místico

31/10/21

Exibição nas Mídias Sociais da Fundação Clóvis Salgado | facebook.com/fundacaoclovissalgado e no Instagram (@fcs.palaciodasartes)

 Respeitável público! No próximo domingo (31), a partir das 10h, a Fundação Clóvis Salgado celebra o legado das artes circenses com o lançamento de uma gravação inédita do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpretando canções do espetáculo O Grande Circo Místico (1983), compostas por Chico Buarque e Edu Lobo.

A homenagem aos artistas de circo traça uma divertida narrativa em torno da vivência dos músicos com a arte da “palhaçaria”.  A Direção Musical é do Maestro Titular da OSMG, Silvio Viegas, e da Maestrina Associada ao CLMG, Lara Tanaka, e as canções foram arranjadas especialmente para a ocasião pelo maestro Mateus Araújo.

A produção possui a participação especial de Adriana Morales (Palhaça Benedita Jacarandá) e Tiago Mafra (Palhaço Sabonete), atores e diretores do Grupo Trampulim. O lançamento acontece pelas páginas da Fundação Clóvis Salgado no Instagram e no Facebook.

Além de reforçar a importância do trabalho dos artistas circenses, a gravação conta com uma criativa referência ao modo de consumo de conteúdos artísticos na contemporaneidade:

A apresentação foi editada como uma live – os músicos aparecem na tela como “reações”, à esquerda, os cantores são os “comentários”, à direita, e os membros da produção aparecem como os visitantes da live.

O Grande Circo Místico serviu de inspiração para diversas obras, e é agora homenageado pelos Corpos Artísticos da FCS de forma inédita e exclusivamente virtual!

Respeitando todos os protocolos de segurança e sob a exigência de testagem para toda a equipe envolvida, membros do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais se reuniram com os palhaços convidados na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, para a gravação do vídeo.

Participaram da gravação presencial três coralistas e seis músicos, além dos atores convidados. Os demais membros de ambos os Corpos Artísticos participaram da gravação de suas residências.

 

CONFIRA O RELEASE NA ÍNTEGRA

 

O vídeo O Grande Circo Místico – Homenagem ao Circo e aos artistas circenses  integra o projeto #PalácioEmSuaCompanhia e é realizado pelo Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizado pela Appa – Arte e Cultura. Tem o patrocínio Master da Cemig, AngloGold Ashanti e Unimed-BHInstituto Unimed-BH¹, além do patrocínio da Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas. Todos os incentivos são através das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

Informações

Local

Exibição nas Mídias Sociais da Fundação Clóvis Salgado | facebook.com/fundacaoclovissalgado e no Instagram (@fcs.palaciodasartes)

Classificação

Livre