Dia do Pequeno Artista | Cefart

12/10/19

Jardins Internos do Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado oferece, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, uma programação inédita e especial dedicada à garotada: o Dia do Pequeno Artista. Os Jardins do Palácio das Artes estarão abertos para receber crianças, pais, mães e acompanhantes com apresentações artísticas, atividades formativas e brincadeiras voltadas para os pequenos. Esse evento possui correlização da Appa – Arte e Cultura.

O dia começa com o Concerto para Bebês, um espetáculo cênico/musical para primeira infância que trabalha diversas expressões artísticas (música, teatro, dança e circo) com foco específico no desenvolvimento e estímulo às crianças na primeira infância (até 6 anos). Segundo Fabrício Martins, Coordenador do Programa de Residências para Pesquisas Artísticas do Cefart, o concerto será uma oportunidade para interação direta do público com a produção musical. “A criança terá a chance de se aproximar dos músicos e tocar nos instrumentos, participando da apresentação e construindo mutuamente as canções”, explica Martins. Em seguida, o grupo de teatro Fazmerir apresenta a divertida história “A Primeira Morte da Morte”, com o teatro de Bonecos Mamulengos. Na trama, as crianças poderão conhecer a história da personagem Rosinha e sua vida no sertão nordestino. O grupo teatral é formado por atrizes e atores com pesquisas que investigam o contexto atual, a cultura popular e as questões sociais, apresentando montagens de forma lúdica.

Foto: Paulo Lacerda

Ao meio-dia, o Coral Infanto Juvenil do Cefart apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, da renascença ao moderno, da música erudita à música folclórica e popular, em vários idiomas e estilos. Formado por jovens cantores, com faixa etária entre 8 e 16 anos, o Coral exerce um importante papel para a descoberta e estímulo de talentos para o canto.

Além das atividades artísticas voltadas para as crianças, o Dia do Pequeno Artista contará com atividades formativas, como Oficina de Aquarela e Montagem e a Oficina de Brinquedos, que ensinará como fazer um Barandandão – estrutura de barbante e papel crepom, que no balanço forma diversos padrões rítmicos e geométricos. Durante a tarde, as crianças também poderão trocar seus brinquedos, aprendendo alguns princípios de economia solidária, e ler os livros infanto-juvenis da Midiateca do Cefart no Espaço da Leitura.

O Cine Humberto Mauro também entra na brincadeira e exibe uma programação especial de animações e curtas metragens a partir das 14h. Os curtas foram apresentados na mostra FESTCURTAS desse ano, e agora voltam em uma seleção especial para o Dia do Pequeno Artista. “O projeto busca abarcar todas as áreas possíveis do desenvolvimento artístico, inclusive a produção áudio visual. É um divertimento que entretém não somente os pequenos, mas todos que possuem interesse na formação pela arte”, destaca Martins. A partir das 15h, o educador Rodrigo Libânio animará os visitantes com a ação Brinquedos Cantarolantes, uma hora de histórias cantadas e jogos educativos confeccionados com material reaproveitado.

Durante todo o dia, os participantes poderão desfrutar do espaço lúdico montado para crianças e pais. O destaque fica com o Planetário Móvel da UFMG, montado em uma tenda inflável com telas semiesféricas, nas quais são projetadas imagens das estrelas e dos planetas. O projeto faz parte das atividades do Observatório Astronômico Frei Rosário e é coordenado pelo professor Renato Las Casas. As crianças também terão brinquedos infláveis e monitores acompanhando todas as atividades, além de contarem com refeições e guloseimas especiais fornecidas pelo Café do Palácio das Artes e pela Dona Nuvem (sorveteria especializada em algodão doce).

Uma Equipe do Cefart também estará presente para orientar os pais sobre as inscrições no Processo Seletivo de 2020. Estão abertas, até 13 de outubro (domingo), as inscrições para a Escola de Artes Visuais (60 vagas), sendo distribuídas entre os módulos de Arte e Educação (15), Curadoria (15), Expografia (15) e Produção (15); a Escola de Dança (40 vagas), a Escola de Música (45 vagas), sendo 15 para o Coral Infantojuvenil e 30 para o Curso Básico em Música; a Escola de Teatro (40 vagas) e a Escola de Tecnologia da Cena (30 vagas), divididas entre os módulos de Auxiliar de Cenotecnia (15) e Figurinista (15).

 

Programação Completa:

10h – Concerto para Bebês

11h – Oficina de Aquarelas e Colagem

11h – Teatro de Bonecos – Grupo Fazmerir

12h – Coral infanto-juvenil

13h – Contação de histórias

14h – Cineminha*

15h – Show Brinquedos Cantarolantes com Rodrigo Libânio Christo

16h – Feira de Troca de Brinquedos

16h – Oficina de Barangandão

17h – Encerramento

*Retirada de ingressos com 30min de antecedência.

Mapa Ilustrativo:

 

 

 

Informações

Local

Jardins Internos do Palácio das Artes

Horário

10h

Duração

7h

Classificação

Livre

Informações para o público

(31) 3236-7400