Dia do Pequeno Artista | Juntos Novamente

23/10/21

Palácio das Artes

 

A Fundação Clóvis Salgado oferece, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – CEFART, uma nova edição do Dia do Pequeno Artista, com programação inédita e gratuita, em homenagem às crianças. O evento acontece no próximo sábado (23/10), de 10h até 16h, e ocupa a Galeria Mari’Stella Tristão, o Teatro João Ceschiatti e o Cine Humberto Mauro. Os Jardins do Palácio das Artes também estarão abertos para receber crianças, pais, mães e acompanhantes com apresentações artísticas, atividades formativas e brincadeiras voltadas para os pequenos.

A programação será hibrida, e contará com a transmissão dos espetáculos presenciais realizados no Teatro João Ceschiatti por meio do Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube. Durante o Dia do Pequeno Artista também serão disponibilizados três vídeos no Canal, com artistas dos Corpos Artísticos da FCS – André Brant, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Melina Peixoto, do Coral Lírico de Minas Gerais, e Cristiano Reis, da Cia. de Dança Palácio das Artes –  respondendo perguntas feitas por crianças de várias idades, acerca do trabalho com a arte.

“Temos muitas crianças estudando arte no Cefart, mas ainda assim, os eventos voltados especificamente para os pequenos são poucos. Realizamos o Dia do Pequeno Artista com muito carinho, para trazer esse público infantil ao Palácio das Artes”, relata Fabrício Martins, Gerente de Extensão do Cefart. “Desde nossa primeira edição, em 2019, fomos surpreendidos por uma recepção muito calorosa das crianças e familiares. Isso faz com que esperemos ansiosamente a chegada do mês de outubro, para repetirmos esse dia tão especial”, celebra Martins, ressaltando que não há uma idade única para usufruir da arte.

As crianças e adultos terão a oportunidade de aprender, de forma lúdica e divertida, sobre a importância de utilizar máscara, higienizar as mãos e respeitar o distanciamento social. A atividade será conduzida pelos atores Doutores Palhaços (Palhaça Demonstração e seus amigos), que guiarão o público através das oficinas artísticas, shows e espetáculos, relembrando a todos a importância dos protocolos de segurança.

 

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o Dia do Pequeno Artista, do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. As atividades da Fundação Clóvis Salgado tem correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

Mostra de Curtas Metragens Animados

Uma mostra de curtas de cinema em animação da Pixar foi preparada especialmente para as crianças, e será apresentada no Cine Humberto Mauro em duas sessões: uma às 10h e outra às 11h15 – as sessões exibirão diferentes curtas-metragens. O CHM contará com uma capacidade máxima de 44 pessoas e dois espaços reservados para cadeirantes, e a sala será higienizada antes da abertura ao público, e logo após o seu uso, inclusive entre sessões. O público deverá sentar-se a distância de 2m entre as ocupações das poltronas e manter as máscaras durante toda a sessão.

 

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E AS SINOPSES DOS FILMES

 

Programação de Oficinas

Serão ofertadas duas oficinas lúdicas – os ingressos são limitados e devem ser retirados pelos links disponibilizados no site da FCS e na descrição abaixo. De 10h até 12h, a oficina Circo para Crianças, com o grupo Circo do Sufoco, estimulará os pequenos a desenvolver habilidades como criatividade, expressão, coordenação motora, concentração e criação coletiva por meio de jogos e brincadeiras, malabares e equilibrismo. As inscrições podem ser feitas aqui.

De 14h até 16h, a oficina Arte para Crianças, com Val Armanelli, buscará desenvolver as habilidades criativas e sensoriais das crianças através do desenho artístico, pela percepção das formas e cores e da criação de personagens e histórias. As inscrições para essa oficina podem ser feitas aqui.

As oficinas acontecerão na Galeria Maristela Tristão, e terão o limite de 12 crianças por vez. Serão 3 blocos de oficinas de circo e criação artística de 30 minutos, com intervalos de 10 minutos para higienização entre elas. Tanto os instrumentos de circo quanto os materiais para a oficina de arte serão individuais, oferecidos pela Fundação Clóvis Salgado, e não poderão ser compartilhados entre as crianças.

 

Programação de Apresentações Artísticas

O Teatro João Ceschiatti também será palco para um espetáculo inédito para a criançada. Às 11h, Bárbara Flor apresenta a performance “Eu e tu puxa o rabo do tatu”, uma apresentação que reúne teatro, contação de histórias, mamulengo, artes marciais e música. A partir de 13h, o Teatro recebe o ator Mimo Bambu em “O Catador de Risos”, espetáculo de mímica e palhaçaria para todas as idades. Às 15h é a vez do Grupo Maria Cutia com a apresentação de teatro “Na Roda”, um espetáculo interativo com repertório de canções tradicionais do Vale do Jequitinhonha e do norte de Minas Gerais. Todos os espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo Canal da FCS no Youtube, para que os pequenos assistam também de suas casas – com exceção da transmissão do espetáculo “Na Roda”, que será às 17h.

As apresentações no Teatro João Ceschiatti seguirão os mesmos protocolos do Cine Humberto Mauro, com capacidade máxima de 50 pessoas. A sala será higienizada antes da abertura ao público e durante todo o dia, e o público deverá sentar-se a distância de 2m entre as poltronas, mantendo as máscaras o tempo todo.

 

Programação diversa para os pais

Enquanto as crianças se divertem, os pais também podem aproveitar a programação diversa das galerias de arte do Palácio das Artes. A exposição sensorial e imersiva “Palácio das Artes: 50 anos em 5 atos”, que celebra cinquentenário do espaço cultural, segue aberta na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Já na Galeria Arlinda Corrêa Lima, o público pode conferir a exposição “Assim como os jardins…”, da artista visual paulistana Mariana Palma, que convida todos a um encontro com a magnitude de seus jardins em tela. Na PQNA Galeria Pedro Moraleida o público terá a oportunidade de conferir a exposição “Arte do barro, Arte na vida”, com trabalhos de quatro ceramistas mineiros da cidade de Caraí: Margarida Ferreira Silva, Zé Maria Alves da Silva, Rosana Pereira e Geralda Batista.

 

 

Programação Completa | Dia do Pequeno Artista | Juntos Novamente

 

CINEMINHA

10H-12H – Mostra de Curtas-metragens

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E AS SINOPSES DOS FILMES

 

OFICINAS

10H-12H – Circo para Crianças, com Circo do Sufoco

14H-16H – Arte para Crianças, com Val Armanelli

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS*

11h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Bárbara Flor em “Eu e tu puxa o rabo do tatu”

13h – TEATRO – Mimo Bambu em “O Catador de Risos”

15h – TEATRO – Grupo Maria Cutia em “Na Roda”

 

*Transmissão ao vivo pelo Canal da FCS no Youtube, com exceção da transmissão do espetáculo “Na Roda” que será às 17h.

 

ON-LINE

Entrevistas com Pequenos Artistas

 

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

Informações

Local

Palácio das Artes