Edital de Seleção de novos estudantes 2022 | Cursos Regulares do CEFART

12/01/22 - 14/04/22

Cefart - Centro de Formação Artística e Tecnológica

Para o ano letivo de 2022, um dos mais tradicionais centros de formação artística de Minas Gerais continua garantindo qualidade, abrangência e otimização do ensino para alunos e professores. Ao todo, são ofertadas 389 vagas em 16 diferentes cursos das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena, além do projeto permanente de extensão Coral Infantojuvenil. As aulas iniciam-se em maio de 2022, e serão ministradas, em sua maioria, em formato presencial.

 

Editais e etapas de seleção

 

PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA

Informamos que o prazo para realização da matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo para novos alunos dos cursos regulares do Cefart 2022 foi prorrogado até 29 de abril (sexta-feira). As vagas remanescentes daqueles que não concluírem até a data o procedimento on-line serão disponibilizadas para eventuais candidatos classificados como excedentes a partir da segunda-feira, 02 de maio. O link para realizar a matrícula, assim como o passo-a-passo, foram informados pela Secretaria Escolar do Cefart por e-mail. As aulas se iniciarão a partir do dia 02 de maio de 2022.

As matrículas dos candidatos aprovados nos Resultados Finais deste processo seletivo serão realizadas de forma totalmente virtual entre os dias 25 e 29 de abril. Todos os candidatos aptos receberão nos próximos dias e-mail da Secretaria Escolar do Cefart contendo as instruções detalhadas para realização de suas matrículas.

Plantão de matrícula: no dia 25 de abril, das 14h30 às 21h, e nos dias 26 e 27 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 21h, os candidatos aprovados que tiverem alguma dificuldade para realização da matrícula remota ou upload de toda a documentação, poderão entrar em contato por meio dos números abaixo:

1) Whatsapp: (31) 99400-1347
2) Telefone: (31) 3236-7471/7308 | (31) 3308-4700

As aulas se iniciarão a partir do dia 02 de maio de 2022.

Os candidatos excedentes poderão ser convocados a qualquer momento a partir do dia 02 de maio. Neste caso, é importante ficar atento ao seu e-mail cadastrado no ato de inscrição e também nesta página.

 

 

CHAMADA DE EXCEDENTES

RESULTADO FINAL

 

 

 

RECURSOS

 

 

 

Escola de Artes Visuais

 

RESULTADOS

 

ETAPAS DE SELEÇÃO

 

INSCRIÇÃO

EDITAL

 

 

Escola de Dança

 

RESULTADOS

 

ETAPAS DE SELEÇÃO

 

INSCRIÇÃO

 

EDITAL

 

 

Escola de Música

 

RESULTADOS

 

 

ETAPAS DE SELEÇÃO

 

INSCRIÇÃO

 

EDITAL

 

 

Escola de Teatro

 

RESULTADOS

 

 

 

ETAPAS DE SELEÇÃO

 

INSCRIÇÃO

 

EDITAL

 

 

 

Escola de Tecnologia da Cena

 

RESULTADOS

ETAPAS DE SELEÇÃO

 

INSCRIÇÃO

 

EDITAL

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre o Cefart e o processo seletivo de novos estudantes:

 

Para o ano letivo de 2022, um dos mais tradicionais centros de formação artística de Minas Gerais continua garantindo qualidade, abrangência e otimização do ensino para alunos e professores. A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, anuncia a abertura de inscrições para seus Cursos Regulares em Artes, que podem ser realizadas gratuitamente do dia 12 até o dia 31 de janeiro de 2022 através de formulário on-line.

 

Ao todo, são ofertadas 389 vagas em 16 diferentes cursos das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena, além do projeto permanente de extensão Coral Infantojuvenil. As aulas iniciam-se em maio de 2022, e serão ministradas, em sua maioria, em formato presencial.

 

Segundo Marta Guerra, Diretora do Cefart, o edital de 2022 chega com muita potência para reafirmar o Centro de Formação da Fundação Clóvis Salgado como referência no meio acadêmico, cultural e de inclusão digital.

 

Após a consolidação do Cefart Virtual como plataforma de ensino remoto, as Escolas se preparam para um ano de retomadas presenciais, com muita segurança e empenho. “Com o novo edital, fortalecemos a ampliação de alunos e otimizamos o acesso aos cursos, que mantém a inscrição on-line e gratuita. Além disso, a qualificação técnica dos cursos, que abordam todas as áreas do segmento artístico com modalidades abrangentes, atende aos interesses de uma diversa gama de candidatos”, celebra.

 

Escola de Dança | Foto: Paulo Lacerda

A Gerente de Ensino do Cefart Piedra Magnani chama a atenção para a volta das atividades presenciais, que já acontecem de forma gradual desde a segunda metade de 2021. “O Cefart Virtual possibilitou a formação de outros públicos fora da região metropolitana de Belo Horizonte, alcançando pessoas de outros estados, mas a modalidade de ensino presencial continua sendo a essência dos cursos de arte. É fundamental que tenhamos os encontros práticos, os laboratórios, e tudo que os cursos possuem como diferencial. Pensando no incremento das ferramentas de ensino a partir das tecnologias remotas, o Cefart mantém a plataforma virtual como apoio pedagógico.”

 

Os cursos seguem com apoio pontual da plataforma de ensino remoto Cefart Virtual, implementada no último ano como medida temporária de contingenciamento e prevenção à pandemia, que se consolidou como ferramenta essencial para compartilhar conteúdos teóricos e práticos. Os Cursos Regulares do Cefart disponibilizam vagas para as diversas faixas etárias, entre jovens, adultos e idosos.

 

A Fundação Clóvis Salgado e o Cefart desejam boas-vindas aos alunos que vão inaugurar, após um longo período de aulas exclusivamente remotas, as demandas de formação artística e cultural de forma presencial e segura.

 

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam as Inscrições para os Cursos Regulares do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. As atividades da FCS tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster da CemigAngloGold Ashanti,  ArcellorMittal e Instituto Unimed-BH¹. Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O evento conta também com apoio cultural do Hermes Pardini.

¹ O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

 

VAGAS E CURSOS OFERTADOS

 

  • A Escola de Artes Visuais oferece 100 vagas, sendo distribuídas entre os cursos de Arte e Educação (30), Básico de Curadoria (30), Básico de Expografia (30) e FIC Assistente de Produção Cultural (10).
  • A Escola de Dança oferece 60 vagas, dividas entre Curso Básico (20), Curso Pré-Técnico (20) e Curso Técnico em Dança (20).
  • A Escola de Música, oferece 109 vagas, distribuídas entre Coral Infantojuvenil (15), Curso Básico (54), Curso de Regência de Bandas (20 vagas, e Curso de Musicalização para Adultos (20).
  • A Escola de Teatro oferece 60 vagas, ofertadas para Curso Técnico, divididas entre os turnos manhã (20) e noite (20), e para o Curso Laboratório de Investigação Cênica Digital (20).
  • Já a Escola de Tecnologia da Cena oferece 60 vagas, dividas entre os cursos FIC Auxiliar de Cenotecnia (15), FIC Figurinista (15), FIC Iluminador Cênico (15) e FIC Sonoplasta (15).

 

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

 

A inscrição para os Cursos Regulares do Cefart é isenta de qualquer taxa. Para realizá-la, o candidato deve preencher o formulário do respectivo Curso de interesse, disponível nesta página. Os interessados deverão observar os pré-requisitos como idade mínima, escolaridade e experiência na área de interesse.

 

No ato da inscrição, os candidatos aos cursos Técnicos em Dança ou em Teatro devem ficar atentos à escolha para as vagas de livre concorrência ou àquelas que estão reservadas às pessoas que estudam ou estudaram integralmente em escola pública e que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas.

 

Sobre as vagas, vale destacar que o Cefart reserva 50% daquelas destinadas aos cursos Técnicos para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental ou Médio em Escolas Públicas. Para dúvidas a respeito do edital, os interessados podem enviar e-mail para cefart@fcs.mg.gov.br ou entrar em contato pelos números de WhatsApp (31) 99400-1347 e (31) 99400-1341, de 9h às 17h.

 

O Processo Seletivo será realizado virtualmente para todos os cursos das Escolas de Artes Visuais, Música e Tecnologia da Cena, e nas Escolas de Dança e de Teatro a seleção terá etapas virtuais e presenciais intercaladas. As provas serão realizadas a partir de 9 de fevereiro até 30 de março de 2022, e o resultado final será publicado no site da FCS a partir das 18h de 14 de abril de 2022. No momento da matrícula, os candidatos aprovados deverão entregar a documentação conforme previsto no Edital.

 

 

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

Informações

Local

Cefart - Centro de Formação Artística e Tecnológica

Informações para o público

(31) 3236-7400