Exposição ACERVO - FCS

27/01/23 - 26/02/23

PQNA Galeria Pedro Moraleida

 

A Fundação Clóvis Salgado inicia o ano com uma exposição inédita que ressalta a importância do acervo artístico da instituição. A mostra Acervo – FCS, que ocupa a PQNA Galeria Pedro Moraleida de 27 de janeiro a 26 de fevereiro de 2023, conta com obras em diferentes suportes e figurações, que fizeram parte de exposições no complexo cultural do Palácio das Artes e na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, e hoje compõem o acervo da Instituição. A mostra possibilita o acesso do público a diferentes faces e vivências presentes nos trabalhos de Andrea Lana, Beatriz Milhazes, Carlos Wolney, Fernando Lucchesi, Franz Krajcberg, Irma Renault, Miguel Gontijo, Nemer, e Sara Ávila.

Independentemente dos recortes, materiais ou conceituais, o acervo da Fundação Clóvis Salgado é constituído por grandes nomes.  A mostra Acervo – FCS celebra esse conjunto de obras e artistas, que já compuseram as mais diversas exposições de artes plásticas. Sem um recorte temático estabelecido e tratando a palavra “acervo” por sua definição de conjunto não obrigatoriamente ordenado, a mostra consolida, mais uma vez, a política de preservação da instituição. Construída ao longo de décadas, essa política segue reafirmando seu caráter público de difusão das artes plásticas em Minas Gerais.

 

Obra de Miguel Gontijo

História e preservação – Acervo – FCS dá continuidade à série de exposições que divulgam as obras pertencentes à FCS, adquiridas por meio de doações realizadas por artistas que já expuseram nas Galerias do Palácio das Artes. A periodicidade das mostras de acervo da FCS, praticada nas décadas de 1980 e 1990, foi retomada em 2013 com a aquisição de obras do Prêmio Marcantônio Vilaça, grande parceiro da instituição. Desde então, diversos artistas contemporâneas realizaram doações à instituição, fortalecendo e diversificando o acervo.

Em 2017, a mostra Grandes Nomes – Acervo (2017), exposição itinerante que circulou pelas cidades mineiras Cataguazes, Ouro Preto, e Congonhas, inaugurou o espaço da PQNA Galeria Pedro Moradeida, no Palácio das Artes. A Fundação Clóvis Salgado também realizou as mostras Acervo Gravuras (2018), que ocupou o espaço Viaduto das Artes, no bairro Barreiro (Belo Horizonte); Acervo Desenhos (2018); Acervo Objetos (2018); Acervo Figurinos (2018), Acervo Fotografias (2019), Acervo Retratos (2021); e Acervo Cidade Imaginária (2022).

 

Informações

Local

PQNA Galeria Pedro Moraleida

Horário

 

 

Classificação

Livre