FCS e Palácio das Artes inauguram o Programa CAMINHOS DA ARTE, voltado para a transformação social em Brumadinho

23/11/20

Brumadinho | Minas Gerais

Carlinhos Brown é o convidado especial para a palestra de abertura do programa Caminhos da Arte. Foto: Magali Moraes

A cidade de Brumadinho passou por momentos muito difíceis e para contribuir com o fortalecimento dos valores culturais locais, da autoconfiança da comunidade e do ambiente cultural, foi criado o programa “Caminhos da Arte”. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores de Brumadinho, estimulando a retomada gradual das atividades criativas, dando a oportunidade para um público jovem e adulto participar de vivências e atividades formativas artísticas.

Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Palácio das Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, com o patrocínio da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO, Caminhos da Arte é um grande programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. A iniciativa tem um escopo amplo de atuação que se estenderá pelo período de 1 ano.

Em função das medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, a primeira etapa do projeto será realizada em formato virtual, visando garantir a segurança dos participantes e envolvidos. A previsão para o próximo ano é que as atividades aconteçam de forma presencial.

A programação de atividades online oferece palestras, conversas com artistas, educadores e articuladores de Brumadinho e de outras regiões do país, além de oficinas exclusivas para moradores do município. As atividades formadoras, profissionalizantes e reflexivas terão início no dia 24 de novembro e as inscrições para as oficinas encerram-se no dia 16 de novembro. Toda a programação é gratuita.

 

ARTE QUE INSPIRA • ARTE QUE LIBERTA • ARTE QUE TRANSFORMA

O programa Caminhos da Arte tem como esferas norteadoras três princípios: Técnico – evidenciando o potencial de geração de emprego, renda e atividades econômicas; Artístico – que fomenta a expressão cultural e a inclusão social e de Bem-estar, como fator motivador da qualidade de vida humana. Todas as atividades foram pensadas para o desenvolvimento individual e coletivo.

“Estamos muito felizes com a realização do programa Caminhos da Arte, pela chance que ele nos dá de contribuir com o fortalecimento da identidade local, agregando novos saberes e ofícios, gerando atividades econômicas e renda para jovens e adultos por meio de inovações possíveis no campo da arte. É a possibilidade de geração de impacto social, econômico e humano que a arte e a cultura possuem. Nos orgulha muito contar com a parceria da Caterpillar e da iSSO neste programa, viabilizando ações de formação cultural de relevância para as comunidades de Brumadinho”, comemora Eliane Parreiras, Presidente da Fundação Clóvis Salgado.

Um dos propósitos básicos do programa Caminhos da Arte é a criação de uma Rede de apoio da iniciativa privada e sociedade civil, por meio do poder transformador da arte e da cultura, para fomento da comunidade local e geração de impacto social, econômico e humano.

 

PALESTRA DE ABERTURA

violonista André Luís. Foto: Gabriel Neves

O cantor, compositor e instrumentista CARLINHOS BROWN é o convidado especial para a palestra de abertura do programa Caminhos da Arte, no dia 23 de novembro, às 19h. Ele vai relatar sua história artística e os caminhos que trilhou até conquistar o espaço que ocupa hoje na Música Popular Brasilerira. A abertra contará também com performance musical do violonista ANDRE LUÍS, artista de Brumadinho. O evento será transmitido pelo site do programa. O link será disponibilizado pelas redes sociais do programa (@cdabrum) e também aqui no site da Fundação Clóvis Salgado.

 

EDUCATIVO

Uma equipe de Professores do Cefart irá produzir e disponibilizar no site do programa uma série de conteúdos voltados para o aproveitamento integral das atividades e assuntos apresentados durante a programação. São reflexões sobre conteúdos educativos e experiências práticas – desde primeira infância até adolescentes e para professores (que podem, inclusive, utilizar o conteúdo em aulas on-line).

Esse programa é realizado pela Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Governo de Minas Gerais/ Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado, com o patrocínio da Catterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO. Este programa tem, também, a APPA Aarte e Cultura como co-realizadora.

 

SOBRE A FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO / PALÁCIO DAS ARTES

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) atua nas áreas de produção artística, difusão e formação cultural. Em seus espaços – Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e Serraria Souza Pinto, a diversificada programação oferecida atinge diretamente mais de 600 mil pessoas por ano. Artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita e popular, ópera e teatro são algumas das possibilidades de fruição, produção e formação incorporadas e reconhecidas na essência da Fundação Clóvis Salgado. Em permanente diálogo entre tradição e contemporaneidade, a atuação de seus Corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Ates, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – permite a realização de grandes produções operísticas, concertos, espetáculos de dança contemporânea e performances. Essa atuação complexa e transversal faz da Fundação Clóvis Salgado uma das instituições únicas no mundo e a torna estratégica para implementação e execução de políticas públicas de cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social.

 

SOBRE CATERPILLAR

Desde 1925, a Caterpillar Inc. tem ajudado nossos clientes a construir um mundo melhor – tornando o progresso sustentável possível e impulsionando mudanças positivas em todos os continentes. Com vendas e receitas de US $ 53,8 bilhões em 2019, a Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Os serviços oferecidos ao longo do ciclo de vida do produto, as tecnologias de ponta e décadas de experiência em produtos diferenciam a Caterpillar, fornecendo valor excepcional para ajudar nossos clientes a ter sucesso. A empresa opera principalmente por meio de três segmentos principais – Indústrias de Construção, Indústrias de Recursos e Energia & Transporte – e fornece financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. Para obter mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar nas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media.

 

SOBRE O iSSO

O Instituto Social Sotreq, conhecido como iSSO, é uma Organização da Sociedade Civil cujo propósito é valorizar o potencial humano e contribuir com a sustentabilidade. Fundado em 9 de junho de 2005, segue investindo em projetos sociais nas áreas de capacitação profissional e socioambiental no território nacional. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que reconhece o valor de cada cidadão, estimulando a contribuição de todos e respeitando a diversidade social, econômica e cultural. Mais informações no site https://isso.org.br

Informações

Local

Brumadinho | Minas Gerais