MOSTRA DE FORMATURA | Alunos do Curso de Música do Cefart

30/05/21

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube

Imagem: Paulo Lacerda.

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge – apresentam a Mostra de Formatura de Alunos do Curso de Música, disponibilizada por meio de gravação pelo Canal da FCS no YouTube a partir do dia 30 de maio de 2021.

A Mostra possui orientação dos professores da Escola de Música do Cefart e celebra a formatura dos nove alunos Ivan Conceição de Souza (violão), Leandro Pereira de Souza (violão), Gustavo Henrique Batista Zanandrez (violão), Maíra Silva Barcellos (violão), Iago Confort (violão), Leonardo Santos Alvarenga (clarinete), Isabelle Magalhães Alves (flauta transversal), Alicia Monsalve (contrabaixo), e Victor Hugo Faria de Oliveira (sonata).

Devido à continuidade das medidas para contingenciamento da pandemia, a Mostra de Formatura, que estava programada para o fim de 2020, foi adiada para maio de 2021. O repertório do Recital contempla grandes composições eruditas e populares, dando continuidade ao tradicional rito de passagem, que encerra o Curso Básico de Música do Cefart.

Com duração de três anos, o Curso tem como objetivo formar o músico performer – cantor ou instrumentista – com conhecimento específico na área de performance musical, para atuar como solista ou camerista, em orquestras, corais e outras formações musicais, assim como compor grupos musicais profissionais ou amadores.

A capacitação dos alunos se dá por meio de estudos de instrumento musical ou canto erudito, aliados à prática de teoria musical. O intuito é desenvolver o potencial artístico do aluno e otimizar suas habilidades para a performance, a criação e a apreciação musical, sempre incentivando a produção musical individual e coletiva. O aluno realiza o percurso do Curso Básico de Música com a aprendizagem do instrumento indicado durante o processo seletivo, em conjunto com disciplinas responsáveis por sua formação musical inicial, tais como Apreciação Musical, Percepção Musical e Percepção Rítmica.

O Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, apresentam a Mostra de Formatura de Alunos do Curso de Música, que tem a correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da Cemig e Unimed-BHInstituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

Recital remoto – A apresentação dos formandos do Curso Básico de Música foi gravada na Sala Juvenal Dias, palco que já comporta a Mostra em seu formato presencial. Seguindo todos os protocolos de segurança, os formandos se apresentaram individualmente, em sequência. De acordo com o Coordenador Artístico do Cefart, Fabricio Martins, cada música apresentada foi escolhida pelos próprios formandos e, posteriormente, encaminhada aos professores.

Um dos alunos, Iago Confort, tocará duas obras do compositor Ulisses Rocha. O formando em violão afirma que o critério utilizado para as escolhas foi o de priorizar o violão brasileiro e violonistas contemporâneos. “Além disso, a ótima adaptação ao ensino remoto do professor Dudu Barreto foi essencial para um bom acompanhamento pedagógico”, garante o formando.

A professora de flauta, Nara Franca, destaca a importância do acompanhamento presencial aos alunos, apesar do esforço e adaptação ao universo on-line. Ao ser questionada acerca das dificuldades de ensinar durante a pandemia, Franca relata que as questões emocionais do período comprometem, naturalmente, a produtividade dos músicos. “Procuramos, durante esse período de formação, lecionar de forma a levar maior qualidade aos alunos da Escola de Música”, ressalta a Professora.

 

Programa:

Ivan Conceição de Souza – Violão

Esperança, de Aníbal Augusto Sardinha (Garoto)

Prelúdio N° 3, de Heitor Villas Lobo

 

Leandro Pereira de Souza – Violão

Noite de Lua, de Dilermando Reis

Prelúdio N° 3, de Villa Lobos

Inspiração, de Garoto

 

Gustavo Henrique Batista Zanandrez – Violão

Vals Venezolano N° 3, deAntônio Lauro

Valseana, de Sérgio Assad

Choros N° 1, de Heitor Villa-Lobos

 

Maíra Silva Barcellos – Violão

Caixa de Fósforo, de Othon G. R Filho

Noturno, de E. Marangc

 

Leonardo Santos Alvarenga – Clarinete

Melodia para clarinete solo, de Osvaldo Lacerda

 

Isabelle Magalhães Alves – Flauta transversal

Sonatina em ré maior, de Radamés Gnattali

 

Alicia Monsalve – Contrabaixo

Teppo’s Ten plus Two, movs. 8 a 12, de Teppo Hauta-aho

 

Iago Confort – Violão

Rio Acima, de Ulisses Rocha

Toledo, Ralph Towner

Emotiva n°1, Hélio Delmiro

 

Informações

Local

Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube