Inscrições abertas para os cursos do programa CAMINHOS DA ARTE: FCS em Brumadinho

01/02/22 - 12/03/22

Brumadinho, Minas Gerais

 

Possibilitar que moradores de Brumadinho e região explorem ao máximo as potencialidades da arte e da cultura, gerem renda e restaurem seu bem-estar. Esses são alguns dos objetivos do programa Caminhos da Arte, realizado pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, cujas inscrições para os Cursos de Livre Iniciação e Capacitação foram prorrogadas até o dia 11 de março.

 

Nesta terceira etapa do programa, são ofertados somente para pessoas de Brumadinho e região 20 vagas para cada um dos sete cursos: “DJ”, “Grafite”, “Iluminação”, “Design de Moda”, “Sonorização”, “Contação de Histórias” e “Interpretação para TV e Cinema”. Também estão sendo oferecidas 40 vagas – divididas em duas turmas – para o curso de “Dança de Salão”. Todas as atividades são 100% gratuitas e foram definidas a partir das demandas da própria população da cidade, feitas por meio de pesquisas.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de março pelo site do Caminhos da Arte e também abaixo. Os resultados dos selecionados de cada curso serão enviados por e-mail/telefone aos alunos contemplados até o dia 15 de março. As aulas serão ministradas presencialmente na Estação Cidadania, em Brumadinho, entre os dias 19 de março a 21 de maio de 2022, sempre aos sábados. Cada curso terá carga horária total de 36h, sendo 4h por semana, com exceção do curso de “Dança de Salão”, que tem carga horária total de 18h, sendo 2h por sábado.

 

Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo programa Caminhos da Arte.

 

De mãos dadas com Brumadinho

No dia 12 de março, das 10h às 15h, na Estação Cidadania, será realizado um evento de abertura da terceira etapa, com feirinha de produtos locais, apresentações artísticas no palco e entrega do kit de boas-vindas aos participantes dos cursos e uma possível repescagem de inscrições.

 

O evento também contará com a presença do Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira; da presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras; do Prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos; do Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, Marcos Paulo de Andrade Amabis; além de representantes da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO e da diretora do Cefart, Marta Guerra.

 

A Estação Cidadania está localizada na Rua A, Conceição de Itaguaí, n° 673-325.

OFICINAS

  • DJ: o curso oferece conteúdos de seleção, mixagem, sequência e produção de músicas;

  • Interpretação para TV e Cinema: os alunos serão orientados a respeito do jogo de encenação em todos os aspectos, seja na TV, teatro ou cinema.

  • Grafite: a oficina busca apresentar o grafite enquanto uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas, composta por desenhos e pinturas feitos em paredes, muros etc;

  • Design de Moda: a partir de estudos de conceitos e fundamentos da moda, os alunos irão explorar as relações com o vestuário e com a história da arte, além de aprender sobre criação e customização de roupas e adereços;

  • Dança de Salão: a oficina tem como principal objetivo a iniciação dos alunos à dança, possibilitando o desenvolvimento da criatividade, da noção corporal, da musicalidade e da percepção do outro e de si;

  • Sonorização: a oficina apresentará os elementos necessários para a utilização do áudio em diferentes produções, desde a captação do som ao acabamento final.

  • Contação de Histórias: o objetivo é introduzir as técnicas básicas como o uso de recursos vocais de modulação, a variação de intensidade da voz, o uso de onomatopeias para dar movimentos à palavra e ritmo à narrativa.

  • Iluminação: os participantes serão introduzidos ao ofício dos iluminadores envolvidos na criação, montagem e operação dos sistemas e projetos de iluminação;

 

O programa Caminhos da Arte é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO, com o patrocínio da CATERPILLAR. Este programa tem também o INSTITUTO SOCIAL SOTREQ – iSSO como parceiro investidor, a PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHO como apoiadora e a APPA ARTE E CULTURA como co-realizadora.

 

ARTE QUE INSPIRA • ARTE QUE LIBERTA • ARTE QUE TRANSFORMA

O programa Caminhos da Arte tem como esferas norteadoras três princípios: Técnico – evidenciando o potencial de geração de emprego, renda e atividades econômicas; Artístico – que fomenta a expressão cultural e a inclusão social e de Bem-estar, como fator motivador da qualidade de vida humana.

Baseando-se na arte e na educação como caminhos para o desenvolvimento individual e coletivo, o programa possui ainda três eixos conceituais: Arte que Inspira, Arte que Liberta e Arte que Transforma, que norteiam as atividades oferecidas.

 

SOBRE CATERPILLAR

Desde 1925, a Caterpillar Inc. tem ajudado nossos clientes a construir um mundo melhor – tornando o progresso sustentável possível e impulsionando mudanças positivas em todos os continentes. Com vendas e receitas de US $ 53,8 bilhões em 2019, a Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Os serviços oferecidos ao longo do ciclo de vida do produto, as tecnologias de ponta e décadas de experiência em produtos diferenciam a Caterpillar, fornecendo valor excepcional para ajudar nossos clientes a ter sucesso. A empresa opera principalmente por meio de três segmentos principais – Indústrias de Construção, Indústrias de Recursos e Energia & Transporte – e fornece financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. Para obter mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar nas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media/

SOBRE O INSTITUTO SOCIAL SOTREQ – iSSO

O Instituto Social Sotreq, conhecido como iSSO, é uma Organização da Sociedade Civil cujo propósito é valorizar o potencial humano e contribuir com a sustentabilidade. Fundado em 9 de junho de 2005, segue investindo em projetos sociais nas áreas de capacitação profissional e socioambiental no território nacional. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que reconhece o valor de cada cidadão, estimulando a contribuição de todos e respeitando a diversidade social, econômica e cultural. Mais informações no site https://isso.org.br /

SOBRE O CEFART

O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

SOBRE A FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO / PALÁCIO DAS ARTES

Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem o campo onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Informações

Local

Brumadinho, Minas Gerais

Classificação

Livre

Informações para o público

http://cdabrumadinho.com.br/