FORUMDOC.BH – 25º Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte

18/11/21 - 02/12/21

Cine Humberto Mauro e Site ForumDoc

A Vida é Sempre Um Mistério (2019)

 

 Em edição de 25 anos do festival, o tema dos Arquivos é o substantivo que atravessa a programação das três mostras, com vídeo-instalação e fórum de debates, em atividades que acontecem, em formato híbrido, a partir de 18 de novembro

 

 Ao longo de seus 24 anos, o forumdoc.bh  contribuiu para a formação de público interessado no seu segmento – do cinema documentário e etnográfico, com o maior número de edições realizadas no estado de Minas Gerais e um dos mais longevos eventos voltados ao documentário no país.

Na edição de 2021, que acontecerá entre 18 de novembro a 2 de dezembro em plataforma online e presencialmente no Cine Humberto Mauro e no Espaço Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, serão exibidos 46 filmes em três mostras inéditas.

Mostra “Desaparecimento e Reaparecimento das Imagens e dos Povos: 35 anos de Vídeo nas Aldeias e 25 anos de Forumdoc.bh”, a “Retrospectiva Karrabing Film Collective”, exibida pela primeira vez na América Latina, e “Mostra Comunidades de Cuidado: fabulações, enfrentamentos e éticas de cura”, junto a um Fórum de debates com 13 atividades, incluindo uma masterclass internacional com a antropóloga Elizabeth Povinelli (EUA), conferência com a multiartista brasileira Castiel Vitorino, uma Manifestação online contra o desaparecimento dos povos indígenas isolados e de seus territórios, além de mesas temáticas, debates e uma video-instalação com curadoria de Vincent Carelli.

Serras da Desordem (2005)

“O FORUMDOC.BH completa 25 edições consecutivas, o que é um desafio e um marco nada fácil de ser atingido. Ao longo da jornada, contou com participação de muitas pessoas tanto da exibição e difusão de cinema especificamente documentário no Brasil e também pelo Fórum de debates e encontro de saberes que é o que singulariza o Festival. O que atravessa o tema e a programação deste ano é a ideia de arquivo não só como possibilidade de resgate em diferentes formatos, mas também o arquivo entendido como construção coletiva de memória e de história, corpo, sonho, afirmação e resistência” – Afirma a curadora Carla Italiano

Produzido pela Associação Filmes de Quintal, o FORUMDOC.BH põe em destaque um cinema documentário interessado na inclusão de novos protagonismos da autoria cinematográfica, que nos últimos anos tem apresentado uma produção potente para renovação do documental como forma expressiva de coletivos e segmentos sociais e étnico-raciais marginalizados, tais como: realizadores e realizadoras indígenas; os cinemas negros, cinemas queer, e os coletivos e autores e autoras de regiões de periferia.

O forumdoc.bh é igualmente reconhecido por apresentar filmes que renovam a linguagem do cinema, com destaque para o espaço interdisciplinar oferecido aos debates públicos e gratuitos, à crítica cinematográfica e também às produções teóricas que diferenciam o FORUMDOC.BH dos demais eventos na área, constituindo-se em um espaço formativo essencial.

Ano 2020 (2021)

“Nessa edição de 25 anos fiz a curadoria junto com Paulo Maia da Retrospectiva Karrabing Film Collective. É uma retrospectiva (a primeira e maior já realizada no Brasil) com oito dos principais filmes do Coletivo de Cinema Karrabing, formado por indígenas australianos do território do norte da Austrália e pela antropóloga estadunidense Elizabeth Povinelli.

Criado em 2007, o coletivo é uma resposta, em grande parte, a uma série de atos bastante violentos do governo australiano contra os povos indígenas do território do norte. Tem sido destaque na produção deles uma linguagem vanguardista e experimental no uso das imagens que, em grande maioria, são produzidas com iphones e com grande liberdade na linguagem e nas abordagens das histórias que confundem as camadas do tempo dos ancestrais e o tempo dos sonhos, muito importante entre os povos aborígenes, e as questões da atualidade como a crise climática e as condições de vida no planeta. Tudo isso em uma linguagem muito inovadora e impactante para os espectadores” –  Todas as atividades são gratuitas e contemplam um público que abrange todas as faixas etárias. A curadoria é assinada por pesquisadores e integrantes do coletivo Filmes de Quintal, conta o curador Roberto Romero

 

A programação da edição 2021 contempla:

* Debate de Abertura – Online, na quinta-feira, 18/11, às 18h30, com convidados de diferentes áreas sobre o tema norteador do festival sobre constituição e resistência de Arquivos e Acervos. Contará com a presença da pesquisadora e escritora Juliana Fausto; o artista e realizador indígena Gustavo Caboco; e o pesquisador Marcelo Zelig.

* Retrospectiva “Karrabing Film Collective” – Exibição e debate da produção audiovisual do coletivo de mídia indígena Karrabing Film Collective, sediado nos territórios do norte da Austrália com a presença de povos indígenas deste território com a antropóloga Elizabeth Povinelli, em 8 filmes inovadores que apresentam a saga dos Karrabing e a sua luta incessante por suas vidas e terras junto dos ancestrais. | Curadoria por Paulo Maia e Roberto Romero. | Acompanha uma Conferência com a realizadora e antropóloga estadunidense Elizabeth Povinelli no domingo, 28/11, às 20h, com tradução simultânea em português e LIBRAS.

* Mostra “Comunidades de cuidado: fabulações, enfrentamentos e éticas de cura” – Composta por filmes contemporâneos e históricos, majoritariamente brasileiros, acerca da construção de comunidades por meio de práticas e formas de cuidado, com atenção para éticas de cura. Os filmes são principalmente realizados por sujeitos pertencentes a comunidades indígenas, negras, cigana e LGBTQIA+, desse modo trazendo um importante panorama de questões relevantes aos tempos atuais. Totaliza 19 obras. | Curadoria por Arthur Medrado, Carla Italiano, Cora Lima, Milene Migliano. | Acompanha uma conferência nacional com Castiel Vitorino (21/11 com tradução em LIBRAS, e três mesas temáticas com inscrições prévias gratuitas.

“A mostra “Comunidades de cuidado” vem com filmes, debates, textos, entrevistas, conferência e para provocar encontros que iluminem os cinemas no FORUMDOC.BH 2021. Partindo da pergunta “O que é cura pra você? ”, do filme de Castiel Vitorino Brasileiro, empreendemos uma jornada rumo a imaginar outros modos de fazer cinema, imagens e vidas, trazendo para os 25 anos do Festival discussões urgentes no início do século XXI. Como superar o patriarcado, o racismo, a LGBTfobia, o machismo, a misoginia e a xenofobia, enfim, todo esse medo que permeia a nossa vida social, respondemos com amor. Os filmes e debates são organizados a partir de três eixos: As fabulações, enfrentamentos e éticas de cura, entendendo que as comunidades de cuidado extrapolam a categorização que utilizamos para mostrar o que selecionamos ao público. Os filmes são, em sua maioria, produções recentes do audiovisual brasileiro mas temos duas produções anteriores e internacionais que compõem a ideia de superação do status quo que normatiza os corpos e vidas”. Afirma a curadora Milene Migliano.

* Mostra “Desaparecimento e Reaparecimento das Imagens e dos Povos: 35 anos de Vídeo nas Aldeias e 25 anos de Forumdoc.bh”

Criado em 1986, Vídeo nas Aldeias (VNA) é um projeto precursor na área de produção audiovisual indígena no Brasil que visa apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de um produção compartilhada com os povos indígenas. Sua trajetória permitiu criar um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil. Composta por 6 sequências audiovisuais brutas e inéditas selecionadas por Vincent Carelli, criador do VNA, acompanhadas de 11 filmes do VNA e 2 longas brasileiros sobre os povos indígenas isolados ou de recente contato, a mostra totaliza 18 obras e é acompanhada pela vídeo-instalação abaixo. | Curadoria por Cláudia Mesquita, Júnia Torres, Luísa Lanna, Renata Otto e Ruben Caixeta. | Acompanha uma Manifestação online com lideranças indígenas e indigenistas em 20/11, às 18h, e dois debates presenciais com Vincent Carelli, em 23 e 24/11, no Palácio das Artes.

*Vídeo-instalação: “Inéditos inevitáveis numa experiência sensorial: fragmentos do Acervo Vídeo nas Aldeias” – Espaço Mari’Stella Tristão do Palácio das Artes – 18/11 a 02/12. Projeção de seis trechos audiovisuais inéditos e de conjunto fotográfico como amostra do acervo gerado durante 35 anos pelo projeto Vídeo nas Aldeias, em sequências brutas que aparecem como se estivessem esperando para se mostrarem.

Da mostra/instalação, as rodas de conversa on line ou presenciais serão uma oportunidade para debatermos as sequências fílmicas da instalação e as relações que elas inscrevem, remontando aos primeiros tempos do projeto VNA, sobre a devolutiva e a circulação das imagens dos povos indígenas; e sobre os desafios que se colocam para a sua memória, em especial para o Acervo do Vídeo nas Aldeias. Por fim, faremos um manifesto online (a partir de imagens e vozes e cantos), com a presença de indigenistas, lideranças e comunicadores indígenas, na defesa dos povos indígenas isolados, na luta pela sua vida e território. Afirma o curador Ruben Caixeta

 

*Fórum de debates

Atividades formativas que articulam os temas e questões mobilizados pelos filmes exibidos nas mostras. Inclui também três debates pré-gravados disponibilizados no Youtube desde o início da programação.

[Formato Presencial – Palácio das Artes/BH]

Dois debates presenciais com a presença de Vincent Carelli: em 23 de nov., às 19h, sobre a vídeo-instalação; em 24 de nov., às 19h, debatendo filmes em torno de povos isolados e de recente contato. Presencial no Cine Humberto Mauro/Palácio das Artes, sujeito à lotação do espaço.

[Formato Online – Youtube]

Mesa-Manifestação Contra o Desaparecimento dos Povos Indígenas Isolados e de seus Territórios [20/11, às 18h]

Mesa “No princípio só existiam filmes karrabing”: Retrospectiva Karrabing Film Collective, com a pesquisadora Kênia Freitas, a liderança indígena Olinda Tupinambá e o professor Renato Sztutman [25/11, às 19h]

Conferência com a realizadora e antropóloga estadunidense Elizabeth Povinelli [28/11, às 20h]

[Formato Online – seminário Zoom]

Com inscrições prévias gratuitas entre 5 e 15 de novembro em formulário nas redes sociais do evento. Da mostra “Comunidades de Cuidado”:

Conferência com a multiartista Castiel Vitorino Brasileiro, em 21/11 às 16h, mediação da pesquisadora Tatiana Carvalho Costa.

Mesa 1. “Enfrentamentos, ou corpo como memória” [22/11, 19h] com Gabriela Gaia, professora e pesquisadora de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, o realizador Vladimir Seixas e a artista Priscila Rezende.

Mesa 2. “Éticas de curas, ou corpo como sonho e ancestralidade” [28/11, às 16h] com Makota Cassia Kidoialê, mestra no Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango (BH), Abiniel Nascimento, diretor de dois curtas na mostra, e a liderança e realizadora Sueli Maxakali.

Mesa 3. “Fabulações, ou corpo como arquivo” [01/12, às 15h], com o artista Ronaldo Serruya, a historiadora e performer Fredda Amorim e as integrantes do Arquivo Mangue.

*Arte e Catálogo

O percurso do festival também é composto pela publicação dos catálogos, com fortuna crítica pensada pelas comissões curatoriais reunindo coleções bibliográficas de referência. Distribuído gratuitamente online e impresso, difunde e democratiza tais debates ao publicar autoras e autores engajados numa reflexão  sobre  cinema contemporâneo, arquivos e memórias, tornando-se uma publicação consolidada como material de referência por mais de duas décadas. Em sua identidade visual, o forumdoc.bh.2021 conta com o trabalho do reconhecido artista Moisés Patrício que se apresenta pela série fotográfica Aceita?, realizada desde 2014, e pela série de assemblages Amarra-ação, também em processo desde 2019, ambas em consonância com esta edição do festival. Marco Chagas, design gráfico e ilustrador convidado para atuação no desenvolvimento do projeto gráfico, cria os vetores das linhas que compõem o material de divulgação das redes sociais.

*O festival conta com o patrocínio do Itaú Cultural via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, Fundo Estadual de MG e BDMG Cultural, com apoio da Fundação Clóvis Salgado e FAFICH-UFMG.

 

Ficha Técnica:

Organização Associação Filmes de Quintal: Andreza Vieira, Arthur Medrado, Carla Italiano, Cláudia Mesquita, Cora Lima, Daniel Ribeiro Duarte, Glaura Cardoso Vale, Júnia Torres, Luísa Lanna, Milene Migliano, Paulo Maia, Renata Otto, Roberto Romero e Ruben Caixeta

Coordenação de produção: Carla Italiano

Curadorias: “Comunidades de Cuidado”: Milene Migliano, Arthur Medrado, Cora Lima, Carla Italiano

“Retrospectiva Karrabing Film Collective”: Paulo Maia, Roberto Romero

“Desaparecimento e reaparecimento das imagens e dos povos”: Renata Otto, Ruben Caixeta, Júnia Torres, Cláudia Mesquita, Luísa Lanna

Coordenação de arte e catálogo: Glaura Cardoso Vale

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

 

Serviços:

Forumdoc.bh – 25º Festival do Filme Documentário e Etnográfico

De 18 de novembro a 2 de dezembro de 2021

Site: www.forumdoc.org.br  

Instagram e Facebook: @forumdoc.bh

Gratuito

Classificação: confira programação

Informações

Local

Cine Humberto Mauro e Site ForumDoc