Foto em Pauta – Exposição COSMOPOLÍTICAS

01/06/22 - 17/09/22

CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais

 

A mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que fez parte da 11ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, passa a ocupar a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até 17 de setembro de 2022 (sábado). A exposição, assinada pelos curadores Pedro David e João Castilho, juntos de Eugênio Sávio, curador geral do Festival, reúne obras de 12 artistas brasileiros que trabalham com a fotografia em torno de uma política da natureza que ocorre através dos corpos, das ausências e dos territórios.

 

A mostra apresenta obras dos fotógrafos Araquém Alcântara, Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Francilins, Gilvan Barreto, Julia Baumfeld, Luisa Dörr, Paulo Nazareth e Tuane Eggers. Além disso, a expoisção conta com quatro vídeos da série “Flecha Selvagem”, parte do SELVAGEM Ciclo de Estudos. O eixo temático Cosmopolíticas, que une as imagens como um fio condutor, foi cunhado pela filósofa e historiadora belga Isabelle Stengers.

 

A ideia de Cosmopolítica se dá como uma tentativa de politizar o fazer científico, dando espaço a teorias que por vezes foram desconsideradas pelos estudos tradicionais. A desqualificação de diferentes formas de abranger a natureza – como a magia, por exemplo – é confrontada. No pensamento cosmopolítico, deve-se levar a sério, discutir e, acima de tudo, problematizar a própria ciência moderna, reconhecendo a existência de diferentes formas de se enxergar o mundo.

 

A mostra reafirma a importância da itinerância do Festival de Fotografia de Tiradentes, que ocupa a CâmeraSete – espaço de referência na capital mineira, tanto para a difusão do próprio trabalho dos fotógrafos selecionados, quanto para a manutenção desse espaço tão necessário, dedicado exclusivamente à fotografia.

 

Ministério do TurismoGoverno de Minas GeraisSecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a exposição Foto em Pauta – Cosmopolíticas, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura e do Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes, patrocínio máster da CemigArcellorMittalInstituto Unimed-BH¹, AngloGold Ashanti e Usiminas,  e patrocínio prata da Vivo, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura. Tem apoio cultural da CBMM e do Itaú.

 

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

 

 

Novos caminhos – A mostra Cosmopolíticas surge a partir de um processo curatorial que encerra a trilogia de caravanas realizadas pelos curadores nos últimos anos, seguindo um novo rumo de pesquisa e escolha das obras. O projeto Foto em Pauta na Estrada, motivado pela vontade e necessidade de explorar outras regiões brasileiras fora do eixo Rio-São Paulo, apresentou mostras com obras de artistas das regiões Norte, Centro-Oeste e Sul do Brasil. As exposições Luz Do Norte (10ª Edição), Vento Sul (9ª Edição), e Transoeste (8ª Edição), ocuparam a CâmeraSete com imagens potentes e reveladoras, difundindo a arte de diversos fotógrafos do país.

 

Segundo João Castilho, a metodologia curatorial foi repensada após o encerramento da trilogia. “O projeto Foto em Pauta na Estrada se encerrou, e a partir daí, discutimos o que fazer. Propus a ideia de ‘Cosmopolítica’, a partir dos estudos de Isabelle Stengers, que desenvolveu essa ideia no final dos anos 1990. A lógica é compreender uma política da terra, que leve em consideração menos a política tradicional dos homens, colocando outros elementos em foco, sejam eles humanos ou não humanos”, explica Castilho.

 

Cosmopolíticas traz para discussão – e para dentro da fotografia – formas de ouvir através do tempo do outro. Com uma curadoria abrangente, a mostra busca elucidar uma política efetiva, não importada de cima para baixo, decolonial. “A partir dessa proposição, buscamos obras que trabalham dentro de uma perspectiva da paisagem, da composição de um território. Observamos também as cosmopolíticas dos ‘fantasmas’, aqueles que não possuem voz política, como desaparecidos que retornam – as obras buscam trazer esses entes, a essas sombras. A temática das obras também envolve a presença dos corpos, com imagens em retrato. Todas as fotografias passam pela lógica de um respiro, de lugares que precisam ser escutados. Elas se dissolvem nesse conceito, que as permeia”, diz Castilho.

 

Diferentes formas de reivindicar o mundo – Para Pedro David, a inédita Cosmopolíticas surge com uma lógica de curadoria “tradicional”, realizada a partir de uma busca por trabalhos que dialogaram com a temática proposta. “Nós, que nos consideramos mais artistas que curadores, temos muito carinho pelo Festival. Uma vez que nos propomos realizar uma curadoria sem a provocação que os artistas nos oferecem, o primeiro passo foi discutir a tese central”.

 

“A Cosmopolítica é uma questão muito contemporânea, e que tem muita relação com a própria proposição artística. Lendo sobre, encontrei o que acredito ser o papel do artista, que tem uma maneira particular, própria de lidar com o mundo: de fazer política, de se expressar, de se colocar, de sobreviver, de tentar mudar o mundo e de trabalhar. O artista traz a forma de reivindicar a realidade de uma maneira diferente, com outras linguagens, outros assuntos”. Para David, uma exposição coletiva é como uma escrita textual: é preciso encadear os parágrafos em uma ordem que faça sentido e que corrobore com o fio condutor.

 

 

A mostra traz um recorte do que os curadores identificaram, entre obras de artistas de todos o país, como possível para a ideia da Cosmopolítica. “No próprio Festival observamos muitos trabalhos. Isso é muito importante nas nossas curadorias, pois é um festival inclusivo e com muita adesão de fotógrafos com material para expor. Há oportunidade de leitura de portfólio, de forma muito aberta, com muita conversa e encontro. Isso vai para dentro da nossa curadoria também”, conta David.

 

 

O curador destaca que a mostra não é apenas uma reunião de bons trabalhos, mas de obras diversas que formam uma unidade contundente. “Reunimos obras de amigos, colegas de trabalho, e pessoas que vimos dentro do Festival. Até mesmo artistas que não conhecíamos, mas nos propusemos a convidar. Dentro desses doze artistas, temos referências desde quando começamos a fotografar, até pessoas que partiram de um portfólio recente. Essa diversidade é muito importante: convidamos ídolos e colegas, pessoas que vieram a nós em diversos momentos. O curador tem uma importância grande para que os artistas tenham esse acesso. Por isso essa mistura: trabalhos de quem está começando e trabalhos já antigos e estabelecidos”.

 

 

 

Sobre a própria criação artística e seus desdobramentos, Pedro David destaca que o objetivo se difere das produções comuns que servem a uma lógica do capital. “O produto que criamos é inútil: não é um produto comum, não é para um cliente específico, não possui uma utilidade específica. A utilidade é discutir, clarear, trazer questionamentos. Produzimos diferente e vivemos diferente, por causa dessa ideia. A própria arte é uma cosmopolítica”, conclui David.

 

 

 

Foto em Pauta – Com o objetivo de trazer para Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira, o Foto em Pauta é uma iniciativa que acontece na capital mineira desde 2004 e fomenta o diálogo entre público e autores. Nos encontros, o público tem a chance não só de conhecer as obras de grandes fotógrafos, mas também conversar com os artistas, em debates abertos ao público. Depois de oito anos de sucesso do projeto Foto em Pauta, foi criado o Festival de Fotografia na cidade de Tiradentes, que acontece no primeiro semestre do ano, entre o Carnaval e a Semana Santa, e conta com atividades ministradas por grandes nomes da fotografia no Brasil e no mundo.

Informações

Local

CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais

Horário

Terça-feira a sábado, das 9h30 às 21h

Informações para o público

(31) 3222-6917