História Permanente do Cinema Especial | Cinema e Psicanálise

09/07/21

Plataforma cinehumbertomauroMais e Canal da FCS no YouTube

O Homem do Braço de Ouro (1955), de Otto Preminger

A Fundação Clóvis Salgado anuncia a sessão especial da série História Permanente do Cinema Especial Cinema e Psicanálise, que contempla o longa O Homem do Braço de Ouro (1955), de Otto Preminger. O debate será transmitido ao vivo simultaneamente pelo Canal da FCS no YouTube e pela plataforma CineHumbertoMauroMAIS, no dia 9 de julho de 2021 (sexta-feira), às 19h. Durante o bate-papo, o público poderá interagir com comentários e perguntas, que serão respondidas pelo debatedor.

O longa entra em cartaz pela plataforma CineHumbertoMauroMAIS uma semana antes, no dia 2 de julho de 2021 (sexta-feira), e será comentado por Maria Wilma de Faria, psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). A narrativa de O Homem do Braço de Ouro se passa em Chicago e apresenta um excelente carteador, Frankie Machine (Frank Sinatra), que tem dois problemas: Zosch (Eleanor Parker), sua esposa inválida por quem se sente responsável, e principalmente sua dependência das drogas, da qual tenta mas não consegue se libertar. Em contrapartida, tem a seu favor um forte envolvimento com Molly (Kim Novak), uma mulher que o ama de verdade e o apoia sempre que possível.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a sessão especial “História Permanente do Cinema | Cinema e Psicanálise”, que integra o projeto Palácio em Sua Companhia. O evento tem a correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da Cemig, AngloGold AshantiUnimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da Codemge, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Informações

Local

Plataforma cinehumbertomauroMais e Canal da FCS no YouTube