RESULTADO | Cursos de Extensão do CEFART

07/10/21

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart

Imagem: Paulo Lacerda

 

A Fundação Clóvis Salgado abre as inscrições para os Cursos de Extensão gratuitos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart com ingresso no mês de outubro e início das aulas em novembro do ano letivo de 2021. Serão oferecidas 296 vagas por meio de 13 diferentes cursos, nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologias da Cena, todos ministrados na modalidade 100% virtual, utilizando a plataforma de ensino remoto exclusiva Cefart Virtual.

Todos cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line, com link disponível abaixo. A seleção é feita pelos professores responsáveis pelos cursos, a partir da apresentação de documentos e informações de acordo com cada curso. Os cursos são voltados tanto aos próprios alunos dos cursos regulares do Cefart quanto para o público externo interessado. O objetivo do programa de cursos de extensão do Cefart é ampliar o alcance da formação proposta pelo Cefart a diversos públicos e atualizar os conhecimentos de estudantes e profissionais de todas as áreas artísticas.

ACESSE AQUI O EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 17/2021

ACESSE AQUI O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

 

ACESSE AQUI A LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS

 

 

AVISO: Foram relatados problemas técnicos de acesso dos candidatos ao formulário de inscrição. Informamos que o formulário foi revisto e se encontra funcionando normalmente. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para cefart@fcs.mg.gov.br. Agradecemos pela compreensão.

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Inscrições: de 07/10 a 22/10

Resultado: 03/11

Pré-matrícula: 03/11 até 08/11

Confirmação da matrícula: 08/11 até 15/11

Duração dos cursos: 15/11 Término: até 22/12/21

 

CURSOS OFERTADOS 

ESCOLA DE ARTES VISUAIS

Curso Técnicas de cinema para criação de vídeos no celular (80 vagas)

O curso pretende sensibilizar os participantes para criação de poéticas em audiovisual a partir do conhecimento de técnicas básicas de cinema que possibilitem o aprimoramento do uso do celular para criações em vídeo.

Professor: Renato Gaia. Graduado em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atua nas áreas de cinema, vídeo e artes visuais desenvolvendo pesquisas e obras que exploram novas linguagens e possibilidades. Idealizador da Mostra Disseminação, coordenou e produziu este projeto durante uma década em Belo Horizonte. Atualmente leciona na ELA – Arena da Cultura como professor de audiovisual e no Cefart na área de Artes Visuais/Produção Cultural.

Dia/Horário: Terças-feiras, das 14h00 às 17h00

Carga horária: 12 horas

Período do curso: 16/11/21 até  07/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Necessário possuir aparelho de celular com internet. O player de gravação de vídeo do celular deve conter o recurso “PAUSE” (este APP pode ser baixado). Sem outros pré-requisitos.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

 

Curso Intervenção urbana: artes visuais e os espaços urbanos como campo de experiências e intervenções artísticas (40 vagas)

O curso se propõe a realizar um estudo teórico e introdutório das práticas de intervenção urbana, assim como permitir a compreensão da arte urbana como meio de comunicação, correlacionando a arte e a construção dos espaços de troca de saberes e experiências.

Professor: Giovane Diniz. Artista plástico, licenciado em Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais (UEMG). Iniciou seus estudos em Artes na Escola de Artes Rodrigo Melo Franco de Andrade (EARMFA) da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Atualmente é professor e mediador cultural na Escola de Artes Visuais do Cefart.

Horário: Quintas-feiras, das 15h00 às 17h00

Carga horária: 10 horas

Período do curso: 18/11/21 até 16/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

 

Curso O Museu é o mundo: olhares da pandemia (20 vagas)

Em passeios por espaços públicos, no curso os alunos vão observar, fotografar, fazer vídeos e descrever por textos o ambiente “pós-onda roxa”, apropriando-se do conceito de “cidade museu”.

Professora: Janaína Beling Garcia. Arquiteta e urbanista (PUC-Minas) e possui licenciatura em Artes Visuais (Claretiano).

Dia da semana: O curso será realizado 100% de forma assíncrona (aulas remotas), sendo que o estudante poderá acessar o conteúdo e realizar suas atividades ao longo do tempo previsto de duração do curso.

Carga horária: 10h

Período do curso: 22/11/21 até 03/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter concluído o ensino médio.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

 

 

ESCOLA DE DANÇA

Curso Metodologia Paola Rettore: resultado de pesquisa sobre o método de criação Paola Rettore e a melhoria na qualidade de vida (20 vagas)

Neste curso, será apresentado o resultado de uma pesquisa sobre a implementação da Metodologia de Criação Paola Rettore, impulsionada pela gerência de Recursos Humanos em uma empresa, que visa trabalhar através de estruturas composicionais de criação artística, o uso do movimento e o conhecimento postural para promoção de saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Professora: Paola Rettore. Paola Rettore é artista e pedagoga/UEMG, mestre em Artes/UFMG, especialista em Arte e Contemporaneidade/UEMG; especialista em Sistema Laban/Bartenieff/FAV/RJ. Irlen R1 Screenner – Fundação Hospital de Olhos e Irlen Institute. Foi bailarina e assistente de direção da CDPA/MG e Supervisora Pedagógica do CEFART/FCS. Coreógrafa do Grupo Galpão e Coordenadora Corpo -Escola de Dança. Cocoordenadora da Escuela de Exploradores de La Danza – Equador.

Dias: 16/11, 17/11 e 18/11

Horário: de 16h00 às 18h00

Carga horária: 06 horas

Período do curso: 16/11/21 até  18/11/21

PRÉ-REQUISITOS: o curso é direcionado para gestores, profissionais de RH, diretores e professores, entre outros públicos interessados.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Carta de intenção (a ser enviada no formulário de inscrição).

 

Curso Danças afro-brasileiras: estudos em poéticas negras para criação em dança (20 vagas)

O curso tem como princípios artístico-pedagógicos pensar a dança afro-brasileira no contexto cênico como um projeto corporal de emancipação de dança, de estéticas negras afrocentradas e antirracistas. Ele traz uma investigação das possibilidades de criação contemporânea a partir de estéticas negras e suas poéticas políticas, entendendo-a como um modo de pensar, perceber, sentir e ser que visa decolonizar e ressignificar as representações de corpos negros na Dança/Arte Educação em nossa sociedade. Por meio de aulas teóricas/práticas, o curso visa possibilitar aos participantes noções básicas de técnicas de danças afro-brasileiras para o contexto cênico, o histórico da dança afro no Brasil, e estimular a criação de novas epistemologias de estéticas negras no âmbito da criação da dança contemporânea.

Professor: Jadiel Ferreira dos Santos. Ativista negro da dança e LGBTQI+, acadêmico comprometido com as narrativas e pautas políticas, artísticas e educacionais da população negra e LGBTQI+, ente outros movimentos sociais. Pesquisador, dançarino, coreógrafo e arteeducador atuante desde 1995. É natural de Maceió-Al, mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (PPGDANCA), graduado em Dança – Licenciatura, pela Universidade Federal de Alagoas. Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais.

Dia/Horário: Segundas-feiras, das 18h00 às 20h00

Carga horária: 10 horas

Período do curso: 22/11/21 até  20/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter idade mínima de 15 anos e ser residente no estado de Minas Gerais.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Ordem de inscrição no formulário on-line. OBS: 05 (cinco) vagas serão destinadas exclusivamente para a ONG “Lá da Favelinha”.

 

 

ESCOLA DE MÚSICA 

Curso Introdução à Instrumentação e Orquestração (20 vagas)

O curso aborda os fundamentos da instrumentação e orquestração que podem ser aplicados a qualquer gênero ou estilo musical. Pretende aprofundar nos aspectos artísticos e técnicos da Instrumentação e da Orquestração, suas particularidades expressivas, e trazer exemplos de orquestração em obras icônicas da música instrumental e vocal de diversos compositores e períodos, a partir de Vivaldi e Mozart.

Professor: Andersen Viana. PhD em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com especializações na Accademia Chigiana di Siena, Arts Academy of Rome, Reale Accademia Filarmonica di Bologna (Itália) e no Royal College of Music in Stockholm (Suécia). Obteve 31 premiações por sua obra (418 títulos) no Brasil, Itália, França, Bélgica, Espanha, Alemanha e EUA.

Dia/Horário: Segundas-feiras (a primeira aula, no dia 16/11, será em uma terça-feira), das 14h00 às 17h00

Carga horária: 18 horas

Período do curso: 16/11/21 até 20/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter leitura musical fluente, bom solfejo, ter estudado teoria elementar da música, possuir ouvido musical e percepção sonora aguçada. Caso tenha estudado “Harmonia”, isto é recomendado.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Necessário envio de Currículo (a ser enviado no preenchimento do formulário de inscrição).

 

Curso Improvisação musical on-line para todos os instrumentos | Módulo 2 (8 vagas)

O curso possibilitará a compreensão dos mecanismos e prática da improvisação sob a ótica da música popular, com enfoque no jazz, blues e MPBI (Música Popular Brasileira Instrumental).

Professor: Felipe Guerzoni. Mestre em música pela UFMG, licenciado em música com habilitação em violão erudito pela UEMG e graduado em guitarra elétrica pela Los Angeles Músic Academy (LAMA). Estudou com Frank Gambale, Nelson Faria, Jeff Richman, Ian Guest, dentre outros. É autor do método “Leitura à primeira vista para guitarristas e violonistas”, publicado pela editora Irmãos Vitale. É professor efetivo de percepção musical do CEFART. Atuou ao lado de artistas como Elba Ramalho, Lenine, Luiz Melodia, Nelson Faria, Chico César, Cliff Korman, dentre outros.

Dia/Horário: Segundas-feiras, das 19h00 às 20h40

Período do curso: 22/11/21 até 13/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter concluído o módulo 1 do curso (ministrado em agosto e setembro de 2021). Ser instrumentista. Possuir conexão de internet 4G e equipamentos de áudio (caixas de som com volume satisfatório para que o estudante interaja com os playalongs fornecidos durante a aula). Ter conhecimento de intervalos simples; de acordes maiores e menores e suas representações por cifras; da escala maior nas 12 tonalidades, e ao menos uma das 3 menores (natural, harmônica ou melódica).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Ter participado do módulo 1.

 

Curso Desenvolvimento Prático no Saxofone (3 vagas)

Aula prática instrumental visando proporcionar ao aluno o contato com as principais técnicas (respiração, embocadura, postura, digitação, sonoridade, leitura) e recursos do instrumento saxofone, de acordo com os conceitos e habilidades próprias de uma formação básica.

Professor: Luis Flávio Aguiar Miranda. Bacharel e licenciado em Música pela UFMG e mestre em Performance Musical pela UA (Portugal). Docente com mais de 12 anos de experiência, também participa como solista e camerista em seminários, audições e recitais.

Dia/Horário: Terças-feiras, das 14h00 às 17h00

Carga horária: 06h por aluno.

Período do curso: 16/11/21 até  21/12/21

PRÉ-REQUISITOS: possuir o instrumento saxofone (em boas condições de utilização); disponibilidade para estudar (uma hora por dia); disponibilidade para fazer aulas nas terças-feiras a tarde; ter acesso a internet.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Entrevistas de, no máximo, 20 minutos de duração pelo aplicativo Zoom no dia 26/10, em cronograma a ser divulgado no dia 25/10/2021 nesta página.

 

 

ESCOLA DE TEATRO 

Curso Práticas vocais para a leitura e vocalização de textos teatrais (25 vagas)

Estudo teórico-prático da voz em textos cênicos focalizando a percepção dos elementos que compõem a vocalidade e seus recursos voltados para a composição da cena. Treinamento para o aprimoramento das potencialidades vocais, para a composição e a consciência da partitura vocal, na voz falada ou cantada em cena. Apropriação e autonomia do ator em relação aos parâmetros vocais na prática teatral e no aprofundamento dos elementos que compõem a vocalidade.

Professora: Istéfani Pontes. Atriz, pesquisadora, professora de teatro em disciplinas de atuação e expressão vocal. Investiga, prática e teoricamente, a Iluminação Cênica nas horas vagas. Atualmente é mestranda em Artes Cênicas pela UFOP (desde 2021), com pesquisa sobre o limiar entre os aspectos técnicos e simbólicos da voz na edificação da identidade vocal do sujeito artista em formação, refletindo o exercício da disciplina de Expressão Vocal como um disparador criativo.

Dia/Horário: Terças-feiras, das 14h00 às 16h00

Carga horária: 25 horas – 5 horas por semana (3h de aula assíncrona; e 2h de aula síncrona).

Período do curso: 16/11/21 até 14/12/21

PRÉ-REQUISITOS: alunos(as) de teatro, atores e atrizes e demais interessados no estudo de voz.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Carta de Interesse e Currículo (a serem enviado na ficha de inscrição).

 

Curso Corpo Presente: presença em meios virtuais | Módulo 2 (10 vagas)

Tendo como base a consciência corporal através do movimento, e a partir de técnicas corporais e de exercícios de improvisação, o curso estimulará o trabalho de pesquisa corporal e suas possibilidades de criação no ambiente virtual. Além disso, abordará também: a produção de presença na cena; estudos das práticas corporais; investigação acerca das capacidades expressivas do corpo; e trabalho de autoconhecimento e aprofundamento em termos de criação corporal.

Professora: Polyana Lott. Atriz, bailarina, professora, preparadora corporal e diretora. Docente no Curso Técnico de Teatro do Cefart/Palácio das Artes. Integrante da Cia. Três em Ponto (RJ) e idealizadora do Projeto Corpo Conectado, onde também ministra aulas e oficinas. Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Outro Preto (MG) e especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (SP).

Dia/Horário: Segundas-feiras, das 14h00 às 16h00

Carga horária: 12 horas

Período do curso: 15/11/21 até  20/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Voltado a pessoas acima de 18 anos, com alguma experiência na área. Necessário ter acesso à internet e espaço físico para o trabalho corporal.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Ter participado do Módulo 1.

 

Curso Narrativas mitológicas para a construção de mascaramentos (10 vagas)

O curso visa desenvolver estudos teórico-práticos acerca de mitologias de origem africana para a construção de mascaramentos. Durante os encontros virtuais haverá práticas corpo-sonoras para experimentação de possibilidades expressivas no campo da atuação, com mascaramentos e desenvolvimento de exercício criativo a partir dos estudos.

Professora: Rainy Campos de Sousa. Artista-criadora-docente. Bacharel e licenciada em Teatro pela UFMG. Trabalha como coordenadora dos cursos técnicos de teatro, dança e artes circenses do Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias – CICALT e como docente no CEFART/Palácio das Artes. Integra a Cia. Bando de teatro, o Bloco Magnólia como dançarina e performer, e o movimento segundaPRETA na produção e curadoria. Integrou por 4 anos o projeto de extensão Contos de Mitologia e Literafro na UFMG, pesquisando as mitologias africanas, afro-brasileiras, indígenas e grega.

Dia/Horário: Segundas-feiras, das 18h30 às 21h00

Carga horária: 10 horas

Período do curso: 22/11/21 até  13/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter no mínimo 18 anos; ser artista e/ou estudante de teatro.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: Carta de Intenção (a ser enviada no formulário de inscrição).

 

 

ESCOLA DE TECNOLOGIA DA CENA

Curso Introdução ao Visualizador 3D Capture (20 vagas)

O curso fará uma introdução ao aplicativo Visualizador Capture, apresentando suas características e funcionalidades.

Professor: Geraldo Octaviano de Alvarenga. Ator, iluminador, diretor de teatro e professor, tendo atuado em dezenas de espetáculos cênicos. Atualmente coordena a Escola de Tecnologia da Cena do CEFART /FCS em Belo Horizonte. É mestre em Artes/Teatro pela UFMG, graduado em História pela mesma universidade, e Técnico em Eletrônica pelo CEFET-MG.

Dias/Horário: Quintas e sextas-feira, das 14h00 às 17h00

Carga horária: 06 horas

Período do curso: 16/12/21 até  17/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter acesso a computador com instalação do software Capture, versão 2021, gratuita Student, que pode ser baixada no link https://www.capture.se/Downloads/Download-Capture.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

 

Curso Documentação cênica: ferramentas de planejamento, organização, comunicação e registro (20 vagas)

Através do uso de documentos específicos, o cursa vai apresentar e discutir propostas de organização para o trabalho da técnica para a cena.

Professor: Cristiano Oliveira Araújo. Ator, iluminador, coordenador técnico e professor. Formado pelo CEFART e licenciado em teatro pela UFMG. Integra o Grupo de Teatro Armatrux desde 1999 como ator e coordenador técnico, e a Zula Cia. de Teatro desde 2010 como iluminador e assistente de direção. Como iluminador, em 14 anos, criou projetos de luz para espetáculos do Armatrux, Cia Suspensa, ZAP 18, Cia Clara, Espanca, Burlantins, UFMG e CEFART, dentre outros. Os projetos para shows começaram há 9 anos e somam mais de uma dúzia.

Dia/Horário: Quintas e sextas-feira, das 14h00 às 17h00

Carga horária: 06 horas

Período do curso: 09/12/21 até 10/12/21

PRÉ-REQUISITOS: Ter idade mínima de 16 anos; ser profissional e/ou estudante da técnica para a cena (artistas e produtores).

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A classificação obedecerá a ordem de inscrição no formulário on-line.

 

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam o Processo Seletivo para os Cursos de Extensão do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. As atividades da Fundação Clóvis Salgado tem correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

CEFART VIRTUAL – A plataforma foi implementada a partir de 13 de abril de 2020 como medida temporária de contingenciamento e prevenção à pandemia, segue se consolidando como ferramenta essencial na transmissão de conteúdos teóricos e práticos. Segundo Marta Guerra, Diretora do Cefart, os editais de 2021 chegam com potência para consolidar o Centro de Formação da Fundação Clóvis Salgado como referência no meio acadêmico, cultural e de inclusão digital. “Com o novo edital, fortalecemos a ampliação de alunos e otimizamos o acesso aos cursos, que agora possuem também a inscrição gratuita. Além disso, mantemos a qualificação técnica dos cursos, que abordam todas as áreas do segmento artístico com modalidades híbridas e abrangentes”, celebra.

 

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

Informações

Local

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart