Processo Seletivo | Escolas de Artes Visuais e Tecnologia da Cena

24/07/19 - 14/09/20

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, abre o processo seletivo para os cursos gratuitos da Escola de Artes Visuais e da Escola de Tecnologia da Cena, com ingresso no segundo semestre de 2020. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 9 de agosto de 2020. Serão ofertadas 120 (cento e vinte) vagas: 80 (oitenta) distribuídas entre os quatro cursos básicos da Escola de Artes Visuais (Arte Educação, Curadoria, Expografia e Formação Inicial em Auxiliar de Produção Cultural), e 40 (quarenta) distribuídas entre os dois cursos básicos da Escola de Tecnologia da Cena (Formação Inicial em Iluminador Cênico e Sonoplasta). Para tirar as dúvidas do processo seletivo, uma série de três lives no perfil da FCS no Instagram acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2020 (segunda, terça e quarta-feira), com bate-papos entre os integrantes do corpo docente e da diretoria do Cefart. Este edital possui correalização da Appa – Arte e Cultura.

 

Como medida temporária de prevenção e enfrentamento da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), todos os cursos ofertados no segundo semestre de 2020 serão semipresenciais. As aulas remotas serão realizadas por meio das plataformas eletrônicas Cefart Virtual e WebGiz, já adotadas pela instituição durante o período de isolamento social. Poderão ser utilizados mecanismos de webconferência, por meio de plataformas on-line, como Zoom, Google Meet e Skype. É responsabilidade do estudante dispor do equipamento e da conexão necessária para participar destes encontros. As atividades presenciais serão realizadas somente após autorização das autoridades competentes, respeitando as medidas de saúde, higienização e protocolos de utilização e limite de pessoas por espaços do Cefart e da FCS.

 

Edital 02/2020 | Processo Seletivo Cefart 2º Semestre 2020

Anexo I | Escola de Artes Visuais

Anexo II | Escola de Tecnologia da Cena

Ato 77 | ERRATA Edital 02/2020 

 

Acompanhe as etapas do Processo Seletivo:

 

Inscrições: de 24 de julho a 09 de Agosto de 2020

Solicitação da Isenção de Taxa de Inscrição: até 02 de agosto de 2020
Acesse o Resultado da Solicitação de Isenção

Vencimento do DAE: 12 de agosto de 2020

Acesse as Inscriçōes Habilitadas para a Escola de Artes Visuais
Acesse as Inscriçōes Habilitadas para a Escola de Tecnologia da Cena

Acesse o Cronograma de Entrevistas da Escola de Artes Visuais
Acesse o Reagendamento das Entrevistas da Escola de Artes Visuais
Acesse o
 Cronograma de Entrevistas da Escola de Tecnologia da Cena

Processo Seletivo: de 19 a 31 de agosto de 2020

Resultado Preliminar: 01 de setembro de 2020
Acesse o Resultado Preliminar da Escola de Artes Visuais
Acesse o
Resultado Preliminar da Escola de Tecnologia da Cena

Recurso Edital 02/2020

Resultado Final: 04 de setembro de 2020

Resultado Final | Escola de Artes Visuais | Curso Básico em Arte e Educação

Resultado Final | Escola de Artes Visuais | Curso Básico em Curadoria

Resultado Final | Escola de Artes Visuais | Curso Básico em Expografia

Resultado Final | Escola de Artes Visuais | Formação Inicial em Assistente de Produção Cultural

Resultado Final | Escola de Tecnologia da Cena | Formação Inicial em Iluminador Cênico 

Resultado Final | Escola de Tecnologia da Cena | Formação Inicial em Sonoplasta

Matrículas: de 07 a 10 de setembro de 2020 | Como medida temporária de prevenção, enfrentamento e contingenciamento da epidemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), a apresentação dos documentos dos candidatos selecionados será virtual.

Acesse as Orientaçōes para Matrícula On-line

Início das aulas: 14 de setembro de 2020

 

 

Processo de inscrição – Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico até 12h do dia 9 de agosto de 2020. Os interessados deverão observar os pré-requisitos para cada um dos cursos, como idade mínima, escolaridade e experiência na área de interesse. O valor da inscrição é de R$ 55,00, com vencimento do boleto em 12 de agosto de 2020, e o candidato poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição até o dia 2 de agosto de 2020. A isenção pode ser solicitada por estudantes regularmente matriculados em escolas públicas no ano letivo de 2020 e/ou por aqueles que são membros de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, mediante declaração de estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Processo de seleção e resultado – Os exames de seleção para admissão de novos estudantes serão feitos em etapa única, uma entrevista por meio da plataforma digital Google Meet, a ser agendada entre os dias 19 a 31 agosto de 2020. É responsabilidade do estudante dispor dos equipamentos e da conexão necessária para participar do processo seletivo. A matrícula dos candidatos selecionados será on-line e as orientaçōes para este procedimento estarão disponíveis junto ao resultado final, publicado no site da FCS a partir das 18h do dia 1º de setembro 2020.

 

Tira dúvidas | Série de lives O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart vai apresentar, a partir do dia 27 de julho de 2020, uma série de três lives no perfil da Fundação Clóvis Salgado no Instagram para solucionar dúvidas do público e divulgar o processo de abertura de vagas para as Escolas de Artes Visuais e Tecnologia da Cena. As lives ocorrerão na segunda (27), na terça (28) e na quarta-feira (29). Os participantes são integrantes do corpo docente e da diretoria do Cefart, e além de responder as dúvidas dos interessados no processo seletivo, farão reflexões sobre a produção artística e o cenário cultural durante e após a pandemia. Confira a programação:

 

27/07 | 17h | Tira Dúvidas do Edital

A Diretora do Cefart, Marta Guerra, e o Gerente de Ensino, Lucas Amorim, conversam sobre os desafios impostos ao ensino da arte durante o período de isolamento social, sobre as medidas adotadas pelo Cefart para continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, e esclarecem as dúvidas dos candidatos relacionadas ao processo seletivo do Cefart para ingresso no segundo semestre de 2020.

28/07 | 18h | Aula Aberta da Escola de Tecnologia da Cena

Os professores e coordenadores da Escola de Tecnologia da Cena, Cristiano Araújo e Geraldo Octaviano, apresentam a aula aberta Tecnologias para lives em tempos de pandemia, construindo um cenário propício para apresentações artísticas de suas casas.

29/07 | 16h | Aula Aberta da Escola de Artes Visuais

O professor Guilherme Brant, da Escola de Artes Visuais, recebe Rômulo Avelar para uma conversa sobre o impacto do isolamento social no setor cultural e as perspectivas para a produção artística no cenário pós-pandemia.

 

Sobre os cursos – A Escola de Artes Visuais oferece Cursos Básicos e de Formação Inicial que visam capacitar o estudante para a compreensão histórica, social e artística dos aspectos teóricos inerentes à concepção e montagem de exposições. As disciplinas abordam a elaboração de projetos culturais, o pensamento curatorial, a história da arte, o mercado, a concepção do espaço expositivo, as novas mídias, e os suportes e mediações culturais em ambiente não formal de educação. Já a Escola de Tecnologia da Cena objetiva formar seus estudantes através de cursos que abordam os processos inerentes à produção, montagem e operação de recursos tecnológicos na cena artística, contemplando as áreas de Cenotecnia, Figurino, Iluminação Cênica e Sonoplastia (no segundo semestre do ano letivo 2020, serão ofertados os Cursos de Formação Inicial em Iluminador Cênico e Sonoplasta).

Informações

Local

Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart