21° FestCurtasBH 2019

30/08/19 - 08/09/19

Cine Humberto Mauro e Jardins do Palácio das Artes

Ainda dá tempo de acompanhar a extensa e gratuita programação do 21º FestcurtasBH, realizado pela Fundação Clóvis Salgado, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e correalizado pela APPA Arte e Cultura.

Acesse a PROGRAMAÇÃO do Cine Humberto Mauro.

Acesse a PROGRAMAÇÃO do Teatro João Ceschiatti.

Acesse o RELEASE completo da mostra.

Nesta sexta-feira (6), a artista gráfica e visual Clara Moreira vai realizar uma visitação guiada pela exposição Vislumbres de uma história de cinema, às 16h. Cartazes de filmes e festivais de cinema assinados pela recifense ficam expostos até dia 30 de setembro em frente ao Café do Palácio. Em mais de dez anos de atuação, a artista gráfica e visual produziu peças gráficas de grande influência que são, em seu conjunto, capazes de contar a história da última década do cinema independente nacional.

Ainda na sexta, acontece a mostra Animação, às 15h, abordando as diferentes técnicas e possibilidades de realização do cinema de animação por meio de oito curtas. Em seguida, às 17h, será realizada a primeira sessão da mostra Especial Corpo Político com exibição de quatro curtas-metragens. Nos filmes, a dimensão política do corpo ganha centralidade, com as várias potências (feminina, performática, não normativa) que o atravessam e são engendradas por ele. No final do dia, às 19h e 21h10, o festival apresenta as últimas sessões da Competitiva Brasil. Oito trabalhos serão exibidos e comentados ao final das sessões. A mostra reuniu 18 filmes, no total de oito estados, entre eles Bahia, São Paulo, Pernambuco e Ceará.

Sábado – No sábado (7) é dia de conferir a mostra Juventudes, às 15h. Serão exibidos cinco filmes que retratam diferentes momentos e contextos da juventude e outras temáticas que se relacionam com o público jovem. Às 16h30, acontece a última sessão da mostra Especial Corpo Político, com apresentação de quatro curtas-metragens seguidos de conversa com os curadores.

Premiação – No sábado, às 20h, serão anunciados os vencedores das mostras Competitivas Internacional, Brasil e Minas, além do melhor filme eleito pelo júri popular. A cerimônia de premiação será realizada no Cine Humberto Mauro.

A mostra Competitiva Internacional contou com 18 participantes selecionados de países como Singapura, Itália, Argentina, Senegal e França, entre outros. Já a mostra Competitiva Brasil reuniu 18 trabalhos de oito estados, entre eles Bahia, São Paulo, Pernambuco e Ceará, além de quatro produções mineiras. Na Competitiva Minas, há seis obras concorrendo aos prêmios. Ao todo, 42 filmes disputam nas três Competitivas do festival.

Domingo – O FestCurtasBH encerra no domingo (8) com uma sessão especial. O filme Vaga Carne, de Grace Passô e Ricardo Alves, será exibido às 17h, no Cine Humberto Mauro, e comentado pela pesquisadora Tatiana Carvalho Costa. Por fim, às 19h. terá sessão Premiados, com reprise dos curtas vencedores nas Competitivas Internacional, Brasil e Minas.

 

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro e Jardins do Palácio das Artes

Horário

20h

Informações para o público

31 3236-7400