Integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais celebram o mês da mulher com vídeo inédito da canção ROSA, de Pixinguinha

26/03/21

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado

Integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais interpretam a valsa “Rosa”, de Pixinguinha. Imagem: divulgação

Encerrando as celebrações do Mês da Mulher, os integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais fazem uma bela interpretação da valsa “Rosa”, canção clássica da MPB composta em 1917 por Pixinguinha, com letra atribuída a Otávio de Souza e arranjo de Mário Leite. O vídeo vai ao ar no dia 26 de março (sexta-feira)às 10h, pelas páginas da Fundação Clóvis Salgado no Instagram e no Facebook. A produção possui direção musical do Maestro Assistente do CLMG, Augusto Pimenta, da Maestrina Associada ao CLMG, Lara Tanaka, e participação do pianista do CLMG, Fred Natalino.

Segundo Augusto Pimenta, o vídeo foi pensado como uma homenagem que tivesse um alcance e reconhecimento amplo dos espectadores. “O desafio foi buscar algo que, apesar de singelo, causasse uma identificação do público com a canção”, conta o maestro. “Longe das idealizações e posições sociais estáticas e rígidas, essa produção representa a diversidade de possibilidades do que é ser mulher no mundo hoje, ressaltando a ampla importância e presença da atuação feminina em diversos setores”.

Pimenta destaca ainda a resiliência das coralistas, que continuam se esforçando nas gravações de forma remota, para entregar os trabalhos com a melhor qualidade possível. “É sempre um desafio buscar a harmonia entre músicos, que devem gravar suas partes da canção separadamente. Do ponto de vista técnico, o trabalho audiovisual tem sido um campo ainda novo para os profissionais do CLMG, que até então eram especializados em se apresentar ao vivo no palco”, destaca o maestro, parabenizando o desempenho dos profissionais envolvidos na produção inédita.

O vídeo Rosa é realizado pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO DE MINAS GERAIS e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO e tem a APPA Arte e Cultura como correalizadora. Conta ainda com o patrocínio Master da CEMIG e INSTITUTO UNIMED-BH (viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores), USIMINAS e INSTITUTO USIMINAS como patrocinadores.

Divina majestosa – A valsa “Rosa” foi composta em 1917 pelo maestro, compositor, arranjador e músico Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, e gravada no mesmo dia que outro grande sucesso, “Carinhoso”. Instrumental, a canção recebe sua letra icônica alguns anos depois. Segundo Pimenta, ainda surgem dúvidas sobre essa história: “Pixinguinha afirmou que a autoria da letra seria de um mecânico do Méier, de nome Octávio de Souza, falecido muito jovem. Ele teria escrito a letra em homenagem à irmã de um certo Moacir dos Telégrafos, cantor do bairro”, conta o maestro. Para diversos pesquisadores, entretanto, existe a suspeita de que a letra – por seu estilo rebuscado e parnasiano – seria de Cândido das Neves, parceiro de Pixinguinha em “Página de dor” e outras canções. A música se tornou um sucesso nacional a partir da gravação de Orlando Silva, 1937. “Essa valsa é um exemplo especial da capacidade composicional de Pixinguinha. De excepcional beleza e plasticidade, a melodia encanta gerações, conservando um frescor e uma incomparável expressividade”, conclui o maestro.

Pixinguinha (1897 – 1932) – Alfredo da Rocha Vianna Filho, conhecido como Pixinguinha, foi um maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador nascido no Rio de Janeiro. Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. Contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva. Aprendeu música em casa, fazendo parte de uma família com vários irmãos músicos, entre eles o China (Otávio Vianna). Pixinguinha integrou o famoso grupo Caxangá, com Donga e João Pernambuco. A partir deste grupo, foi formado o conjunto Oito batutas, muito ativo a partir de 1919. Na década de 1940 passou a integrar o regional de Benedito Lacerda, passando a tocar o saxofone tenor.

Coral Lírico de Minas Gerais – O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. Participa também das temporadas de óperas realizadas pela FCS. Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade e Lara Tanaka. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e comemorou quarenta anos em 2019.

Instagram e Facebook da Fundação Clóvis Salgado