Mostra "Húbris e Poder"

10/05/22 - 19/05/22

Cine Humberto Mauro

A Aliança Francesa de Belo Horizonte apresenta, com apoio da Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, entre os dias 10 e 19 de maio, a mostra de cinema “Húbris e Poder”. Com entrada gratuita, estão disponíveis 13 títulos, em horários variados, que trazem em suas histórias as temáticas de poder e arrogância, seja como ponto central ou como características dos personagens. O público pode assistir aos longas no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes.

 

ACESSE A PROGRAMAÇÃO E SINOPSES 

 

A temática do húbris e do poder é universal. Está presente nos grandes conflitos e acontecimentos de ontem e de hoje, na guerra na Ucrânia, no Iêmen, na vida política e na organização da sociedade civil. A arte, como espelho e representação da realidade, não escapa do assunto.

 

Na mostra, o telespectador acompanha de perto várias situações onde emerge a embriaguez do poder, não só nos políticos, mas também nas pessoas simples. Da mesma forma, é visto como o húbris é causa de conflitos desmedidos e do colapso das civilizações.

 

Na programação estão filmes como Z (Argélia, França 1968) de Costa-Gavras; O Exército da Sombra (França, Itália 1969) de Jean-Pierre Melville; RUN (Costa do Marfim, França 2013) de Philippe Lacôte; A Gravata (França 2019) de Etienne Chaillou e Mathias Thery; De Gaulle (França 2019) de Gabriel Le Bomin; O Estado Contra Mandela e os Outros (França 2018) de Nicolas Champeaux, de Gilles Porte; Simpatia pelo Diabo (Bélgica, Canadá, França 2019) de Guillaume de Fontenay; e muitos outros longas imperdíveis.

 

“A mostra é um convite a todos para pensar na perigosidade do poder quando ele fica concentrado, e lembrar o ensino da tragédia grega: só a sobriedade e a temperança nos salvam da nêmesis”, ressalta Yves Mahé, diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte.

O evento é uma realização da Aliança Francesa de Belo Horizonte em parceria com o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França, o Institut Français e a Fundação Clóvis Salgado.

Informações

Local

Cine Humberto Mauro

Informações para o público

(31) 3236-7400