NOVEMBRE NUMÉRIQUE | Festival Internacional de Culturas Digitais

03/11/20 - 22/11/20

Fachada do Palácio das Artes | Café do Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado recebe o festival internacional de culturas digitais NOVEMBRE NUMÉRIQUE (NOVEMBRO DIGITAL), mostra gratuita que ocorre do dia 3 ao dia 22 de novembro na fachada e no Café do Palácio das Artes. A entrada do público no espaço seguirá as diretrizes do protocolo Minas Consciente de enfrentamento à disseminação da Covid-19, com horário reduzido, distanciamento social, higienização e demais medidas sanitárias.

Organizado anualmente pela Institut Français, Embaixada da França e Rede de Alianças Francesas, o evento tem como intuito apresentar ao público o universo digital por meio de shows, performances, exposições, instalações, palestras e debates, fomentando o conhecimento e a troca das principais novidades tecnológicas francesas e brasileiras.

A realidade aumentada é o grande destaque da edição deste ano. Visando aproximar a tecnologia das pessoas, um circuito em realidade digital irá conectar o Palácio das Artes com os equipamentos culturais integrantes do Circuito Liberdade, com o prédio da Aliança Francesa BH e com os equipamentos culturais da Universidade Federal de Minas Gerais, envolvendo os edifícios na animação URAMADO Ar.

 

Um passeio por outros universos – A animação, criação da designer Julie Stephen Chheng a partir de inspiração no folclore japonês, retrata os Tanukis, espíritos da floresta que acordam em um centro urbano. Com a ajuda dos smartphones, através do aplicativo gratuito para Andorid e iOS URAMADO Ar, o público terá a oportunidade de imergir na narrativa por meio de um jogo, semelhante a uma “caça ao tesouro”, na qual os 24 espíritos estarão espalhados e ocultos nas fachadas dos prédios que fazem parte do circuito. Ao encontrar as imagens, o espectador será abordado com questionamentos sobre nossas diferenças e nossa realidade de forma poética e lúdica.

 

Julie Stephen Chheng – Designer e autora residente em Paris. Formada pela escola “Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs de Paris”, ela se dedica a projetos na área de publicações e artes visuais que mesclam tecnologia de ponta e papel. Instalada no estúdio Volumique, é autora de diversos livros e aplicativos: Poemas em Pedaços, As Aventuras de uma Aldeia, Chuva ao Meio-dia e O Trem Postal. Em 2014, fez uma Residência Artística no Hong Kong Arts Centre. Em 2016 foi artista residente em Artes Digitais na Villa Kujoyama em Kyoto. Em 2017, ela apresentou “URAMADO Ar” no Musée de la Chasse et de la Nature, bem como “Folded, Cut and Off the Wall“, uma exposição itinerante organizada pelo Le Salon du livre jeunesse de Montreuil e 18 vitrines para Hermes Tokyo.

Informações

Local

Fachada do Palácio das Artes | Café do Palácio das Artes