Orquestra 415 de Música Antiga | Temporada 2022

05/05/22 - 06/05/22

Sala Juvenal Dias | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Orquestra 415 | Foto: divulgação

 

 

Nos dias 05 e 06 de maio, quinta e sexta-feira, às 20h, na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, a Orquestra 415 de Música Antiga abre sua temporada 2022 de concertos.

 

Depois de dois anos afastada dos palcos, por causa da pandemia, a orquestra abre sua temporada 2022.

 

Para o primeiro concerto, a Orquestra preparou um repertório bastante alegre, vivo e enérgico. Serão dois concertos de Vivaldi e dois concertos de Albinoni. Ambos compositores barrocos, italianos e, mais ainda, ambos nasceram em Veneza. O concerto terá o maestro André Salles-Coelho como regente.

 

Os ingressos custam R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia e já estão à venda na bilheteria ou pelo site www.eventim.com.br

 

“Iniciar mais um ano de temporada é sempre uma alegria enorme e um desafio severo. Depois de dois anos de pandemia essa emoção e esse desafio são muito maiores! Estamos caminhando para nossa sexta temporada de sucesso provando que podemos realizar uma programação anual sem nenhum patrocínio, sem nenhuma ligação institucional, apenas com o respaldo do público. Este ano teremos vários concertos diversificados, com maestros convidados, solistas e espetáculos cênico-musicais”, diz o regente da Orquestra 415, André Salles-Coelho.

 

A Orquestra 415 de Música Barroca é hoje a única orquestra independente do Brasil, especializada em música barroca com instrumentos de época (cópias fieis de instrumentos originais do período) a realizar concertos mensais, regulares, com repertórios variados.

 

“Os desafios de levar uma temporada assim são imensos, já que uma orquestra tem muitas demandas e, no nosso caso, são maiores ainda, pois tudo, instrumentos, partituras, interpretação, formação da orquestra, é tudo muito particular, especial, artesanal, o que exige muito investimento. Tudo é muito trabalhoso, mas muito gratificante, pois conseguimos levar ao público as peças da maneira como os compositores imaginaram”, afirma Salles-Coelho.

 

 

Evento com Segurança

 

A Fundação Clóvis Salgado estabeleceu uma série de normas para a volta das atividades de forma segura. Para evitar aglomerações, o teatro contará com sinalização nas áreas externas e internas. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório do início ao fim do espetáculo.

 

Todos os ambientes do Palácio das Artes serão higienizados diariamente antes da abertura ao público. Também são disponibilizados tapetes para a limpeza de calçados, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos. Para garantir maior segurança dos visitantes, a entrada de sacolas, mochilas e afins não é permitida, para diminuir a contaminação dos espaços.

 

Os frequentadores também deverão seguir recomendações como evitar aglomerar e conversar, manusear telefone celular, ou tocar no rosto durante a permanência no interior do centro cultural; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; realizar a higienização das mãos ao entrar e sair do espaço; seguir sempre as instruções dos funcionários e não frequentar o teatro caso apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe.

 

SOBRE A ORQUESTRA 415 DE MÚSICA ANTIGA

 

A Orquestra 415 de Música Antiga foi criada em 2012 com o objetivo de oferecer ao público um espetáculo único: executar as obras dos grandes gênios barrocos da maneira como eles imaginaram e o público da época ouviu. Iniciativa pioneira em Minas Gerais, a Orquestra 415 de Música Antiga tem como diferencial a utilização de instrumentos como o traverso, a viola da gamba, o violino barroco, a flauta doce, o violoncelo barroco, a guitarra barroca, o alaúde e a espineta, todos réplicas dos instrumentos utilizados nessa época. Essa particularidade e o requinte na interpretação das músicas recriam uma sonoridade única, muito próxima àquelas que as pessoas da época ouviam.

 

Em suas apresentações, a Orquestra recria uma oportunidade bastante peculiar: ouvir uma obra barroca de um grande compositor do período, tocada por instrumentos para os quais as músicas foram compostas. Provocando, assim, uma experiência única e rara, como uma viagem no tempo através de um espetáculo singular, agradável e transcendente.

 

SOBRE OS COMPOSITORES

 

Antônio Vivaldi nasceu em Veneza, Itália, em 1678. Padre, violinista virtuose e grande compositor, foi um dos músicos mais influentes de seu período. É um dos maiores nomes da história da música barroca e muito conhecido atualmente por seu estilo vivo e agradável e pela perfeição de sua técnica de escrita.

 

Tomaso Albinoni nasceu em Veneza, em 08 de junho de 1671. Foi um compositor famoso em sua época por suas óperas. Atualmente é mais conhecido por sua música instrumental. Albinoni foi um dos primeiros compositores a escrever concertos para violino solo. Sua música instrumental atraiu a atenção de Johann Sebastian Bach, que escreveu pelo menos duas fugas sobre temas de Albinoni. Grande parte de seu trabalho foi perdido na Segunda Guerra Mundial, com a destruição da Biblioteca Estadual da Saxônia, durante o bombardeio de Dresden, em fevereiro de 1945.

 

SOBRE O MAESTRO

 

André Salles-Coelho é flautista, produtor e diretor musical da Orquestra 415.

 

Iniciou os estudos de flauta com o professor Artur Andrés, na Escola de Música da UFMG, em 1989. Fez cursos e workshops com grandes professores como Hermeto Pascoal, Grupo Uakti, Odete Ernest Dias, Livia Lanfranchi, Ricardo Kanji e Linde Brunmeyer-Tutz.

 

Participa constantemente de importantes festivais de Música: Semana de Música Antiga UFMG, Oficina de Música Antiga de Curitiba, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora, etc. Fez diversos cursos e workshops com grandes nomes da música antiga como Nicolau de Figueiredo, Edmundo Hora, David Kjar, Ryo Terakado e Sérgio Álvares.

 

André também é jornalista, graduado pela PUC – Minas, mestre em Artes Visuais pela UFMG e escritor já tendo lançado vários livros e escrito diversos espetáculos cênico-musicais que são frequentemente encenados em parceria com a Orquestra 415.

 

Atualmente André coordena também o Maracatu Lua Nova e dá aulas de História da Música no curso de Pós-Graduação em História da Arte pela Puc-Minas.

Informações

Local

Sala Juvenal Dias | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Horário

20h

Informações para o público

(31) 3236-7400