OSMG retorna ao palco em sua formação completa com concerto gratuito

25/11/21

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

ACESSE O PROGRAMA DO CONCERTO

A Fundação Clóvis Salgado apresenta o inédito concerto Sinfônica Ao Vivo, evento que marca a volta de todos os músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais ao palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, após um ano e meio de trabalho em regime remoto.

A apresentação acontecerá no dia 25 de novembro de 2021 (quinta-feira), às 20h30. Os ingressos são gratuitos, e podem ser retirados de forma on-line pelo site da Eventim, ou presencialmente, na Bilheteria do Palácio das Artes. A retirada está limitada a dois pares de ingresso por pessoa. O Grande Teatro Cemig Palácio das Artes já recebe, de acordo com último decreto da Prefeitura Municipal, sua capacidade total de público.

Foto: Paulo Lacerda

A regência fica à cargo do Maestro Titular da OSMG, Silvio Viegas, e o programa conta com a interpretação de uma obra inédita do maestro e compositor mineiro Rogério Vieira, Sinfonieta Solene (para metais & percussão). Também fazem parte do concerto as obras Fanfare, de Paul Dukas, Fanfare for the Common Man, de Aaron Copland, Strophe, de Johan Bartholdy, e a famosa Sinfonia Inacabada, de Franz Schubert.

Segundo Viegas, a escolha do repertório seguiu duas premissas: a utilização de toda a Orquestra, respeitando os protocolos de segurança, e a escolha de um repertório interessante tanto para o público quanto para os músicos, levando em conta que há mais de um ano e meio a OSMG não se reunia de forma completa.

Foto: Paulo Lacerda

Em relação ao repertório, o maestro destaca que o concerto será dividido em duas partes. “Na primeira, os metais e a percussão da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais farão três obras escritas para esta formação, sendo uma delas composta especialmente para a OSMG, que será estreada neste concerto: a Sinfonieta Solene, do compositor mineiro Rogério Vieira”, conta Viegas.

Já a segunda parte do concerto será executada em duas obras com cordas. “A primeira obra da segunda parte será com participação de piano, harpa e órgão: Strophe, do compositor Bartholdy. A segunda, para encerrar o concerto, será a Sinfonia Inacabada de Schubert, com uma formação clássica e que dará ao público o sabor de ouvir a OSMG em sua totalidade”.

Programa:

Sinfonieta Solene (para metais & percussão)

Rogério Vieira

Fanfare

Paul Dukas

Fanfare for the Common Man

Aaron Copland

INTERVALO

Strophe

Johan Bartholdy

Sinfonia Inacabada

Franz Schubert

ACESSE O RELEASE NA ÍNTEGRA

O Concerto Sinfônica Ao Vivo é realizado pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizado pela Appa – Arte e Cultura. Tem o patrocínio Master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, além do patrocínio da Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas. Todos os incentivos são através das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Evento com Segurança – A Fundação Clóvis Salgado estabelece uma série de normas para a volta das atividades de forma segura. Para evitar aglomerações, o teatro contará com sinalização nas áreas externas e internas. O uso de máscaras – tanto para visitantes quanto funcionários – será obrigatório do início ao fim do espetáculo. Todos os ambientes do Palácio das Artes são higienizados diariamente antes da abertura ao público. Também são disponibilizados tapetes para a limpeza de calçados, assim como álcool em gel 70% para desinfecção das mãos.

Os frequentadores também deverão seguir recomendações como evitar aglomerar e conversar, manusear telefone celular, ou tocar no rosto durante a permanência no interior do centro cultural; cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; realizar a higienização das mãos ao entrar e sair do espaço; seguir sempre as instruções dos funcionários e não frequentar o teatro caso apresente qualquer sintoma de resfriado ou gripe.

Duração

Livre