Processo de seleção de novos estudantes 2022/2 | Cursos Regulares do Cefart

21/06/22 - 09/09/22

Palácio das Artes

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, anuncia a abertura de inscrições para alguns de seus Cursos Regulares com início no segundo semestre de 2022, em 4 cursos na modalidade remota, um projeto de extensão presencial e outros 3 cursos também presenciais, com aulas realizadas nas unidades do Cefart Palácio das Artes e Cefart Liberdade. Todo o processo seletivo será feito de forma gratuita, e as inscrições podem ser realizadas de 21 de junho (terça-feira) até 11 de julho de 2022 (segunda-feira). O calendário completo, os formulários de inscrição e os Editais referentes a cada área de atuação se encontram abaixo.

 

Serão oferecidas 210 vagas no Processo Seletivo para o segundo semestre de 2022:

  • A Escola de Artes Visuais oferece 130 vagas, sendo distribuídas entre os cursos de Básico de Arte-educação (40), Básico de Curadoria (40), Básico de Expografia (40) e FIC Assistente de Produção Cultural (10);
  • A Escola de Música oferece 60 vagas, distribuídas entre Regência de Bandas (20), Musicalização para Adultos (20) e Coral Infanto-juvenil (20);
  • A Escola de Teatro oferece 20 vagas para o Laboratório de Investigação Cênica.

 

ORIENTAÇÕES PARA A MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS:

A partir de quarta-feira, dia 31 de agosto, os candidatos aprovados neste processo seletivo receberão, no seu e-mail informado no formulário de inscrição na seleção, um link de acesso para a Plataforma de Matrícula Remota, onde fará também o upload de toda a documentação escaneada conforme listado nos documentos abaixo.

A matrícula remota e o upload da documentação devem ser realizados nos dias 1 a 4 de setembro, até às 23h59. É muito importante observar esse período, pois, após este último horário (4/9, às 23h59), o(a) candidato(a) aprovado(a) não poderá realizar a matrícula e a vaga ociosa será preenchida pelos excedentes.

 

Nos dias 1 e 2 de setembro, das 14h às 19h, os candidatos aprovados que tiverem alguma dificuldade para realização da matrícula remota ou upload da documentação, poderão entrar em contato por meio dos números abaixo:

1) Whatsapp: (31) 98602-1175
2) Telefone: (31) 3236-7471/7308/7315

 

CANDIDATOS EXCEDENTES CONVOCADOS:

Confira no arquivo abaixo a lista dos excedentes convocados a se matricularem em vagas remanescentes dos cursos nas Escolas de Artes Visuais.

ESCOLA DE ARTES VISUAIS

CHAMADA DE EXCEDENTES DA ESCOLA DE ARTES VISUAIS

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS EXCEDENTES

ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA MATRÍCULA

 

RESULTADOS

Resultado final da Escola de Artes Visuais (NOVO!)

Resultado preliminar da Escola de Artes Visuais  

Resultado da 1a. Etapa e Cronograma da 2a. Etapa de seleção

Resultado da Análise do Recurso apresentado face ao Resultado Preliminar do curso de Expografia

 

ETAPAS DE SELEÇÃO

Cronograma geral de seleção

Formulário da 1ª etapa de seleção

 

EDITAL E INSCRIÇÕES

Inscrições Habilitadas – Escola de Artes Visuais

Edital Escola de Artes Visuais

Formulário de Inscrição Escola de Artes Visuais (desabilitado)

 

ESCOLA DE MÚSICA

 

ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA MATRÍCULA

 

RESULTADOS

Resultado final da Escola de Música (NOVO!)

Resultado Final Curso Musicalização para Adultos

Resultado Análise Recursos Apresentados – Musicalização para Adultos

Resultado preliminar da Escola de Música

Resultado Preliminar Curso Musicalização para Adultos

Resultado Análise Recurso Apresentado – Regência de Bandas

Resultado da 1a. etapa e Cronograma da 2a. etapa de seleção

Resultado da 1a. Etapa e Cronograma da 2a. Etapa do curso de Musicalização para Adultos

Retificação dos Resultados da 1a. Etapa de Seleção das Escolas de Música e Teatro

 

ETAPAS DE SELEÇÃO

Cronograma geral de seleção

Formulário da 1ª etapa de seleção: Coral Infantojuvenil
Formulário da 1ª etapa de seleção: Musicalização para Adultos
Formulário da 1ª etapa de seleção: Regência de Bandas

 

 

EDITAL E INSCRIÇÕES

Inscrições Habilitadas – Escola de Música

Edital Escola de Música

Formulário de Inscrição da Escola de Música (desabilitado)

 

 

ESCOLA DE TEATRO

 

ORIENTAÇÕES INICIAIS PARA MATRÍCULA

 

RESULTADOS

Resultado final da Escola de Teatro (NOVO!)

Resultado preliminar da Escola de Teatro 

Resultado da 1a. etapa e Cronograma da 2a. etapa de seleção (para acessar o documento clique aqui)

Retificação dos Resultados da 1a. Etapa de Seleção das Escolas de Música e Teatro

 

ETAPAS DE SELEÇÃO

Cronograma geral de seleção

Formulário da 1ª etapa de seleção: Laboratório de Investigação Cênica

 

EDITAL E INSCRIÇÕES

Inscrições Habilitadas – Escola de Teatro

Edital Escola de Teatro

Formulário de Inscrição da Escola de Teatro (desabilitado) 

 

CRONOGRAMA GERAL

Inscrições: 21 de junho até 11 de julho de 2022

Resultado das inscrições: 15 de julho de 2022

Etapas de seleção:

1ª Etapa – 15 a 31 de julho de 2022

2ª Etapa – 04 a 19 de agosto de 2022 (Escola de Artes Visuais); e de 09 a 19 de agosto de 2022 (Escolas de Música e de Teatro)

Resultado final: 29 de agosto de 2022

Matrículas: 30 de agosto até 2 de setembro de 2022

Início das aulas: 12 de setembro de 2022

 

Como público-alvo, este processo seletivo reserva vagas para jovens, adultos e idosos interessados em ingressar num dos cursos de formação artística e tecnológica do CEFART. Encontra-se nos editais a indicação de faixa etária específica para cada curso, além dos demais pré-requisitos a serem atendidos, como experiência ou aptidão.

 

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam as Inscrições para os Cursos Regulares do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. As atividades da FCS tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster da CemigAngloGold Ashanti,  ArcellorMittal e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹. Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

 

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

 

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

A inscrição para o processo seletivo dos Cursos Regulares 2022/2 do Cefart é isenta de qualquer taxa. Para realizá-la, o candidato deve preencher o formulário do respectivo curso de interesse, disponível neste espaço. Para dúvidas a respeito do edital, os interessados podem enviar e-mail para selecaocefart@palaciodasartes.com.br ou entrar em contato pelos números de Whatsapp (31) 99400-1347 e (31) 99400-1341 (de 9h às 17h).

 

As provas específicas de cada curso serão realizadas a partir de 15 de julho até 19 de agosto de 2022, cada qual com suas especificidades quanto aos procedimentos e critérios de avaliação. O resultado final será publicado no site da FCS a partir das 18h de 29 de agosto de 2022.

 

O período de matrícula vai do dia 30 de agosto até 2 de setembro de 2022. No momento da matrícula, os candidatos aprovados deverão entregar a documentação conforme previsto no Edital. As aulas remotas serão realizadas por meio da plataforma eletrônica Cefart Virtual. Poderão ser utilizados também ferramentas de webconferência, por meio de plataformas on-line como ZoomGoogle Meet e Skype. As aulas iniciam-se em 12 de setembro de 2022.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

Informações

Local

Palácio das Artes

Informações para o público

3236-7400