Sarau Lírico

05/11/19

Hall de entrada | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte

Foto: Paulo Lacerda

No dia 5 de novembro, terça-feira, o Coral Lírico de Minas Gerais apresenta no Hall de Entrada do Palácio das Artes, mais uma edição do Sarau Lírico. Sob a regência de Lara Tanaka e acompanhamento de Fred Natalino, o Coral apresenta um repertório composto de três compositores extremamente importantes para a história da música: Benjamin Britten, Ralph Vaughan e Gabriel Fauré. A apresentação começa ao meio dia e possui entrada gratuita.

O Coral iniciará o concerto com duas obras de Gabriel Fature, Madrigal, escrita pelo escritor, romancista, poeta, narrador, libertista e crítico francês Paul-Armand Silvestre, e Cantique de Jean Racine, cujo O texto utilizado é do dramaturgo francês Jean Racine e foi parafraseado do hino gregoriano Consors paterni luminis. Depois os trechos Sigh No More, Ladies e Drinking Song da canata In Windsor Forest do compositor britânico Vaughan Williams, composto por cinco movimentos, apresenta textos de Shakespere (de ‘Much Ado About Nothing) e de serus contemporâneos próximos. O encerramento é com cinco trechos da obra A Ceremony of Carols de Benjamin Britten, Procession, Wolcum, Balulalow, This Little Babe e Deo Gracias são cinco dos onze movimentos que compõem a obra, que foi escrita enquanto Britten estava no mar, viajando dos Estados Unidos para a Inglaterra.

Coral Lírico de Minas Gerais

O Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Sua atual Regente titular é Lara Tanaka. Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia, Lírico em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. O objetivo desse trabalho é fazer com que o público posso conhecer e fruir a música coral de qualidade. Também os concertos que o Grupo realiza em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras contribuem para a democratização do acesso do público ao canto coral. As apresentações têm entrada gratuita ou preços populares. Já estiveram à frente do Coral Lírico de Minas Gerais os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes e Lincoln Andrade. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais, um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e este ano comemora 40 anos.

Lara Tanaka

Nascida em Belo Horizonte, Lara Tanaka estudou piano no Conservatório Mineiro de Música e Regência da Escola de Música, instituições da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou com Sérgio Magnani, Roberto Tibiriçá, Cláudio Ribeiro, Per Brevig (EUA), Mogens Dahl (Dinamarca) e Nelson Niremberg (EUA).

Em 2000 regeu a ópera Le Nozze di Fígaro, de W. A. Mozart, com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Ministrou aulas de Regência no 33º Festival de Inverno da UFMG e, em 2001, dirigiu a oficina de coral infantil no Festival Nacional de Música de Câmara na Paraíba. Em 2003 gravou o CD Villa-Lobos e os Brinquedos de Roda, com Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes e o Grupo de Percussão da UFMG. A obra foi finalista do Prêmio TIM da Música de 2004, na categoria de melhor CD Infantil. Em 2007 trabalhou na direção vocal do CD “Os Cocos”, também finalista do Prêmio TIM da música de 2007 nas categorias de melhor CD regional e melhor grupo regional. Atua como cravista continuísta em diversos grupos de música antiga e com as orquestras da Musicoop, Orquestra da Universidade Federal de Ouro Preto e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. De 2008 a 2012 atuou como cravista na Oficina de Música de Curitiba. Em 2013 foi pianista do Coral ARS Nova da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi regente titular do Coral Infanto-juvenil Palácio das Artes de 2001 a 2015. Atualmente é a regente titular do Coral Lírico de Minas Gerais.

Fred Natalino – Pianista

Pianista e arranjador. Mestre em Música pela UFMG (2015) e graduado em piano pela mesma instituição (2009), é também formado no curso técnico em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (2004). No Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR) foi professor de Percepção Musical e pianista ensaiador dos cursos básico e profissionalizante de dança, além da Big Band Palácio das Artes e do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes. Integra a Happy Feet Jazz Band e é pianista do Coral Lírico de Minas Gerais. Participa regularmente como arranjador e pianista da série de concertos Sinfônica Pop, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tendo trabalhado com Milton Nascimento, Ivan Lins, Elba Ramalho, Luiz Melodia, Gal Costa, José Miguel Wisnik, João Bosco, Rosa Passos, Filipe Catto e Lenine.