Segunda edição da MOSTRA LABIRINTO conta com tour virtual exclusivo

30/08/21

Site e Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube

Software para a criação de modelos em 3D permite que alunos estudem toda a cenografia e iluminação de um espaço. Imagem: CEFART/FCS

 

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Escola de Tecnologia da Cena do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), e a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, promovem a Mostra Labirinto, composta por uma incursão virtual em instalações artísticas e pílulas performáticas que tem como mote a mitologia do labirinto. Para divulgar os trabalhos realizados pelos alunos durante o curso, a segunda edição da Mostra acontece a partir do dia 1º de agosto de 2021 (domingo) por aqui e pelo Canal da FCS no Youtube.

A Mostra Labirinto consiste em um passeio virtual, lúdico e técnico, exibindo a estrutura e a dinâmica de dois espaços no Palácio das Artes, a Sala Juvenal Dias e o Teatro João Ceschiatti. Durante o percurso, os espectadores da mostra virtual conhecerão os trabalhos realizados pelos alunos do curso de Tecnologias da Cena, que envolvem vários elementos: som, luz, cenografia, figurino e produção audiovisual.

O tour apresenta detalhes arquitetônicos e técnicos dos teatros, abordando a estrutura logística tanto no aspecto social quanto no funcionamento dos equipamentos, sempre de forma didática. Durante a Mostra, será apresentado, por meio de gravação um breve espetáculo musical, com o intuito de exibir as especificações do processo de captação de áudio e som. Todas as medidas sanitárias foram tomadas pela equipe técnica para a segurança de todos os envolvidos durante as gravações.

 

Percorrendo o Labirinto

 

A Mostra Labirinto é dividida em quatro etapas. O primeiro vídeo consiste em um tour virtual por alguns espaços do Palácio das Artes, que tem início na portaria principal e segue até o Teatro João Ceschiatti e a Sala Juvenal Dias. Segundo Fabrício Martins, Gerente de Extensão do Cefart, os vídeos são uma forma de manter o conceito original da primeira versão da mostra, que foi realizada de forma presencial em vários espaços do Palácio das Artes. “Os vídeos destacam os aspectos arquitetônicos e logísticos dos espaços, em uma espécie de tour que mantém o conceito do próprio labirinto”, conta Martins.

Passeio Virtual:

 

O segundo vídeo é focado nos bastidores da cena artística, e evidencia os aspectos de produção dos alunos da Escola de Tecnologia da Cena de forma didática. Nessa produção, os espectadores poderão percorrer de forma remota os camarins, palcos, coxias e plateias da Sala Juvenal Dias e Teatro João Ceschiatti. Também serão mostrados os espaços de manutenção, os aparatos técnicos, as salas de som e luz, e mais alguns detalhes arquitetônicos dos espaços.

Bastidores da Cena:

 

O terceiro vídeo evidencia a prática do trabalho em Tecnologia da Cena: uma performance de música e dança foi feita e, concomitantemente, o trabalho dos técnicos é mostrado enquanto o espetáculo é executado. A gravação valoriza os aspectos visuais e sonoros em detalhes, mostrando os bastidores de uma montagem. Segundo Fabrício Martins, que também participa da performance como dançarino, “o objetivo dessa proposta é atrelar o espetáculo ao trabalho dos alunos de forma ainda mais direta. O videoclipe contará com a participação de músicos e bailarinos, que interpretarão um tango”, conta.

Performance de música e dança:

 

O quarto produto da Mostra Labirinto reúne modelos de SketchUp, um software para a criação em 3D no computador. Segundo Fabrício, “o SketchUp permite que alunos criem e estudem, de forma exclusivamente digital, toda a cenografia e iluminação de um espaço. É uma simulação da montagem no espaço físico, que ajuda os estudantes a compreenderem como os elementos audiovisuais e cenográficos serão dispostos na cena”, destaca. O público terá acesso à parte dos modelos através do segundo vídeo da Mostra, referente aos bastidores da cena artística.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, e a Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, apresentam a “Mostra Labirinto”. A mostra tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, viabilizado pelas Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, da AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

 

 

 

FICHA TÉCNICA DA MOSTRA

 

Direção Alexandre Lopes

Fotografia e Câmera André Frade

Músicos Camilo Cristofaro (contrabaixo), Anderson Reis (violão) e Thiago Mello (violino)

Dançarinos Marina Campos e Fabrício Martins

Estudantes que participaram da Mostra Labirinto Cleverson Eduardo (iluminação), Mariana Arnoni de Moraes (figurino) e Marion Kato (cenografia)

Sketchup Maria Cecília Rocha

Coordenação da Escola de Tecnologia da Cena Geraldo Octaviano e Cristiano Araújo

Professores Geraldo Octaviano, Cristiano Araújo, Tomaz Mota, Miriam Menezes, Sol Zofiro, Daniel Nunes, Naiara Rocha e Bruna Gonçalves

 

Direção do Cefart  Marta Guerra

Gerência de Extensão Fabrício Martins

Gerência de Ensino Piedra Magnani

Coordenação de Ensino Guilherme Brant

Secretaria Escolar Felippe Werneck

Orientação Pedagógica Claudia Fonseca

Coordenação da Escola de Música Idalmo Santos e Vitor Dutra

Coordenação da Escola de Dança Sarah Lignani

Coordenação da Escola de Teatro Paulo Maffei e Rogério Araújo

Coordenação da Escola de Artes Visuais Mariana Rodrigues

Coordenação da Residência para Pesquisas Artísticas Gabriel Coupe

Assessoria Administrativa Léia Araújo

Assessoria Gestão Artística Emília Saud, Maria Cesarina Magalhães

Produção Mylene Youssef

Assistentes de Produção (Montadores) Eduardo Muller e Lucas Teixeira

Apoio Administrativo Unidade Palácio das Artes Débora Melo e Edna Dias

Apoio Administrativo Unidade Liberdade Michelle Barreto e Carlos Eduardo

Gestão Tecnológica Cefart Virtual Ewelyn Felice

Midiateca Adilson Ferreira e Francisco Olegário

Recepção Maria do Socorro de Sá

Gerente Appa Fernando Assis

Coordenação Pedagógica Appa Priscila Toledo

Design Ângela Peres

Edição de Vídeos Gilberto Goulart

Informações

Local

Site e Canal da Fundação Clóvis Salgado no YouTube