Sinfônica ao Meio-Dia | Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

15/02/22 - 16/02/22

Canal da FCS no YouTube

Foto: Paulo Lacerda

A Fundação Clóvis Salgado retoma a tradicional Série de concertos Sinfônica ao Meio-Dia, abrindo a programação 2022 com um repertório de grande sucesso. As apresentações acontecem nos dias 15 e 16 de fevereiro, ao meio-dia, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, sem a presença de público, mas com transmissão ao vivo pelo Canal da FCS no YouTube. O acesso é gratuito.

A regência fica por conta do Maestro Titular da OSMG, Silvio Viegas, e o programa conta com a interpretação de uma obra do maestro e compositor mineiro Rogério Vieira, Sinfonieta Solene (para metais & percussão). Também fazem parte do concerto as obras Fanfare, de Paul Dukas, Fanfare for the Common Man, de Aaron Copland, Strophe, de Johan Bartholdy, e a famosa Sinfonia Inacabada, de Franz Schubert. Segundo Viegas, a escolha do repertório seguiu duas premissas: a utilização de toda a Orquestra, respeitando os protocolos de segurança, e a escolha de um repertório interessante tanto para o público quanto para os músicos.

Viegas destaca que o concerto será dividido em duas partes. “Na primeira, os metais e a percussão da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais farão três obras escritas para esta formação, sendo uma delas composta especialmente para a OSMG: a Sinfonieta Solene, do compositor mineiro Rogério Vieira”, conta Viegas.

Foto: Paulo Lacerda

Já a segunda parte do concerto será executada em duas obras com cordas. “A primeira obra da segunda parte será com participação de piano, harpa e órgão: Strophe, do compositor Bartholdy. A segunda, para encerrar o concerto, será a Sinfonia Inacabada de Schubert, com uma formação clássica e que dará ao público o sabor de ouvir a OSMG em sua totalidade”.

Sinfonieta Solene – Rogério Vieira é graduado em Artes pela Escola Guignard, compositor autodidata, arquivista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e regente da Orquestra Jovem Vallourec. Estudou Música, Dança e Teatro nas escolas do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, e, posteriormente, lecionou Teoria e Percepção Musical nas mesmas escolas e em outros estabelecimentos e projetos pedagógicos. Rogério Vieira tem uma trajetória marcante na FCS, tendo composto a trilha sonora de diversos espetáculos teatrais e eventos musicais apresentados no Grande Teatro CEMIG Palácio das Artes.

A composição de Vieria Sonfonieta Solene foi feita originariamente para um quarteto para metais de formação variável. Segundo o compositor, “foi relativamente tranquila a adaptação para uma formação maior, que é justamente a demanda da OSMG no momento. Foi uma conjunção feliz de acasos!”, celebra.

A alegria de voltar ao palco – O concerto que abre a programação 2022 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais mantém o mesmo repertório da apresentação Sinfônica Ao Vivo, que aconteceu em novembro de 2021 e marcou a primeira vez que todos os integrantes da OSMG estiveram juntos de forma presencial desde o início da pandemia. O maestro Silvio Viegas sente com clareza o desejo dos músicos de voltarem a se apresentar de forma presencial, apesar de todos os desafios. “Tocar obedecendo os protocolos de segurança muda muito a percepção musical por parte da orquestra. Mas o desejo, a disposição e o empenho dos músicos em buscar fazer o melhor, se adaptando às exigências, mostra o quanto fazer música é importante para todos nós”, destaca.

Ministério do TurismoGoverno de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a série Sinfônica ao Meio-Dia, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da CemigArcellorMittal, Instituto Unimed-BH¹, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

O patrocínio do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Programa:

Sinfonieta Solene (para metais & percussão)

Rogério Vieira

Fanfare

Paul Dukas

Fanfare for the Common Man

Aaron Copland

INTERVALO

Strophe

Johan Bartholdy

Sinfonia Inacabada

Franz Schubert

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, além de grandes sucessos da música popular. Seu atual regente titular é Silvio Viegas.

Canal da FCS no YouTube

Livre