Alunos da Escola de Música do Cefart apresentam série de recitais neste fim de ano

publicado em 1 de dezembro 2021
Créditos: Fabrício Martins

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta os Recitais de Canto, Percussão e Violoncello, eventos produzidos pela Escola de Música e transmitidos pelo Canal da FCS no YouTube no dia 10 de dezembro de 2021 (sexta-feira).O Recital é um programa didático músico-pedagógico que compõe a grade de formação do curso de Música do Cefart. Os espetáculos também contam com a participação de estudantes da Escola de Tecnologia da Cena, que auxiliaram no cenário do palco e figurinos.

A apresentação trabalha o desenvolvimento da performance do jovem artista, aprimorando a artisticidade, técnica e interpretação de variadas obras e seus compositores presentes ao longo da sua formação. No repertório, importantes obras de autores como Debussy, Schumann, Mozart e compositores brasileiros como Vinicius de Moraes.

Segundo Idalmo Santos, Coordenador da Escola de Música do CEFART, a equipe de professores tem buscado maneiras de estimular as parcerias entre as Escolas do CEFART. “Os recitais têm se mostrado uma excelente oportunidade para as Escolas de Música e Tecnologia da Cena. Com essa parceria, a produção dos recitais passou a explorar recursos mais criativos em vários aspectos, como o figurino, a iluminação, o cenário etc. Assim, ultrapassamos o conceito mais tradicional de recital conservatorial e ampliamos as possibilidades criativas. Essas produções estão dando a oportunidade aos alunos das duas Escolas de terem uma experiência prática muito boa para a sua formação artística”, relata o Coordenador.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam Recital de Canto com correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster da Cemig, AngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Créditos: Fabrício Martins

Recital de Percussão

Aluno: Davidson Inácio
Solo – Instrumentos: Marimba de vidro, vibrafone

Repertório:
Marimba de Vidro
• Repertório para o Recital
• Oração de São Francisco: Pe Irala
• Veridiana: Wolfgang Schlüter
• Lila: Emmanuel Séjourné
• Buree in E min: Johann Sebastian Bach

Vibrafone
• Sarabande, de Johann Sebastian Bach

Aluno: Alexandre De Paulo
Instrumento: xilofone
Acompanhamentos: vibrafone, pandeiro, surdo, afoxé e tamborim.

Repertório:
• Flor amorosa (Joaquim Callado e Catulo da Paixão Cearense)
• Brasileirinho (Waldir Azevedo) – Conjunto Som Brasileiro
• Granfino – Nabor Pires Camargo
• Empoeirado – Grupo Casuarina

Acompanhamento: Davidson Inácio, João Paulo e Bárbara Casseb

Professores: João Paulo Drumond

Recital de Violoncello

Aluna: Bruna Guimaraes
• Allegro Jean-Baptiste Bréval: Cello Sonata No. 1 in C major, Op. 40
• Rondó Grazioso Sonata in C Major, Rondo grazioso – J. B. Breval
Aluna: Anna Luiza
• Gavotte in C 6. Gavotte in C Minor – J. S. Bach – Suzuki Cello Book 3
• Minueto 03 Minuet No. 3 by J. S. Bach
Aluna: Thamires Lana
• Sonata in E minor Opus 01 N°2 de Benedetto Marcello Adágio e Allegro

Acompanhamento: Rize Lorentz (piano)
Professores: Glaucia Furtado, João Paulo e Rize Lorentz

Recital de Canto

Aluna: Polyanna Neiva
• G. BONONCINI – Per la gloria d’adorarvi (da ópera Griselda)
Aluna: Jamara Lopes
• C. W. GLUCK – O del meio dolce ardor (da ópera Paride ed Elena)
Aluna: Catarina Silva
• CALDARA – Sebben, crudele (da ópera La costanza in amor vince l’inganno)
Aluna: Ayelén Nughes
• LOTTI – Pur dicesti, o bocca bella (da ópera Arminio);
Aluna: Raquel Carneiro
• ANONYMOUS – Pietà, Signore
Aluno: Tiago Colombini
• W. HENRIQUE – Foi Bôto, Sinhá! (Toada Amazônica – 1933 – versos de Antonio Tavernad)
Aluna: Pollyanna Eyer
• C. DEBUSSY – Nuit d’etoiles (da obra Stalacctites – 1880 – poema de Theodore de Banville);
Aluna: Ana Clara Fantini
• R. SCUMANN – Seit ich ihn gesehen (do ciclo Frauen-Liebe und Leben – 1830 – poema Adelberto von Chamisso)
Aluna: Jéssica Massa
• W. A. Mozart – Vedrai, carino. (da ópera D. Giovanni – 1787 – libretto de Lorenzo Da Ponte);
Aluna: Sara Sagawa
• Claudio Santoro (poema de Vinicius de Moraes) – Em algum lugar

Acompanhamento: Rize Lorentz (piano)
Professores: Bruno Thadeus, Diego D’Almeida, Liz Xavier e Rize Lorentz