Cine Humberto Mauro exibe pré-estreia do filme Aragem, do cineasta mineiro Ricardo Alves Júnior

publicado em 30 de novembro 2021

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, exibe, na quinta-feira, dia 2 de dezembro, às 19h, a pré-estreia do filme Aragem (2021), dirigido pelo premiado cineasta mineiro Ricardo Alves Júnior em conjunto com o grupo de teatro Atrás do Pano. Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, os ingressos serão distribuídos durante o horário de funcionamento da bilheteria, no dia da sessão, com lotação máxima do cinema de 133 lugares, além de quatro espaços reservados para cadeirantes.

A sessão contará com a presença de toda a equipe do filme, que tem atuações de Myriam Nacif, Catarina Ramalho Dupin, Ludmilla Ramalho e Paulo Thielmann. O longa de Alves Júnior aborda no enredo um final de semana entre avó e neta, no litoral brasileiro, manifestando o encontro entre duas vertentes. “A partir desse encontro de gerações, a avó apresenta para a neta um olhar sobre a vida e a existência”, explica o diretor.

O filme também marca a primeira experiência audiovisual do grupo de teatro belo-horizontino – Atrás do Pano, que na pandemia, se propôs a experimentar a linguagem cinematográfica. A atriz Myriam Nacif, que faz parte do grupo, trabalhou em conjunto com o diretor no desenvolvimento do roteiro do longa. “A partir das proposições, improvisações de diálogos e da poética que a atriz trouxe para a construção do roteiro, fomos construindo essa história juntos”, cita Alves Júnior.

A pré-estreia de Aragem é realizada pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizado pela Appa – Arte e Cultura. Tem o patrocínio Master da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, além do patrocínio da Usiminas, com o apoio do Instituto Usiminas. Todos os incentivos são através das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

 ¹ O patrocínio da Unimed-BH / do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

 A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Sinopse | Aragem (2021)

Em uma praia remota do litoral brasileiro, avó e neta vão de encontro ao extraordinário que habita no alto mar.  Um ensaio sobre a pulsão da existência diante de seu reflexo sombrio: o mistério da finitude.

Elenco: Myriam Nacif, Catarina Ramalho Dupin, Ludmilla Ramalho e Paulo Thielmann

Direção: Ricardo Alves Jr.

Roteiro: Germano Melo

Direção de Fotografia e Câmera: Ciro Thielmann

Direção de Arte: Luiza Palhares

Produção: Grupo Atrás do Pano