Espetáculo .m.a.n.i.f.e.s.t.a. | Cia. de Dança Palácio das Artes

publicado em 2 de março 2023
Foto: Paulo Lacerda

O espetáculo de dança “.m.a.n.i.f.e.s.t.a.”

A Cia. de Dança Palácio das Artes, criou e apresentou o espetáculo “.m.a.n.i.f.e.s.t.a.”, fruto do contrato 098/2021, firmado em 27 de dezembro de 2021, entre a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), para execução das ações em comemoração dos 100 Anos da Semana de Arte Moderna, que ocorreu em 2022, conforme Termo publicado na Edição de 2/12/2021 do Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Minas Gerais (conforme cópia anexa).

 O contrato supracitado previa, em seu plano de trabalho, duas apresentações do “.m.a.n.i.f.e.s.t.a.”, que foram cumpridas em 5 e 6 de novembro, com público total de 1.660 pessoas, sendo 879 espectadores no dia 5/11 e outros 781, em 6/11. Não houve divulgação, por parte da Fundação Clóvis Salgado, de reestreia oficial do espetáculo e nem da possível data de apresentação no dia 15/03/2023. Este espetáculo faz parte do repertório da Cia. de Dança Palácio das Artes e, a qualquer momento, havendo disponibilidade de novos recursos orçamentários e financeiros, poderá ser remontado pela Cia. de Dança Palácio das Artes, seja em Belo Horizonte ou em outro local dentro ou fora do Estado.

Contratação de Marise Dinis 

Marise Dinis, uma das diretoras do espetáculo “.m.a.n.i.f.e.s.t.a.”, firmou, em 10/10/2022, junto à ASSOCIAÇÃO PRÓCULTURA E PROMOÇÃO DAS ARTES, conforme cópia anexa, contrato que trata, em sua clausula Primeira, da atuação como diretora de coreografia, conforme as seguintes especificações:

– A prestação de serviços artísticos envolve a contratação da professora Marise Dinis para atuar na Direção de Coreografia do novo espetáculo da Cia. de Dança Palácio das Artes, com estreia prevista para novembro de 2022 (montagem dia 3/11, gravação de vídeo e ensaio aberto dia 4/11, apresentações para público dias 5 e 6/11), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

 – Os horários e o cronograma de trabalho serão definidos pela gerência da CDPA.

 Portanto, o contrato já finalizou por ter exaurido a previsão contratual das duas apresentações ocorridas em 2022.

Em outro contrato (conforme cópia anexa), Marise Dinis foi contratada para atuação como professora de dança contemporânea. Este contrato ainda encontra-se vigente, conforme as seguintes especificações: 

– A prestação de serviços artísticos envolve a contratação de Marise Dinis para ministrar oficinas/aulas de Técnica Contemporânea para a Companhia de Dança Palácio das Artes durante o mês de fevereiro de 2023, preparando física e artisticamente o corpo dos(as) bailarinos(as) para os novos encontros e intervenções da CDPA. – Os horários e o cronograma de trabalho serão definidos pela gerência da CDPA.

Programação 2023

Neste momento, a Cia. de Dança Palácio das Artes se prepara para, sob a direção de Tuca Pinheiro, realizar um novo espetáculo, inspirado no Vale do Jequitinhonha, previsto para estrear ainda no primeiro semestre. O grupo está completo, e todos os bailarinos estão trabalhando em prol da nova programação da instituição.

A   Fundação Clóvis Salgado anunciará, em breve, a nova programação de toda instituição:  Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – OSMG, Coral Lírico de Minas Gerais – CLMG, Cia Dança Palácio das Artes, artes visuais, cinema, Cefart, dentre outros.

Exonerações de ocupantes de cargos comissionados

O Decreto nº 48563, de 01/01/2023, trata da exoneração e dispensa dos servidores ocupantes de cargos de provimento em comissão das secretarias de Estado, dos órgãos autônomos, das autarquias e das fundações da Administração Pública do Poder Executivo, incidindo em várias pastas, e leva em consideração a necessidade de reorganização e reestruturação administrativa, com vista à racionalização do uso dos recursos públicos e promoção do aumento da produtividade dos servidores que integram o Grupo de Direção e Assessoramento da Administração direta e indireta do Poder Executivo. 

Nesse interim, todos os ocupantes dos cargos comissionados da Fundação Clovis Salgado foram exonerados por força do artigo 2º do referido decreto, a partir do dia 02/02/2023.

O artigo 37 , II , da Constituição Federal permite à Administração Pública nomear servidores públicos para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de modo que os cargos comissionados caracterizam-se pelo exercício de atribuição ligada à chefia, direção e assessoramento, bem como pela relação de confiança necessária entre o ocupante do cargo e a autoridade nomeante.

Acerca da seleção/indicação do novo diretor da Cia de Dança, informamos que o processo, já em curso, está sendo realizado de maneira colaborativa, juntamente com os componentes do grupo, no ensejo de configurar-se amplamente participativo, democrático e transparente, como todas as ações que permeiam nossa conduta na condição de gestor público.