FESTEJO DE 13 ANOS DO PRÊMIO ZUMBI DE CULTURA

publicado em 18 de novembro 2022

Para celebrar os 13 anos do Prêmio Zumbi de Cultura, o Palácio da Liberdade, no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, recebe, no domingo (20/11), uma apresentação cênico-musical de Junia Bertolino e Cia Baobá. O Cortejo pela Liberdade, em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), acontecerá às 10h, e contará, além da apresentação da Cia Baobá Minas, com a participação do Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário e São Benedito da cidade de Ilicínea (MG). Autoridades da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), grupos culturais e homenageados também estarão presentes para uma solenidade. A entrada para o evento será realizada pela portaria principal do Palácio da Liberdade, sem necessidade de retirada de ingressos.

O Prêmio Zumbi de Cultura tem como objetivo pensar a ocupação cultural, o fazer artístico e a troca entre os artistas, buscando ações que contemplem o fortalecimento, a reflexão e a visibilidade da cultura afro-brasileira. Segundo Junia Bertolino, Fundadora da Cia Baobá Minas, coreógrafa, terapeuta, arte-educadora, antropóloga, jornalista e idealizadora do prêmio, a apresentação no Dia da Consciência Negara reitera a data de suma importância para o povo preto, responsável por reverenciar aos que vieram antes e lutaram contra um processo escravagista que tanto violentou e ainda violenta o povo afrodiaspórico. “O Prêmio Zumbi de Cultura é um espaço de troca, reflexão, aquilombamento e articulação dos nossos fazeres artísticos e culturais”, reitera.

A ação integra o programa O Modernismo em Minas Gerais, através de uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e o Ministério Público de Minas Gerais, e visa demonstrar a potência inventiva e criativa formal e estética da cultura popular afromineira, base do conceito de brasilidade da Semana de Arte Moderna de 1922. Realizada no Palácio da Liberdade, espaço construído sobre uma perspectiva real e imperial, busca valorizar as estéticas e subjetividades negras e reconhecer a importância em um contexto social de personalidades que já foram premiadas nos anos anteriores.

Para Sérgio Rodrigo Reis, Presidente da Fundação Clóvis Salgado, celebrar o Dia da Consciência Negra no Palácio da Liberdade é um marco de ressignificação do espaço. “Reforçar a importância das manifestações artísticas afro-mineiras é um dever das instituições do Estado. Com a celebração dos 13 anos de existência do Prêmio Zumbi de Cultura, assim como os 23 anos de atuação da Cia. Baobá Minas, reiteramos a potência da dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, dentre tantas outras manifestações culturais do povo negro. É com orgulho que celebramos esse protagonismo e resistência, afirmando a representatividade e atuação política de inúmeros grupos culturais mineiros”.

O festejo também faz parte da segunda edição do Programa Afromineiridades, que marca a comemoração do Dia do Patrimônio em Minas Gerais. Lançado em março de 2022 pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o programa Afromineiridades tem a proposta de proteger e valorizar as referências culturais afros de Minas Gerais. O programa busca compreender e reconhecer a complexidade das contribuições dos grupos de matriz africana no estado, celebrando o patrimônio cultural mineiro.

Segundo o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, todos somos iguais perante a lei, segundo determina a Constituição Democrática do Brasil. “No entanto, o racismo, a exclusão, ainda seguem latentes no nosso meio. Neste mês, precisamos convocar todas as raças para referirmos que cor de pele não deve fazer absolutamente nenhuma diferença para um país mais justo, igualitário e, talvez, o mais importante, com liberdade de sermos o que quisermos ser. A liberdade e o respeito são princípios basilares da cultura da paz dos povos. As “Afromineiridades” querem isso: afirmar a existência do povo negro, suas culturas, dar visibilidade e convidar a todo mundo para existirmos juntos e em paz”, salienta.

Prêmio Zumbi de Cultura – Realizado pela Cia Baobá, é distribuído nas categorias de Dança, Teatro, Música, Religiosidade, Literatura, Educação, Manifestação Cultural, Personalidade Negra, Menção Honrosa e Atuação Política e Protagonismo Juvenil. As indicações de nomes são feitas por grupos culturais e entidades ligadas ao movimento artístico e político negro, por meio da equipe de articulação do projeto. Os indicados têm o nome e o histórico avaliados pela comissão julgadora do Prêmio, formada por representantes da sociedade civil, classe artística, poder público, articuladores do Prêmio e a idealizadora do projeto, Júnia Bertolino, diretora e coreógrafa da Companhia Baobá Minas. Os eleitos são convidados a participarem do evento em que são homenageados e recebem o Prêmio Zumbi de Cultura, materializado em forma de uma linda e imponente escultura de bronze criada pelo artista plástico Jorge dos Anjos.