FCS dá continuidade às ações educativas da 33ª BIENAL DE SÃO PAULO e oferece práticas gratuitas de Ioga na Grande Galeria do Palácio das Artes

publicado em 30 de abril 2019

Como parte das atividades de formação de público da Itinerância da 33ª Bienal de São Paulo – afinidades afetivas, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, realiza Visitas Meditadas, ministradas pela professora da Escola de Artes Visuais e instrutora de Kundalini Yoga Daniela Penna Nocci (Parampal).

Interessados devem se inscrever gratuitamente por meio de formulário online no site da FCS e chegar 15 minutos antes do início da atividade, com roupas confortáveis e uma superfície para sentar. Ao todo serão 10 vagas ofertadas. A próxima edição será no sábado, 4 de maio, e não é necessário ter experiência prévia na atividade. Serão realizadas Visitas Meditadas sempre no primeiro sábado de cada mês, até o fim do período expositivo da itinerância, que se encerra em 2 de junho.

Acesse o LINK DE INSCRIÇÃO. 

Segundo o Coordenador da Escola de Artes Visuais do Cefart, Lucas Amorim, o diferencial da ação é a dupla formação da ministrante Daniela. “A professora vai fazer uma interlocução entre a prática artística e a Kundalini Yoga, numa ação que flerta diretamente com o programa educativo da 33ª Bienal de São Paulo por garantir ao público um espaço de atenção plena”, explica Amorim.

Os participantes vão trabalhar fundamentos da kundalini yoga, como respiração, relaxamento, foco, sons e posturas que buscam levar o indivíduo a uma ampliação da consciência. A partir desse exercício, o grupo vai vivenciar os trabalhos artísticos em uma experiência de atenção potencialmente transformadora.

“A Kundalini busca um estar de forma presente e consciente, propiciando um estado mental e físico que vai ao encontro da ideia de mindfullness proposta pela Fundação Bienal no material educativo Convite à Atenção”, explica Daniela.

Segundo a professora, a prática meditativa em galerias é uma estratégia para capturar a atenção do público de forma prolongada e intencional, que já é utilizada em outros espaços culturais e tem se tornado cada vez mais comum. No Palácio das Artes, as galerias vão abrir mais cedo, às 9h, para receber os grupos de Visitas Meditadas.

“Esta é uma proposta diferenciada porque geralmente vivenciamos a exposição sem partir de nós mesmos. Para isso, é necessário nos desligarmos das forças que atacam o bem precioso que é nossa atenção”.