Fundação Clóvis Salgado integra SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

publicado em 10 de maio 2021

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, integra a 19ª Semana Nacional dos Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O evento ocorre entre os dias 17 e 23 de maio de 2021, com o tema O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, propondo a reflexão sobre o futuro dos museus e reforçando o compromisso criativo das instituições culturais com o presente.

Neste ano, a Fundação Clóvis Salgado participa da programação por meio do Programa Educativo FCS, que reúne atividades on-line e gratuitas através da Gerência de Extensão e da Escola de Artes Visuais do Cefart. O Educativo FCS propõe um novo formato de arte educação, assegurando a continuidade da difusão, formação e sensibilização artística, a partir da disponibilização de conteúdos educativos nas plataformas digitais da FCS (Site, Instagram e Facebook).

Para a Semana Nacional dos Museus, os professores de Artes Visuais do Cefart prepararam conteúdos especiais que contemplam os quatro eixos do Educativo FCS: Um Click de Cultura, blog cultural com reflexões acerca da historiografia do universo artístico; Bora falar de arte?, que lança luz sobre obras contemporâneas e suas narrativas possíveis; Criarte, com informações para toda a família se divertir com a criação de objetos artísticos; e o Cineminha On-line, com diversas indicações de curtas-metragens disponíveis gratuitamente para as crianças.

A Fundação Clóvis Salgado reforça a importância da Semana Nacional dos Museus para a manutenção e distribuição de conteúdo diverso e de qualidade, voltado à cultura brasileira. Para acessar o Guia completo da Programação do evento, clique aqui.

A participação da FCS na 19ª Semana Nacional de Museus é promovida pelo Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, pelo Instituto Brasileiro de Museus e pela Fundação Clóvis Salgado, e é correalizada pela Appa – Arte e Cultura. É patrocinada pela Cemig e Unimed-BHInstituto Unimed-BH¹, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.