Neurotalk | Covid-19 e os desafios da arte

publicado em 8 de novembro 2021

Com o tema “Covid-19 e os desafios da arte“, a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART), e o Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentam a segunda roda de conversa on-line do projeto “Arte e Ciência: Neurotalk”.

O bate-papo será transmitido ao vivo pelo canal de Youtube da FCS, na próxima terça-feira (09/11), às 19h, e contará com as participações de Mellanie Fontes-Dutra, doutora em neurociência, e de Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. A mediação fica a cargo do professor da Escola de Teatro do CEFART, Bruno Maracia, e do professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, Bruno Rezende de Souza.

Neurociência para entender reflexos da covid-19 na arte

De acordo com o professor da Escola de Teatro, Bruno Maracia, a segunda roda de conversa do projeto “Arte e ciência: Neurotalk” tem como objetivo abordar as perspectivas sobre a retomada das atividades culturais de forma presencial, na capital mineira, tanto no que tange à reação das pessoas (do público) diante desse cenário até os possíveis projetos da Prefeitura de Belo Horizonte para o fomento da arte na capital nos próximos meses.

“A Mellanie Fontes-Dutra vai abordar dados da situação da pandemia, do andamento da vacinação, além de informações sobre as mutações do coronavírus, para explicar como esses aspectos alteram o nosso comportamento diante da possibilidade do retorno às atividades culturais, sobretudo ao acesso à cultura. Já a Aline Vila Real vai falar um pouco sobre como a Fundação Municipal de Cultura se organizou para manter o cenário artístico da capital ativo neste período de pandemia”, explica Bruno Maracia.

Propondo uma conversa mais fluida, o público poderá interagir com as convidadas por meio de perguntas e comentários enviados pelo chat da live no canal de Youtube da FCS.

A roda de conversa on-line “Covid-19 e os desafios da arte” compõe o projeto “Arte e ciência: Neurotalk”, desenvolvido pelo professor do Departamento de Fisiologia e Biofísica da UFMG, Bruno Rezende de Souza, junto a sua equipe de pesquisadores, da qual o professor Bruno Maracia, da Escola de Teatro do Cefart, faz parte. Derivado do projeto “Neurotalk”, a nova iniciativa foi desenvolvida tendo dois propósitos: expandir o público do projeto para além dos alunos da UFMG e evidenciar a existente – mas nem sempre percebida – relação entre os campos da neurociência e da arte.

O primeiro encontro virtual do projeto foi realizado em setembro deste ano e, em dezembro, acontecerá o terceiro e último debate, com o tema “Música e depressão”, também de forma on-line, através do canal de Youtube da FCS.

Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam a Mostra Prazeres. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a correalização da APPA – Arte e Cultura e patrocínio máster da CemigAngloGold Ashanti e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

NeuroDEv – Para acompanhar os avanços da neurociência e ampliar a atuação da UFMG na área, o Prof. Bruno Rezende de Souza, do Departamento de Fisiologia e Biofísica, criou o Laboratório de Neurodesenvolvimento e Evolução (NeuroDEv). O NeuroDEv apresenta uma produção científica expressiva em números e qualidade. As pesquisas realizadas pelo grupo buscam entender os mecanismos envolvidos no neurodesenvolvimento por pesquisadores de diferentes formações, como biologia, psicologia, farmácia, matemática computacional e arte/teatro. Portanto, pelo seu caráter multidisciplinar, um dos grandes desafios do NeuroDEv é a sua comunicação com os alunos de graduação e pós-graduação da UFMG, mas também com o público externo à universidade. Desta forma, para efetivar a comunicação com ambos os públicos, o NeuroDEv coordena diversos projetos de divulgação científica, como a Semana do Cérebro, NeuroCine, e NeuroTalk. Todos os projetos buscam desmistificar e difundir conhecimento acerca da Neurociência, aproximando, de forma ainda mais clara e frutífera, o trabalho do cientista com a vivência social.

Aline Vila Real: Aline Vila Real é gestora cultural, curadora e produtora artística. Formada em Comunicação Social com especialização em Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG. Atualmente ocupa o cargo de diretora de Promoção das Artes na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, realizando a gestão do Circuito Municipal de Cultura e dos Teatros Municipais.

Mellanie Fontes-Dutra: Mellanie Fontes-Dutra é biomédica, doutora em neurociências pela UFRGS, atuando na Rede Análise COVID19, equipe Halo da ONU, grupo InfoVid, Todos Pelas Vacinas e União Pró-Vacina.